sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

REGRESSO AO FUTURO


Autor: George Gipe & Steven Spielberg

Título original: Back to the Future



Este foi o filme que me despertou para a ficção-científica. Foram várias as vezes que o vi, juntamente com os dois filmes seguintes, ganhando a paixão que tenho pelo género. Decidi ler esta trilogia, não porque os filmes sejam fantásticos, mas porque marcaram a minha adolescência, com as suas reviravoltas, excelente banda sonora e momentos inesquecíveis.

Este primeiro livro é bastante parecido com o filme, mas, consegue ter a sua própria "personalidade". O que acontece neste caso, e que é raro, é que estamos perante um livro, baseado num filme, e que consegue ser melhor do que a obra original. Para quem, como eu, tenhas visto este filme muitas vezes, existe sempre a sensação que o livro não nos vai surpreender, e não o faz, pois a base do enredo é a mesma, com as mesmas personagens e desenlaces mais importantes, mas consegue desenvolver o nosso conhecimento, tornando este enredo mais agradável.

A diferença está na profundidade das personagens e na forma como o livro nos explica muitas questões que o filme pode deixar no ar. Marty e Doc estão parecidos ao que vemos no filme mas conseguem distinguir-se, principalmente graças a essa profundidade dada pelo autor. Mas, como costuma acontecer nestes casos, quem ganha mais com esta adaptação são as personagens secundárias, que aqui conseguem ter "tempo" suficiente para se mostrarem e desenvolverem, dando uma base mais sólida ao enredo e servindo também de suporte para os enredos dos próximos livros.

"- Para onde vamos, não se usam estradas - sorriu Brown"

Para quem queira começar a ler ficção-científica, este é um livro a ser lido. É leve, rápido, divertido, e com personagens interessantes. É verdade que tem as suas falhas, mas também devo salientar que estamos perante um enredo muito mais coeso do que o apresentado no filme, mesmo nos pequenos detalhes, percebendo agora quando tive conhecimento de várias opiniões que afirmavam que o livro era melhor do que o filme. Realmente é!

Sendo o 1º livro de uma trilogia que deve ser lida de seguida, não me irei alongar, e deixarei opiniões mais completas para os próximos. No entanto não posso deixar de dizer que gostei bastante de ler este livro, não só para recordar grandes momentos, mas também para perceber melhor algumas coisas. Não é genial, mas é uma das melhores adaptações de filme para livro que já li. Principalmente aconselhados a adolescentes que gostem do género sem violência e muita diversão. 

Luís Pinto

4 comentários:

  1. Excelente Luís! Agora tenho de reler isto =D

    ResponderEliminar
  2. Nem sabia que havia estes livros! Vou comprar sem falta. Adorei os filmes, era um jovem quando sairam e marcaram-me imenso. Adorava ter o delorean!

    Parabéns pela excelente escolha literária, como sempre!

    ResponderEliminar
  3. Também adorei os filmes e não sabia que os livros existiam. Vou procurá-los mas acho que não deve ser fácil de arranjar!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  4. Depois de ler este artigo fiquei muito curioso para ver a tua opinião aos próximos livros. Esta trilogia marcou-me bastante. Foram um vício durante anos e ainda hoje quando dão em algum lado tenho de parar e ver tudo.

    Abraços

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.