sexta-feira, 29 de abril de 2016

PRIVATE: LAS VEGAS


Autor: James Patterson

Título original: Private Vegas




Sinopse: Dois suspeitos de crimes violentos, que mantinham mulheres presas num quarto de hotel, são apanhados em flagrante pela polícia. Como são importantes diplomatas estrangeiros, gozam de imunidade e não podem ser julgados. Jack Morgan envolve-se no caso, para tentar salvar outras mulheres que cruzem o caminho dos criminosos.




Regresso novamente a um livro de James Patterson e irei fazer uma crítica ao ritmo que o autor nos habituou. Patterson continua a manter o seu estilo. Aliás, para quê mudar? Capítulos curtos, focados apenas no essencial do enredo ou das personagens, a cada página algo acontece que nos empurra para as páginas seguintes. 

Apesar de este não estar entre os meus livros favoritos do autor, gostei bastante da ideia base. Aqui sabemos quem são os culpados e vemos uma luta entre as forças políticas, as burocracias e os jogos de poder, interesses e favores que apenas os mais poderosos conseguem alcançar. É, obviamente, uma poderosa crítica social que apenas não é mais marcante porque o autor não abranda para explorar melhor a ideia.

O enredo não é surpreendente mas é viciante como sempre. Por vezes é previsível, por vezes forçado, por vezes consegue surpreender. As personagens são interessantes, com pontos de vista coerentes e Jack Morgan é aquela que mais ganha na sua evolução. No entanto, gostava de ver o autor abrandar ligeiramente e aprofundar certos temas, trauma, medos, objetivos. Claro que a fórmula resulta e mesmo não sendo um livro que marca, consegue fazer exatamente o que promete: ser viciante, entreter e tornar-se numa boa leitura de verão. Não é dos melhores livros do autor, mas tem tudo o que os seus fãs apreciam. Se não conhecem Patterson, existem outros livros por onde podem começar, se já são fãs e quiserem mais umas páginas frenéticas, então este é mais um livro que gostarão.

E é assim, com esta crítica ao ritmo dos livros de JP, que fico a aguardar o próximo do leitor.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Não me canso deste autor mas costumo esperar pelas tuas opiniões para comprar os livros. Nesta feira do livro estará na lista de compras. Parabéns pela análise diferente.

    ResponderEliminar
  2. Bem ao mesmo estilo. Parabéns pela analise fiquei bastante curioso por ser um tema algo diferente.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.