segunda-feira, 13 de abril de 2015

OS MAUS DA HISTÓRIA DE PORTUGAL


Autor: Ricardo Raimundo




Sinopse: A história costuma exaltar os grandes nomes da nação, as figuras que marcaram uma época, os heróis que venceram batalhas e conquistaram novos mundos, os reis que serviram o nosso país com dedicação… Pois, ao longo destas páginas, o que vai encontrar são os maus da nossa história. Os reis cruéis de temperamento violento, os assassinos sem escrúpulos, os homens que a troco de uma vil recompensa não hesitaram em trair o país, as mulheres fatais que enfeitiçaram os homens de poder, levando-os à perdição, os ambiciosos e gananciosos que não olharam a meios para atingir os seus fins, e todo o tipo de gente de má rês… 



Quando vi o título deste livro fiquei bastante curioso pois trata-se de uma abordagem diferente à nossa História tal como a própria sinopse o indica. Ricardo Raimundo, que já nos deu outros livros com perspectivas diferentes sobre a nossa História, volta a fazer um bom trabalho de investigação e a montá-lo ainda melhor por forma a que a nossa vontade de ler se mantenha. 

Este é o grande segredo de um livro de investigação que após nos convencer, com o seu tema, a lê-lo, a seguir tem de nos convencer a continuar até ao fim, e a forma simples e objetiva com que o autor expõe o seu trabalho convenceu-me. Dividindo os seus 35 "maus da fita" em vários setores, foram várias as surpresas que tive nesta leitura, pois confesso que nunca tinha explorado este tema e não sou um grande conhecedor deste lado mais negro de algumas personalidades que a nossa História costuma, e em alguns casos bem, enaltecer.

Posto isto, o trunfo deste livro é a boa mistura entre o bom trabalho de investigação do autor e a originalidade da obra. A tal junta-se uma escrita objetiva e que não arrasta o tema, não dando ao livro um ambiente mais académico ou pesado. No meu caso, a leitura nunca foi um esforço e acredito que tal seja fundamental neste género pois temos sempre de retirar prazer da leitura, para além do óbvio conhecimento que o autor nos oferece.

Não há muito mais que possa analisar para além do que já aqui escrevi, e não quero estar aqui a revelar particularidades que o livro tem e que devem ser surpresa na leitura de cada um. É claro que houve personagens que me cativaram mais, outras menos, e também houve alguns casos em que gostava que o autor tivesse explorado ainda mais tal personalidade. Mas, como disse, no global este é um livro muito interessante e que de certeza irá cativar os leitores que olhem para este livro e se sintam entusiasmados, porque naquilo a que o livro se propõe, corresponde. Se gostam de ler sobre a História de Portugal, seja qual for o foco principal, este é um livro muito interessante.

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Boa opinião. fiquei convencido a comprar.

    ResponderEliminar
  2. Este tema para mim é fascinante mas não conhecia o livro. Vai ser de certeza uma compra futura. Já ouvi falar de outras obras do autor mas não li nenhum e esta investigação parece-me um bom livro para começar. Obrigado por não revelares pormenores que devem ser descobertos durante a leitura.

    Boas leituras.

    ResponderEliminar
  3. Gostei da opinião e gostei da ideia do autor em escrever algo assim.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.