quinta-feira, 14 de abril de 2016

O MUNDO PRIVADO DOS PRESIDENTES DOS ESTADOS UNIDOS


Autor: Kate Andersen Brower

Título original: The Residence: Inside the Private World of the White House 



Sinopse: A Casa Branca é o símbolo mais poderoso e duradouro dos EUA. Lar da família presidencial, é também o local de trabalho do staff que acompanha todos os dias o Presidente e os seus familiares.
Esses homens e mulheres cuidam dos 132 quartos, 35 casas de banho, 28 lareiras, três elevadores e oito escadarias da residência, presenciando os problemas, alegrias, segredos e a intimidade da família presidencial.
Agora, e pela primeira vez, são tornadas públicas as suas histórias de cinquenta anos de experiência, dez presidentes e inúmeras crises, de menor ou maior relevância. Histórias com contornos dramáticos, íntimos, cómicos e, por vezes, comoventes, reveladas através das vozes dos mordomos, cozinheiros, floristas, porteiros ou do pessoal da limpeza, bem como de assessores e ex-primeiras damas. 



Este livro oferece-nos um conjunto de histórias sobre aqueles que trabalham e vivem na Casa Branca. Não sendo um romance, tentarei fazer uma análise curta e objetiva.

A autora faz um bom trabalho a explorar a grande maioria das histórias. As curiosidades são frequentes e existe uma paixão na escrita da autora, um orgulho que se mistura entre uma parte sonhadora dos trabalhadores daquela diferente casa, e um outro lado mais objetivo e sério de outros trabalhadores. E é nesse contexto que a autora vai explorando e misturando acontecimentos conhecidos do público com os que a autora revela.

O ritmo é interessante e a forma cronológica da narrativa ajuda a perceber a própria mentalidade dos funcionários que durante anos viram as famílias dos Presidentes do EUA, tanto nos seus momentos mais familiares, como nos momentos em que o mundo os vê. É esta diferença, entre o que são e o que se vê que cria os momentos mais interessantes deste livro, e aos quais se juntam momentos mais inflamados e que não são do conhecimento geral, como os momentos complicados que Clinton enfrentou, como todos reagiram à morte de JFK ou a forma como a família Obama vive com estes empregados.

A leitura não é compulsiva mas será muito agradável para quem queira saber o que acontece naquela casa, como funciona, o que corre bem, o que corre mal, quais as suas regras, etc...
Não existe muito mais que possa analisar neste livro sem revelar pormenores que os leitores quererão descobrir nestas páginas. Se olharem para a sinopse deste livro e se ficarem curiosos, então esta é uma obra que oferece o que promete e será uma leitura bastante agradável e interessante, sem dúvida.

Luís Pinto

1 comentário:

  1. Olá Luis,
    Não conhecia este livro. É de um género que gosto bastante.
    Fiquei curiosa.
    Boas leituras

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.