domingo, 17 de novembro de 2013

URTH DO NOVO SOL


Autor: Gene Wolfe

Título original: The Urth of the New Sun



Ler esta saga de Gene Wolfe, que acaba neste livro, é o mesmo que ler o livro Inception (A Origem - análise aqui ao livro), e fazer tal comparação com um filme tão fantástico, já é um grande elogio. 

A saga "O Livro do Novo Sol", composta por 5 livros, é, sem dúvida, uma das melhores sagas que já li, mas é também uma das mais difíceis e confusas, sendo um verdadeiro desafio que sabe bem enfrentar. Existiram, pelo menos 3 momentos, em que após longa reflexão, acreditei já ter percebido tudo o que este mundo era, mas depois, voltavam a aparecer novas dúvidas e quanto mais pensava, mais construía, e mais questões se levantavam enquanto respondia a outras.

A genialidade do livro está em não nos dar todas as respostas. Em termos de enredo tudo fica explicado, mas em relação ao mundo que Wolfe nos mostra, muito fica por explicar, tal como na própria vida. Este livro leva-nos, facilmente, a questionar qual a nossa importância num tão vasto universo, qual o sentido da vida que é algo tão frágil, o que existe depois da morte ou até se enquanto seres vivos estaremos destinados a fazer algo marcante no universo.

O ponto fulcral está no facto de o autor nos dar tudo isto com uma escrita genial, capaz de nos esclarecer e confundir ao mesmo tempo, e com esta ginástica mental, que sempre foi feita com a maior vontade, pois a história é realmente boa, profunda, viciante e com significado, vamos continuando, e no meu caso, com grande prazer. A parte que mais me agarrou foi a constante noção de que aos poucos tudo faria sentido e no fim, Gene Wolfe não falhou.

Apesar de no anterior livro (e claramente o melhor da saga) a história parecer ter chegado a um fim, este livro vem dar uma noção sobre o que poderá acontecer no futuro, não deixando apenas a ideia que a história acaba na última página e a partir daí nada acontece. Por outro lado, vi um final onde a minha vontade enquanto leitor pedia mais, pois estamos perante um mundo tão original e fantástico, que é difícil aceitar qualquer fim.

Este 5º e último livro não é o melhor da saga, pois muito dificilmente poderia bater o anterior, mas é também um excelente livro. Um bom ritmo, nem sempre constante, novas personagens e uma nova visão sobre alguns dos temas mais importantes da saga, onde destino, sacrifício e morte continuam a ser os temas onde o autor explora a nossa incompreensão do universo e do que é a própria vida.

Não irei falar sobre a história ou personagens para não revelar nada. O que posso dizer é que esta saga é realmente muito boa, e dentro do seu género é do melhor que já li, e porquê? Por tudo: história, mundo, personagens, escrita, Gene Wolfe eleva todos os parâmetros a um grande nível. Uma saga que deve ser lida por qualquer um que goste de fantástico, e mesmo não sendo o vosso género, aconselho uma vista de olhos, porque este é um daqueles trabalho que saí das próprias barreiras do género, e oferece algo mais.

Luís Pinto

7 comentários:

  1. Pronto, lá se tem de comprar a saga... lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Digo o mesmo!

      Eliminar
    2. Eu também. Parabéns, Luis pela excelente análise. Que grande saga que deve ser para escreveres algo tão bom em todos os livros.

      Eliminar
    3. Também estou a ver que tenho de a comprar. Espero que não fique muito cara.

      Obrigada Luís por falares desta saga que não conhecia apesar de já ter ouvido falar tão bem do autor.

      Bjokas

      Eliminar
  2. Olá Luís
    antes de mais parabéns pelos comentários a todos os livros desta saga fantástica. muito bons e que claramente dão a conhecer este excelente escritor e o seu trabalho.
    Para mim, de facto o 5º volume não é o melhor, mas é importante porque nos dá uma ideia de um futuro ao mesmo tempo que nos esclarece algumas questões pendentes sobre Severian e Urth.
    Uma leitura complexa e que requer muito de nós, muita atenção mas vale bem a pena, concordo plenamente contigo.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. onde compro a seria de livros em português??

    ResponderEliminar
  4. onde compro a seria de livros em português??

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.