segunda-feira, 11 de novembro de 2013

A CIDADELA DO AUTARCA


Autor: Gene Wolfe

Título original: The citadel of the Autarch


Este 4º livro, da fantástica saga que nos trouxe Severian, é simplesmente fantástico e um dos melhores livros que alguma vez li no género.

Tentando ver toda a saga como um livro, estamos perante uma das narrativas mais estranhas que alguma vez li, e que aliada a um complexo e sempre surpreendente mundo, cria uma experiência singular, diferente do tudo o que já li. 

Este 4ºo vários momentos, de várias ideias e questões que estavam no ar. É a resposta de várias dúvidas e o murro surpreendente no leitor que pensa ter percebido tudo o que havia a perceber. A genialidade de Wolfe está, muitas vezes, na capacidade de nos enganar e de nos levar a questionar qual é a  verdade do que está a acontecer, qual é o objetivo da narrativa e qual será o desfecho para determinada situação que ao início parece insignificante, mas que se torna importante.

O que este livro tem de bom é tudo: Severian é uma personagem fantástica e um narrador ainda melhor, pois consegue criar uma mistura de sensações num leitor que, como eu, se poderá sentir perdido em alguns momentos. A beleza desta história está no facto de nos obrigar à concentração que tornará esta leitura ainda melhor. Claro que existem outras personagens interessantes e muito bem construídas, mas não irei revelar nenhum nome para não retirar alguma surpresa a quem ainda não tenha lido os livros anteriores.

Outro aspeto realmente marcante é todo o mundo criado pelo autor. A cada passo a sua complexidade aumenta mas também a coesão. É deveras impressionante como o autor consegue aumentar a complexidade e ao mesmo tempo tornar o mundo deste enredo mais lógico e mais fácil de se perceber quando começamos a ligar todos os pontos. Torna-se, principalmente com este 4º livro, em algo difícil de ser alcançado e por isso digo que estamos perante um dos melhores mundos alguma vez criados.

Apesar de alguma questões ainda ficarem por explicar no próximo livro, a verdade é que este livro consegue explicar quase tudo. Tal facto era algo que não esperava, tal é a complexidade deste mundo que o autor consegue ver de forma tão simples e que nos explica por entre linhas. O ritmo do livro não é constante, e nota-se o porquê quando olhamos o enredo, no entanto nada irei revelar, devendo apenas dizer que apesar da primeira parte do livro parecer mais forte em alguns momentos, todo o livro nos obriga a continuar a ler assim que começamos a sentir que algumas verdades serão reveladas. E tudo culmina num final de grande impacto e que fica na nossa memória.

Gene Wolfe continua a tocar em aspetos marcantes, como a morte, o significado da vida e os sacrifícios que fazemos enquanto respiramos, e acredito que seja impossível a um leitor (que tenha feito o esforço de compreender tudo o que esta saga nos dá) não se sentir marcado com a forma singular que Severian vê o mundo e a humanidade.

Falta apenas um livro para acabar e já me decidi a voltar a ler a saga, e mais cedo do que possam imaginar. Acredito plenamente que uma nova leitura trará ainda mais ao de cima toda a genialidade do autor. O feito de Gene Wolfe é notável até agora e basta apenas saber com vai acabar. Dentro de dias análise ao último livro e uma visão mais global sobre toda a saga! No entanto façam um favor a vocês, comprem esta saga!

Luís Pinto

4 comentários:

  1. Convencidissimo a comprar os 4 livros. Espero que sejam baratos. Luís, grande análise e parabéns pela divulgação de uma saga que nunca tinha visto ser analisada.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Uma saga de grande qualidade e as tuas opiniões não ficam atrás, principalmente porque não revelas nada o que não é fácil. Também as voltarei a ler um dia porque vale mesmo muito a pena e aconselho a todos que façam o mesmo.

    BJS

    ResponderEliminar
  3. Olá Luís
    Genial é mesmo a palavra exacta. Ainda te vais surpreender com o 5º livro :)
    E Severian conquista-nos por completo, a sua visão, o seu pensamento e a sua procura acaba por nos envolver fortemente.
    Fico a aguardar pelo comentário do 5º para ver se te surpreendeu como a mim, quando não o esperava :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá,

    Tenho mesmo que ler, não há hipótese, mas a fazer terá que ser tudo de seguida, caso contrario dificilmente apanho o enredo, eu já li os dois primeiros e não é fácil perceber os objetivos do escritor :D

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.