Apesar de ter escrito, nestes seis meses de blog, cerca de 60 opiniões literárias, a verdade é que apenas terei lido em 2011 metade desses livros, sendo que a outra metade foi lida nos anos anteriores. Tal facto não ajuda muito a tentar escolher o que melhor li este ano e ainda menos a escolher o melhor livro que li publicado em 2011, porque a verdade é que são poucos. Porquê? Porque raramente compro livros quando são publicados, sendo tal uma questão financeira, acabando na maioria das vezes por ler livros que foram publicados em anos anteriores.
Sendo assim vou indicar livros que li este ano, tanto os que foram publicados este ano, como em outros.
Este ano dediquei-me muito mais à Fantasia e à Ficção-Científica do que por exemplo aos romances de Espionagem, outro género que gosto bastante e do qual já li muito. Sendo assim conheci muitos autores novos enquanto continuava outras sagas. A saga de George R. R Martin continuou a ocupar muito do meu tempo e como é óbvio o seu livro A Glória dos Traidores foi o melhor que li na fantasia este ano. Os livros seguintes na saga, que também li este ano, não estiveram ao mesmo nível de revelações e foram prejudicados pela "separação" entre Norte e Sul (isto apesar de achar que foi um acto que sendo discutível, foi muito bem conseguido).
Já o A Dança dos Dragões apresentou-se como o grande lançamento deste ano (muito graças a dois factores: a enorme espera de mais ou menos 5 anos, e ao lançamento da série que apresentou uma qualidade assinalável) e apesar de não estar ao nível do que desejamos, o futuro promete e muito. É impossível esquecer o Cheirete. É uma série impossível de perder, e está tudo lançado para em Os Reinos do Caos se acelerar para o fim da saga, o final mais esperado actualmente, esperemos apenas que não demore uma década.
Outro escritor que não conhecia e que mostrou um trabalho que deve ser assinalado é Dan Simmons. Se a história O Terror poderá agradar mais a uns do que a outros, já ao trabalho de investigação e tipo de escrita ninguém poderá ficar indiferente, e como tal fiquei ainda com mais vontade de um dia ler a saga Hyperion.
O escritor que mais me surpreendeu este ano foi David Soares, não conhecia o seu trabalho e fiquei muito agradado com O Evangelho do Enforcado e ainda mais com Batalha. Continuarei a ler o seu trabalho.
Existiram ainda outros livros que gostei bastante de ler e que foram agradáveis surpresas, como Expiação e A Balada do Café Triste, sendo que este último foi publicado este ano.
Este foi ainda o ano em que li finalmente Duna, simplesmente fantástico, depois de muitos anos de espera, e continuei com a saga O Mago, com o terceiro livro Espinho de Prata e asseguro-vos: o quarto e último livro da saga é um dos que mais espero para o próximo ano.
Realço ainda a qualidade do livro Os anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, muito bom! e ainda o primeiro livro que li (reli) este ano, Ratos e Homens, um livro simplesmente genial!e o avassalador A Estrada. Forte, duro. excelente leitura.
2012 promete ser um ano com excelentes leituras:
Está para chegar Os Reinos do Caos e ainda o último Mago
Espero ler mais um livro da saga Kushiel
Quero iniciar-me na trilogia de Stieg Larsson
Vou ainda dar uma vista de olhos à saga Jóias Negras de Anne Bishop
Tentar ler A Toupeira de John le Carré
Tentar continuar com a saga Ender, da qual já li O Jogo Final
Reler uns clássicos
ler (finalmente!) As Brumas de Avalon
e muitos, muitos outros livros...
Se conseguirei ler todos estes livros em 2012 dependerá apenas de dois factores: finanças e tempo. No entanto prometo que continuarei a escrever aqui as minhas opiniões, tanto do que irei ler, como de muitos outros livros que já li e ainda não tive tempo de dar uma opinião sincera.
Uma vez mais obrigado a todos os que me apoiaram, aos que visitaram este espaço, aos que comentaram, aos que divulgaram, aos que me ofereceram os livros que li e irei ler, etc...
E vocês o que esperam ler no próximo ano?
Feliz 2012! e excelentes leituras!