quarta-feira, 1 de abril de 2015

COMO FUNCIONA A GOOGLE


Autor: Eric Schmidt & Jonathan Rosenberg

Título original: How Google works



Sinopse: Eric Schmidt, chairman executivo e ex-CEO da Google, e Jonathan Rosenberg, antigo diretor de produtos, apresentam nesta viagem em primeira mão aos bastidores da empresa as técnicas de gestão e as estratégias inovadoras que eles próprios desenvolveram e que permitiram à Google superar os complexos desafios da sua atividade.
Aqui se explica como o avanço da tecnologia transferiu o poder das empresas para os consumidores e se conclui que, para sobreviver, é essencial concentrar esforços na qualidade dos produtos e investir numa nova categoria de profissionais multifacetados: os «criativos inteligentes», que aliam conhecimento técnico, sentido comercial e uma criatividade sem limites.



Sendo esta a minha área profissional, não poderia deixar de ler este livro sobre a gestão da empresa informática que mudou o mundo. A Google é uma das empresas mais poderosas do mundo, totalmente dominante no seu sector e, segundo vários estudos, aquela que mais hipóteses tem de se manter no topo durante muitos anos.

Onde está a base do sucesso? Quais as ideias básicas que sustentam a empresa? Onde falharam? Onde inovaram? Quais os próximos passos e o que podemos aprender com uma empresa que há duas décadas não existia e hoje "domina" o mundo?

Este livro foi exatamente o que esperava dele: um olhar à mentalidade de uma empresa que todos sabem que é um fantástico local para se trabalhar, com grande foco no bem estar do colaborador e onde a criatividade é o grande talento que se procura, mas onde também a pressão é enorme, pois estamos a falar de um gigante tecnológico e financeiro.

Na realidade não existe muito que se possa analisar num livro destes. A narrativa é simples e educativa, capaz de se tornar acessível a qualquer pessoa mesmo sem experiência em gestão ou informática. Todavia, é para as pessoas ligadas a este ramo que este livro se torna essencial, e para mim foi das leituras mais interessantes dos últimos tempos. Os autores exploram conceitos, mostram onde acertaram, onde falharam e o que acham que poderá ser a chave para o futuro da gestão empresarial. Mas, o foco continua a ser o colaborador e as formas necessárias para o motivar a explorar a sua criatividade.

De leitura fácil e rápida, este livro deu-me imenso prazer e no seu género é do melhor que já tive a oportunidade de ler. Se estão curiosos sobre esta empresa ou sobre os seus métodos, e querem aprender formas diferentes de se gerir equipas, este livro é obrigatório!

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Muito boa análise a um livro que nem conhecia mas que quero mesmo comprar. Adoro a mentalidade da google pela forma como puxa pela criatividade e perfecionismo. Obrigado pela sugestão.

    ResponderEliminar
  2. Claramente um livro a ler até para perceber um pouco mais do porquê do sucesso. Excelente texto Luis. simples e apelativo, como sempre.

    Abraço

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.