terça-feira, 17 de abril de 2018

AS SOMBRAS DE LEONARDO DA VINCI


Autor: Christian Gálvez





Sinopse: Fruto de vários anos de investigação exaustiva sobre a vida de Leonardo da Vinci, este é um romance histórico empolgante e que mudará a opinião que todos temos do florentino. Com vinte e quatro anos, o prometedor Leonardo da Vinci é acusado anonimamente de sodomia. Depois de preso e torturado, terá de abandonar Florença e procurar o êxito noutros lugares. Mas não tardará a perceber que essa foi apenas a primeira de muitas traições e que a inveja, o medo e a incompreensão se podem esconder em qualquer pessoa. Este é um romance histórico com uma extensa pesquisa por trás, em que as descrições e os grandes nomes da época criam o ambiente perfeito para conhecermos melhor o homem por trás de toda a genialidade



Este livro é um thriller histórico que mesmo não sendo fantástico, consegue ser uma leitura agradável, muito graças à investigação histórica bem sólida e que oferece uma base consistente a todo o enredo.

Com uma boa mistura de romance histórico e thriller político, o autor leva-nos a conhecer um pouco melhor o génio que foi da Vinci, não só enquanto inventor, artista, etc, mas também como homem. O autor explora o lado mais pessoal de Leonardo, sendo provavelmente o maior trunfo do livro, pois Leonardo é fascinante em vários aspetos.

Gostei da escrita do autor, que não conhecia. Por vezes achei que a narrativa dava saltos inesperados, cortando o pouco o fluxo, mas de resto, gostei da montagem e do ritmo. Existem alguns momentos forçados e outros em que se pedia uma surpresa com maior impacto ou uma fase de maior suspense, mas o livro compensa com um Leonardo bem estudado e criado, enquadrando-se muito bem neste mundo de intrigas, política e ambições. Este é um livro em que as personagens são empurradas pela influência de outras, e assim a intriga avança, sempre numa sombra política, sendo um enredo de movimentações de bastidores.
Grande parte do livro é exatamente o equilíbrio entre aprofundar a personagem de Leonardo e a crise política e religiosa que leva o enredo a avançar sempre com suspense e jogo de sombras. Globalmente a história é interessante e bem conseguida, com boas personagens secundárias e momentos interessantes, apesar de alguns serem algo forçados. Contudo, o destaque é mesmo a investigação do autor sobre Leonardo e sobre a sociedade da época. Gostei da forma rápida como o autor explorou a sociedade italiana da época, sem baixar o ritmo do livro.
Sendo um tema e uma época que aprecio bastante, este foi um livro fácil de ler. No entanto, acho que poderia ter sido um livro melhor, pois tinha a base para o conseguir. É um bom livro que agradará aos fãs do género ou aos leitores que estejam curiosos em relação a da Vinci e que queiram aprofundar conhecimentos num livro rápido. E, apesar de perceber a tentativa do autor de manter sempre um livro rápido e apelativo, gostava que tivesse sido algo mais, sendo muito mais indicado para quem quiser uma leitura rápida, com ação, romance, política e com um trabalho de investigação muito bem conseguido.
Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.