segunda-feira, 23 de março de 2015

JOHN E GEORGE


Autor: John Dolan

Título original: John and George - The dog who changed my life



Sinopse: Esta é a incrível história de vida de John Dolan, um famoso artista de rua londrino que deve a sua felicidade à profunda amizade que o une a George, um bull terrier muito especial que o salvou de uma existência sem sentido e profundamente autodestrutiva. Durante muitos anos, John conheceu um quotidiano duro e completamente desprovido de esperança, chegando mesmo a viver nas ruas como sem-abrigo, até ao dia em que lhe pediram para ficar com George. Este seria o ponto de viragem na sua vida. John recuperou um talento há muito esquecido, o desenho, e é hoje um dos artistas de rua mais conceituados de Londres.

Esta é, obviamente, uma incrível história de amizade entre um homem e um cão, sendo um caso óbvio no qual dois seres vivos criam uma amizade indestrutível porque só se têm um ao outro. E é este sentimento que também une o leitor à história de um sem abrigo que, ao começar a tomar conta de um cão, vê na sua vida um novo sentido e uma nova necessidade de responsabilidade por algo mais do que ele.

Com um ritmo agradável e uma estrutura bem criada, esta narrativa dá-nos o essencial, e mesmo percebendo que é um livro com falhas, e que poderia dar mais informações sobre alguns aspetos, é difiícil não o ler sem parar.

Acredito que seja difícil para a grande maioria dos leitores não criar uma ligação com esta história que, indiretamente, nos demonstra que nunca devemos desisitir e que a força de vontade fará a diferença. John, que tem um talento agora reconhecido, é o espelho do quanto uma vida pode mudar no mais inesperado dos momentos, neste caso ao aceitar cuidar de um cão quando quase não conseguia cuidar de si.

A história deste homem, aqui descrita de forma direta, torna-se quase inspiradora. Não existe muito que se possa analisar num livro assim. Este não é um enredo empolgante com fantásticas personagens de ficção, mas sim um enredo sobre uma de muitas formas que nos podem ajudar a ultrapassar problemas. Neste caso, George, apenas mais um entre os milhões de fieis cães espalhados por este mundo, que nos dão alegrias todos os dias, sempre que os vemos, verdadeiros e amigos, sempre prontos para nos darem a sua companhia. 

Este livro é mais um entre tantos sobre cães e os seus donos. Inevitavelmente, a amizade com este cão será a maior obra de arte deste agora famoso artista, porque este laço foi a obra que lhe salvou a vida, e é por isso que devemos ler este livro, para perceber como um cão, com a sua fidelidade e amizade, consegue mudar a vida a um homem. Se apreciam este género de história, esta será uma excelente leitura, capaz de nos fazer sorrir.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.