Autor: Martin S. Braun
Após um primeiro livro bastante viciante e com o desenrolar de acontecimentos a pedir muitas explicações, comecei de imediato a ler este 2º livro da trilogia Alex 9.
Começo por realçar que este livro continua tão viciante quanto o primeiro, muito graças ao seu ritmo elevadíssimo e cheio de acção, mas principalmente porque os capítulos estão bem montados e acabam sempre no momento em que algo importante irá acontecer ou algum segredo revelado. Esta tendência, muito usada nos últimos anos, de forma a tornar a leitura compulsiva, é facilmente executado por qualquer escritor, mas quando empregue de forma errada ou excessiva, pode destruir o livro. Neste caso acho que tal não acontece, principalmente porque nunca me senti frustrado ao ler estas páginas e senti sempre o impulso de continuar e continuar...
Por outro lado, com a visão do leitor a voar rapidamente de um local para outro, acabamos por em certos momentos não conseguir uma ligação com o momento em si, não nos aproximando das personagens. Tal facto em nada destrói a história ou o prazer de a ler, mas faz-me aconselhar as pessoas a ler os livros de seguida para uma melhor compreensão das personagens e consequentes acções, tanto no campo de batalha como nos "bastidores".
No entanto, o que devemos ter noção é que este livro, sendo tão viciante como o anterior, consegue ter muito mais qualidade. A escrita de Braun está menos repetitiva, com mais significado e acima de tudo, com "tempo" para nos mostrar mais das personagens (seria difícil mostrar mais, visto que o livro não é muito grande), tornando-as mais profundas e consequentemente o livro mais maduro. O livro torna-se em certos momentos tão superior ao anterior que só demonstra como o autor se esforçou por evoluir o livro em todos os aspectos.
As personagens estão melhores, a acção continua boa e a intriga começa a revelar-se, mesmo percebendo que a grande maioria das respostas está inevitavelmente a criar mais perguntas. A mistura de fantasia com ficção-científica continua boa, nunca me pareceu forçada e acima de tudo consegue sustentar o enredo, o que para mim será sempre fundamental. Continua a ser uma fantasia visualmente mais leve do que a tendência actual, com descrições menos violentas, mostrando que é uma leitura que agradará a jovens e adultos.
Existiram, dois ou três pormenores que achei forçados, mas que em nada mancham o livro e como tal nem me darei ao trabalho de argumentar sobre eles. Como tal, no geral, este livro mostra, de forma indiscutível, que há bons livros de fantástico feitos em Portugal, e este será certamente um dos melhores do seu género. Espero agora pelo final da trilogia onde espero que o autor consiga responder a todas as perguntas, tornar as personagens mais profundas e sólidas, sem nunca perder este ritmo alucinante. Num gosto mais pessoal, gostaria de sentir medo pela vida de algumas personagens, principalmente Alex 9, pois em nenhum momento senti que algo lhe poderia acontecer. Claro que com o último livro, tal sensação deverá desaparecer. Se conseguir tudo isto, e acredito que sim pois a história desenrola-se nesse sentido, esta trilogia será um enorme prazer para qualquer fã do género.
Em julho teremos mais Alex 9...
Estou surpresa com esta opinião. Vou esperar por reações ao 3º, mas para já convenceste-me apesar de não ser o meu género.
ResponderEliminarPor dar a ideia de ser um livro juvenil, nunca o comprei e quando vi a tua opinião ao primeiro fui ver outras opiniões e parece que a ideia geral é que serve para qualquer adulto que goste do género. Enquanto aguardo pelas opiniões ao 3º livro, já coloquei a saga na lista de livros a comprar.
ResponderEliminarE novamente, grande critica, grande trabalho. Parabéns.
Penso que alguns leitores estão à espera de julho para comprar logo os 3 livros num só.
Eliminarcontinua. Excelente texto. Muito esclarecedor e nada revelado. Até dá vontade.
ResponderEliminarSem dúvida que são uns livros muito agradáveis de ler, e quem o quiser comprar deverá esperar até Julho porque o 3º volume terá englobado os outros dois filhos.
ResponderEliminarOlá Lars. Realmente englobar os 3 livros é uma excelente iniciativa.
EliminarEstou convencido!
ResponderEliminarMais uma saga que não me atraía até ler as tuas opiniões, principalmente esta segunda!
ResponderEliminar"Num gosto mais pessoal, gostaria de sentir medo pela vida de algumas personagens" -> sinto isso na maior parte dos livros que leio desde que li GRRM...
Ah, o síndrome George Martin... já não conseguimos ler um livro sem ele
EliminarMais uma vez, obrigado pela ótima crítica, Luís. Gostava também que dizer que todas as críticas e opiniões que me dão não caem em saco roto e ajudam-me sempre a melhorar a minha escrita. Até Julho! Ab, Bruno Martins Soares
ResponderEliminarBom dia Bruno.
EliminarUma vez mais muito obrigado pelo comentário. É um prazer!
E uma vais mais aplaudo a proximidade com os leitores e a atitude de não deixar as opiniões caírem em saco roto. Espero que a minha honesta e humilde opinião também ajude a melhorar ainda mais esta saga!
Até julho e boa sorte com a recta final!