Autor: Giulio Ricchezza
O fascinante em Hitler foi a forma como, com um discurso claramente cheio de maldade, conseguiu convencer toda uma nação. Afinal quem era este homem que conseguiu levar uma nação a deixar para trás básicos valores morais?
Este livro, apesar de não abordar todos os temas e de deixar algumas perguntas sem respostas, é dos relatos mais completos que li sobre Hitler, principalmente porque se foca bastante nos seus motivos, na sua forma de pensar e em quais era os seus planos iniciais, dando ao leitor uma imagem que encaixa no seu discurso e nos seus métodos.
A isto o autor junta uma boa pesquisa sobre os grandes seguidores de Hitler, que ocuparam cargos importantes e que alargaram ainda mais os horizontes de um homem que era, em termos físícos, uma figura sem grande impacto, mas que apresentava um discurso emotivo e forte, capaz, como se viu, de motivar milhões.
Este relato, tanto da vida de Hitler, como da parte psicológica de um dos homens mais marcantes das últimas centenas de anos, é perturbador porque vemos que não foi preciso muito para Hitler alcançar os seus objetivos básicos. A grande diferença de Hitler para muitos outros que poderiam, e que poderão, partilhar as suas ideias, está no seu incansável trabalho. Hitler não descansou até chegar ao topo e depois não descansou até ser o único no topo.
Pelo meio, Hitler viu, como poucos, o que é necessário para mover a população com uma capacidade de propaganda que levou milhões a quererem matar outros milhões, a perseguirem vizinhos, a denunciarem amigos, a acharem-se superiores... Talvez, a grande diferença de Hitler para outro, está no facto de ter quebrado as barreiras da sociedade que levam uns a pisar outros, e aos poucos, todas as atrocidades que iam aparecendo eram apenas mais um meio, apenas mais um passo em frente na banalidade que eram tais atrocidades.
O autor escreve com objetividade e criou uma estrutura interessante para este livro, que nos leva a continuar a ler com os seus factos interessantes. Como indiquei no início, há alguns temas que gostaria que fossem mais explorados, e algumas perguntas que criei ficaram sem resposta, mas para tal talvez fosse preciso um livro com o dobro do tamanho, porque o trabalho de Hitler é de tal forma extenso que nunca se conseguirá resumir num livro. No entanto, este é um dos melhores livros que já li sobre Hitler, com um ritmo interessante e um olhar abrangente.
Aconselhado a todos os que queriam saber mais sobre a principal mente do mundo nazi, sobre as suas ambições, medos e motivos. Para mim foi uma excelente leitura e acredito que também o seja para muitos outros.
Luís Pinto
Estou em ideia que é um livro a ter. apreciei bastante a tua opinião e se recomendas é para comprar. Abraço
ResponderEliminarOlá Luis. Uma crítica muito interessante. Não conhecia o livro mas a tua opinião fala de uns pontos que me interessam sempre nesta época.
ResponderEliminarParabéns Luis. Mais um excelente texto como sempre. Fiquei com curiosidade sobre esta leitura porque o tema interessa-me muito. Vou dar uma vista de olhos e provavelmente comprar.
ResponderEliminar