quarta-feira, 9 de maio de 2012

ALEX 9 - A Guardiã da Espada



Autor: Martin S. Braun



Este livro é o início da trilogia Alex 9, escrita por Martin S. Braun (pseudónimo de Bruno Martins Soares) e tem um problema: o facto de na nossa sociedade estar enraizada a ideia que o que é português não é bom. Claro que muitos de nós já afastámos essa ideia, mas no geral, ela ainda está presente.
Esta ideia está espalhada pelos mais variados temas, mas um dos que mais sofre é a literatura fantástica, em primeiro lugar porque ainda existe a ideia que literatura fantástica é um género literário inferior (os que acham isso leiam O Senhor dos Anéis, Guerra dos Tronos, O Mago, O Jogo Final, e irão perceber que todos os géneros literários têm bons e maus livros). Para além disso, há um número muito grande de leitores que torce o nariz quando percebe que o autor é português.
Vamos tentar, de forma isenta, alterar um pouco essa ideia.

 A história de Alex 9 é o grande trunfo deste livro. Original, rápida e cheia de acção, rapidamente se percebe que estamos perante uma boa mistura de fantasia com ficção-científica. No entanto este primeiro livro ao apresentar um ritmo tão elevado, e querendo prolongar o mistério ao máximo, não sustenta a sua própria história ao não explicar muito do que acontece, deixando as explicações para os próximos livros. Para quem acaba de ler o primeiro livro, esta falta de explicação pode dar origem a uma ideia que muito no livro acontece de forma forçada (se pararmos a leitura e pensarmos um pouco), no entanto eu já li o segundo livro, e agradou-me começar a sentir as explicações do que antes aconteceu. Problema resolvido…

Sendo um livro com conteúdo científico, com um número elevado de personagens, esta história não deveria ser olhada como “para um público juvenil”, no entanto é o próprio autor que leva o livro nesse sentido, pela sua forma de escrita. Na minha opinião a escrita de Braun, ao apresentar sempre um ritmo alto e muito virada para a acção, peca por não aprofundar as personagens, ao ponto de quando acabei o livro, reavaliar algumas e não conseguir lembrar-me de características da personalidade de três ou quatro que são importantes no enredo. Mas, uma vez mais, esta sensação de falta de profundidade de algumas personagens, o que pode desagradar a um público mais maduro, desaparece no segundo livro, com o autor a revelar-nos muito mais sobre as personagens que movem o enredo, tornando-o um livro muito mais adulto. Problema resolvido…

Os capítulos muito curtos obrigam-nos a alguma ginástica mental mas oferece ao livro uma dinâmica muito agradável, ideal para este género de literatura, e devo confessar que este livro nunca foi uma leitura que desse trabalho, principalmente porque o autor consegue uma excelente montagem nas sequências dos capítulos, existindo uma objectividade óbvia na sua disposição.

Este livro é uma boa leitura, nunca sendo excelente, e tem como grande trunfo conseguir agarrar-nos de forma frenética às suas páginas. Infelizmente é um livro que está abaixo do segundo (em termos de qualidade, não em termos de vício), principalmente porque o segundo livro está muito mais maduro, compacto e principalmente acaba com todos os defeitos deste primeiro livro, quer no tipo de escrita usada pelo autor, quer na forma como adensa a personalidade das personagens.
No geral e dentro do seu género, Alex 9 é indiscutivelmente do melhor que é feito no nosso país, e só por tentar escrever neste género em Portugal já merece o nosso aplauso, tal como a editora por arriscar em autores portugueses.  
Se procuram um livro dentro deste género, que seja mais leve nas suas descrições e na violência, Alex 9 é uma trilogia que apresenta qualidade e ainda mais importante, uma grande evolução do autor/história do primeiro para o segundo livro.Se esta evolução continuar, então estaremos perante uma grande trilogia, sem dúvida.
Opinião ao segundo livro para breve e uma enorme vontade em ler o terceiro.

20 comentários:

  1. Já por muitas vezes vi opinião a este livro noutros blogs e nunca as li. Como leio sempre as tuas agora fiquei curiosa. Vou procurar. Critica muito interessante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. dá uma vista de olhos Rute. É provável que gostes.

      Eliminar
  2. Também confesso que nunca olhei para o livro. Concordo quando falas dessa ideia generalizada que o que é tuga é mau.

    Sobre a crítica, estás sempre bem, não deste uma única pista sobre a história e mesmo assim estou convencido a comprar. Sempre fantástico.

    ResponderEliminar
  3. Ah, como já sabes, a visita na hora de almoço ao teu blog está garantida e ká está mais uma opinião. Vi este livro na feira do livro e bem baratinho. Acabei por não o comprar e agora vejo que devia ter feito. Não sei se volto mas se sim, compro. Fico à espera dessa opinião ao segundo livro que parece que gostaste muito.
    São só 3?

