sábado, 4 de janeiro de 2014

TOP 2013

TOP 2013


2013 foi um excelente ano no que diz respeito às leituras que fiz. Foram vários os livros que me marcaram e serão muitos os que tentarei voltar a ler. 

O que deixo aqui é uma pequena lista dos livros que mais gostei, tendo como base na escolha todos os livros que comentei neste blog, não sendo obrigatório que os tenha lido realmente em 2013 ou que tenham saído nesse ano.

Sendo assim, aqui ficam os melhores livros que comentei no blog em 2013:

Janeiro começou em grande para mim, tendo falado de O Homem do Castelo Alto e de A Vida de Pi, dois livros que gostei bastante. A juntar, comentei o fantástico O Silmarillion, livro que leva a genialidade de Tolkien a um nível muito difícil de ser alcançado. 

No entanto, foi também em Janeiro que li aquele que foi, provavelmente, o melhor livro que li em 2013: A cura de Schopenhauer. Um livro fantástico e uma enorme surpresa, pois não esperava que me marcasse tanto e tantas vezes. Totalmente recomendado. 


Fevereiro foi um mês pequeno, com menos leituras, mas onde Pôr a casa em ordem e Deuses americanos tiveram em destaque, sendo dois excelentes livros e, novamente, duas surpresas. Nos meses seguintes, li O triunfo dos porcos, mais um grande livro de Orwell, seguiu-se Hamlet, e no verão foi Carbono Alterado que me deixou de boca aberta, com uma ideia original e um enredo complexo.

No fim do verão reli o grande 1984 (e só por não o ter lido em 2013 não é o melhor livro que li este ano) e são poucas as palavras para tão fantástico livro, que me marcou ao ponto de ser um dos meus livros favoritos. Diria que está no top 3 de sempre.

O menino de Cabul foi outro grande livro, difícil de esquecer, seguido de O livro Negro, um fantástico romance histórico, e o policial Quando o Cuco chama. No mês de dezembro tive outra grande surpresa, Traição, um livro de espionagem realmente bom e que será, provavelmente o melhor que li nos últimos anos. Por fim, um dos livros mais recomendados de 2013, O voluntário de Auschwitz, um relato verídico e impressionante que todos deviam ler. 

Menção especial para o livro Tigana, que já li mas ainda não comentei no blog, e que me parece ser o início de uma excelente fantasia. 

Em 2013 também li algumas sagas, e devo mencionar 5: As Brumas de Avalon, que há muitos anos que estava para ler, terminei a fantástica saga de O Regresso do Assassino, de Robin Hobb, tal como também li toda a saga de O Livro do novo Sol, de Gene Wolfe. Mesmo muito bom.  Outra saga que me viciou bastante foi Dragonlance, que considero ser uma fantástica saga para quem se quer iniciar na fantasia. Por fim, 2013 foi também o ano em que comecei a ler a saga A Torre Negra, de Stephen King, e que me parece fantástica.

Estes foram os meus livros favoritos de 2013. Escolher o melhor livro lido não é fácil, principalmente porque os géneros são vários e bem diferentes, mas se tivesse de escolher um, provavelmente seria A cura de Schopenhauer.

E vocês quais foram os livros que mais gostaram de ler em 2013?

17 comentários:

  1. Só li O Livro Negro :) Gostei, mas não me conquistou. Contudo, reconheço que está maravilhosamente escrito

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis!

    Não li a maior parte dos que falas, apenas conheço os livros. Mas dos elegidos por ti e que já li, como é o caso de Orwell, Tolkien, MZB, King, parece-me umas escolhas muito boas ;)

    Um bom 2014!

