terça-feira, 17 de março de 2015

ADIVINHA QUEM SOU ESTA NOITE


Autor: Megan Maxwell

Título original: Adivina quién soy esta noche



Sinopse: Após o incidente provocado por uma ex-amante de Dylan, Yanira e ele celebram o seu ansiado casamento. A vida de recém-casados é uma contínua lua-de-mel. Ambos são duas feras do sexo e gostam do mórbido, das fantasias e de experimentar coisas novas. Juntos inventam um jogo chamado "Adivinha Quem Sou Esta Noite", repleto de luxúria, possessão e sensações, onde os limites são estabelecidos por eles.



Começando exatamente onde acaba o livro anterior, com um momento que levantava bastante dúvidas e com o qual a história poderia tomar um novo rumo, o livro agarra-nos de imediato, algo que me agradou. Todavia, aquilo que parecia ser um enorme impacto na história afinal não foi, o que me deixou a pensar sobre o que a autora quereria afinal fazer com tal acontecimento para além de agarrar os leitores a saltarem de imediato de um livro para o outro.

Tal como no primeiro livro, a autora continua o desenvolver das suas personagens com grande facilidade, sendo a sua escrita simples um dos grandes trunfos do livro para criar o ambiente certo. Yanira continua a ser o género de mulher que apareceu no primeiro livro, energética, decidida, e a sua personalidade ajuda ao desenvolver da história. No entanto, ao contrário do primeiro livro, este apresenta alguns momentos forçados com o objetivo de acelerar a história. Tal não danifica o livro, mas fiquei com a sensação que a autora poderia ter alcançado os seus objetivos sem dar a sensação que tudo estava a acontecer demasiado depressa (quem ler o livro perceberá o que digo).

Algo que facilmente se nota é que a autora amadureceu bastante do livro anterior para este. Não sei quanto tempo terá passado entre a escrita de cada um, mas a autora está mais madura e mais inteligente na forma como aborda o enredo, conseguindo focar-se no momentos mais importantes com relativa facilidade, levando a que o leitor não perca o ritmo. Mas, o que por vezes me afastou no livro foi o facto de a autora ter tornado bastante óbvio para mim com o livro iria acabar. Tal sensação será diferente para cada leitor, mas no meu entender a autora consegue terminar o primeiro livro com mais impacto do que este.

Com momentos divertidos e outros mais sentimentais, a autora encontra um bom equilíbrio, mas nunca consegue desmarcar o seu livro de outros do género, o que lamento, porque tinha a base para criar algo que surpreendesse com mais facilidade. É, inevitavelmente, um livro para o público feminino e consegue oferecer o que se pede, mas vindo desta autora, poderia ser ainda melhor, principalmente porque a autora já o conseguiu e aqui não consegue dar o salto que teve com outros, mesmo tendo como base uma história interessante.

Este par de livros é uma escolha interessante dentro do género. É divertido, sentimental, inteligente e suave. O seu ritmo elevado e as suas personagens cativantes são o seu trunfo, e se é isso que procuram, ou se são fãs da autora, então este livro será uma leitura viciante.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Carla Estevesmarço 17, 2015

    Vou comprar. Obrigada pela opinião!

    ResponderEliminar
  2. Comprei o primeiro depois de ver a tua opinião e estou agora a le-lo. Depois estou a pnsar comprar este :)

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.