Autor: Gene Wolfe
Título original: The citadel of the Autarch
Este 4º livro, da fantástica saga que nos trouxe Severian, é simplesmente fantástico e um dos melhores livros que alguma vez li no género.
Tentando ver toda a saga como um livro, estamos perante uma das narrativas mais estranhas que alguma vez li, e que aliada a um complexo e sempre surpreendente mundo, cria uma experiência singular, diferente do tudo o que já li.
Este 4ºo vários momentos, de várias ideias e questões que estavam no ar. É a resposta de várias dúvidas e o murro surpreendente no leitor que pensa ter percebido tudo o que havia a perceber. A genialidade de Wolfe está, muitas vezes, na capacidade de nos enganar e de nos levar a questionar qual é a verdade do que está a acontecer, qual é o objetivo da narrativa e qual será o desfecho para determinada situação que ao início parece insignificante, mas que se torna importante.
O que este livro tem de bom é tudo: Severian é uma personagem fantástica e um narrador ainda melhor, pois consegue criar uma mistura de sensações num leitor que, como eu, se poderá sentir perdido em alguns momentos. A beleza desta história está no facto de nos obrigar à concentração que tornará esta leitura ainda melhor. Claro que existem outras personagens interessantes e muito bem construídas, mas não irei revelar nenhum nome para não retirar alguma surpresa a quem ainda não tenha lido os livros anteriores.
Outro aspeto realmente marcante é todo o mundo criado pelo autor. A cada passo a sua complexidade aumenta mas também a coesão. É deveras impressionante como o autor consegue aumentar a complexidade e ao mesmo tempo tornar o mundo deste enredo mais lógico e mais fácil de se perceber quando começamos a ligar todos os pontos. Torna-se, principalmente com este 4º livro, em algo difícil de ser alcançado e por isso digo que estamos perante um dos melhores mundos alguma vez criados.
Apesar de alguma questões ainda ficarem por explicar no próximo livro, a verdade é que este livro consegue explicar quase tudo. Tal facto era algo que não esperava, tal é a complexidade deste mundo que o autor consegue ver de forma tão simples e que nos explica por entre linhas. O ritmo do livro não é constante, e nota-se o porquê quando olhamos o enredo, no entanto nada irei revelar, devendo apenas dizer que apesar da primeira parte do livro parecer mais forte em alguns momentos, todo o livro nos obriga a continuar a ler assim que começamos a sentir que algumas verdades serão reveladas. E tudo culmina num final de grande impacto e que fica na nossa memória.
Gene Wolfe continua a tocar em aspetos marcantes, como a morte, o significado da vida e os sacrifícios que fazemos enquanto respiramos, e acredito que seja impossível a um leitor (que tenha feito o esforço de compreender tudo o que esta saga nos dá) não se sentir marcado com a forma singular que Severian vê o mundo e a humanidade.
Falta apenas um livro para acabar e já me decidi a voltar a ler a saga, e mais cedo do que possam imaginar. Acredito plenamente que uma nova leitura trará ainda mais ao de cima toda a genialidade do autor. O feito de Gene Wolfe é notável até agora e basta apenas saber com vai acabar. Dentro de dias análise ao último livro e uma visão mais global sobre toda a saga! No entanto façam um favor a vocês, comprem esta saga!
Luís Pinto
Convencidissimo a comprar os 4 livros. Espero que sejam baratos. Luís, grande análise e parabéns pela divulgação de uma saga que nunca tinha visto ser analisada.
ResponderEliminarAbraço
Uma saga de grande qualidade e as tuas opiniões não ficam atrás, principalmente porque não revelas nada o que não é fácil. Também as voltarei a ler um dia porque vale mesmo muito a pena e aconselho a todos que façam o mesmo.
ResponderEliminarBJS
Olá Luís
ResponderEliminarGenial é mesmo a palavra exacta. Ainda te vais surpreender com o 5º livro :)
E Severian conquista-nos por completo, a sua visão, o seu pensamento e a sua procura acaba por nos envolver fortemente.
Fico a aguardar pelo comentário do 5º para ver se te surpreendeu como a mim, quando não o esperava :)
beijinhos
Olá,
ResponderEliminarTenho mesmo que ler, não há hipótese, mas a fazer terá que ser tudo de seguida, caso contrario dificilmente apanho o enredo, eu já li os dois primeiros e não é fácil perceber os objetivos do escritor :D
Abraço