    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís,

    Já se tinha percebido mas dá para ver que tiveste um ano repleto de boas leituras e ainda bem, fiquei com mais curiosidade de ler o livro que escoheste como o melhor do ano

    Aqui deixo o meu top 3, Fantasia / Romance Histórico e FC e um top de blogues que gosto onde o teu teria que estar ;)

    http://leiturasdofiachaocorvonegro.blogspot.pt/2013/12/melhores-livros-lidos-em-2013-ficcao.html

    Abraço e bom ano 2014

    ResponderEliminar
  4. Olá
    Concordo com alguns dos livros que escolheste, pois já os li há algum tempo, nomeadamente o Silmarillion que é das obras mais fantásticas de Tolkien.
    Muitos outros não os conheço, mas confesso que já os tinha registado, pelos teus comentários, para ler futuramente.
    Em comum temos a saga de Gene Wolfe como não podia deixar de ser :)
    Podes ver os meus favoritos lá no blogue
    bom ano, cheio de leituras fantásticas (não de fantasia, mas de melhores que boas)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Boas Leituras.

    Parte do meu Top está aqui. O resto podes ver no GR.
    http://lerviverler.blogspot.pt/2013/12/top-ten-2013.html

    ResponderEliminar
  6. Também li a vida de Pi e fiquei surpreendida, adorei. As brumas de Avalon também quero ler. Este ano, os meus favoritoa foram a trilogia Millenium, a guerra dos tronos, a Mão do diabo.

    ResponderEliminar
  7. Olá!

    Excelente análise do ano que passou. Pois bem, fico muito contente por teres terminado a saga O Regresso do Assassino, que para mim é das melhores que existem (aquele livro final :) ... ).
    O Silmarillion já li há alguns anos e fiquei completamente maravilhada. Tens toda a razão ao dizeres o dizes sobre a genialidade de Tolkien. É completamente fantástica a forma como ele elabora toda a História de Arda. É como se existisse mesmo.
    A Vida de Pi não li, mas vi o filme e gostei muito.
    Quero ler o Tigana, pois já me disseram que é muito muito bom!

    Tenho no meu blog os tops menos e mais e também as leituras realizadas ao longo do ano. Se quiseres podes passar por lá e deixar o teu comentário ! Mas digo-te já que o primeiro lugar foi para um muito especial =)

    http://oimaginariodoslivros.blogspot.pt/

    Beijinhos e bom ano!

    ResponderEliminar
  8. Amílcar Ramosjaneiro 05, 2014

    A qualidade deste top é o espelho da grande qualidade deste blog. A tua escolha para livro do ano é algo que não esperava. Quando vi a análise no início do ano, anotei para comprar, mas ainda está na lista. Vai ser comprado nos próximos meses, de certeza.

    Boas leituras e bom ano

    ResponderEliminar
  9. grande top. Alguns desta lista estão na minha lista de compras graças a ti. Será este ano que irei ler muitos.

    Feliz 2014

    ResponderEliminar
  10. Oi!

    o meu top de leituras foi este: top leituras 2013 no bué de livros.

    2014 é o ano que vou começar a ler Robin Hobb e Joe Abercormbie, que já vai sendo tempo. boas leituras!

    ResponderEliminar
  11. Grande top. Alguns já li e outros irei ler principalmente agora que os nomeaste. Alguns já estavam na minha lista depois de ter lido as tuas opiniões. Desejo ao Ler y Criticar um ano ainda melhor do que 2013!

    Abraço e boas leituras.

    ResponderEliminar
  12. Mais um bom artigo, objectivo e com belas sugestões. Felicidades para 2014 e obrigado por me teres despertado para Game of Thrones. É fantástico!

    ResponderEliminar
  13. Que ótimo post! Adorei (:
    Eu espero que em 2014 tenha mais tempo de ler do que tive em 2013, ainda não consegui terminar Game of Thrones.
    Beijinhos (:

    ResponderEliminar
  14. Top diversificado e muito bom. Grande qualidade nas escolhas. Li alguns desta lista, muito graças às tuas análises e acho que a saga do Fitz foi a minha favorita.

    Abraços

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.