    Obrigado novamente por não teres spoilers e também concordo contigo. A malta torce o nariz ao que é nacional. É pena. David soares, Filipe Faria são exemplos de fantasia que é boa e é nacional.

    E o teu blogue também é nacional e é muito bom.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Teresa. Sim, penso que sejam só 3 livros, sendo que o 3º ainda não saiu. Será em Julho.
      E obrigado pelo elogio!

      Eliminar
  4. Já li os dois livros que saíram. Concordo contigo em tudo. Acho que há uma evolução e a história é mesmo muito viciante. Também senti essa falta de profundidade nas personagens e foram resolvidos no livro seguinte. Estou à espera do 3º.

    Parabéns pela excelente opinião. Consegues fazer uma pessoa ter vontade de ler!

    ResponderEliminar
  5. Hum, vou procurar! não conheço o livro. Admito que torço o nariz ás vezes.
    Continua com a saga! Faz um passatempo!

    ResponderEliminar
  6. Uma vez mais parabéns pela crítica e pela divulgação de uma obra que desconheço. Vou estar atento Às opiniões dos próximos livro.s Por agora tenho muitos livros para ler, mas já coloquei este na wishlist.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado, Luís, pela tua ótima crítica. Só me faz tentar melhorar cada vez mais. No dia 13 de Julho sairá na Coleção BANG! o compêndio dos 3 volumes da Alex, chamada «A Saga de Alex 9». Quem preferir esperar ficará melhor servido, pois não haverá outra maneira de ter acesso ao 3ºVol, «A Magia dos Ventos», pelo menos no futuro próximo. Entretanto, vou deixar para trás o pseudónimo 'MArtin S. Braun' e assinarei com o meu nome. Espero que gostem e prometo muita boa ficção daqui para a frente! Abraços, Bruno Martins Soares

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabéns pelo livro Bruno Martins Soares.
      Já li os 2 livros e gostei bastante. Penso que a opinião do Luís captou o essencial e também fico à espera desse 3º livro.
      Boa sorte!

      Clara

      Eliminar
    2. Olá Bruno Martins Soares.
      Obrigado pela visita. Fico feliz por saber que o 3º livro sairá na coleção BANG! e que será a união dos 3 livros. Excelente iniciativa.
      Boa sorte com o livro!

      Eliminar
  8. Novamente parabéns pela divulgação de fantástico português, primeiro com David Soares, que comecei a ler depois das tuas opiniões, e agora com Bruno Soares. Fiquei entusiasmado quando escreves sobre uma grande evolução do autor. Para quando a 2ª opinião? Como sempre, parabéns pela grande crítica e parabéns ao autor por escrever fantasia em Portugal.

    ResponderEliminar
  9. É verdade que a malta torce o nariz ao que é tuga. Infelizmente! Concordo plenamente em se alterar essa ideia! Venha mais fantasia tuga e de qualidade!

    ResponderEliminar
  10. Olá Luís. Só li o primeiro livro.

    Concordo contigo em tudo, principalmente na ideia que fantasia portuguesa é má. Também concordo quando falas da falta de profundidade das personagens e fico satisfeito quando dizes que no 2º livro melhora.
    Vendo agora a tua crítica aproveitei para ler mais umas sobre o 2º livro e gostei. Devo comprar a edição com os 3 livros num só.

    ResponderEliminar
  11. mais um para a lista de compras para quando a feira estiver mais perto da minha casa. Vou ficar à espera das próximas opiniões. Comprar 3 livros num só também me parece uma boa oportunidade.

    ResponderEliminar
  12. Obrigado a todos pelos comentários e elogios! Tentarei falar sobre o 2º livro ainda esta semana, mas o tempo também não é muito. Ainda um agradecimento especial ao autor De Alex 9, Bruno Martins Soares, que sempre perto dos seus leitores aproveitou para vir também comentar1 Obrigado.

    ResponderEliminar
  13. à algum tempo que estou para dar uma vista de olhos neste livro e esta tua opinião veio reforçar a ideia e acho que estou convencido mas vou esperar pelos três.

    excelente crítica!

    ResponderEliminar
  14. Estava convencida que estes livros eram para público adolescente,são?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá milureis.
      Acho que o facto de o livro ter saído na coleção TEEN pode ter ajudado a construir essa ideia. Este primeiro livro é realmente para um público mais juvenil, mas acredito que leitores mais adultos também irão gostar. no 2º livro essa tendência mais juvenil desaparece um pouco, sendo um livro mais maduro, mais sólido. Se a evolução se mantiver, penso que o terceiro será ainda mais adulto e que ajudará a destruir a ideia que se trata de uma saga juvenil.

      Eliminar
    2. Obrigada, vou esperar pela tua próxima opinião:)

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.