sexta-feira, 1 de abril de 2016

GENERAIS ROMANOS


Autor: Adrian Goldsworthy





Sinopse: O império romano foi criado e mantido através do seu exército, uma das mais eficazes e poderosas forças militares em toda a História, e do engenho e arte dos seus generais. De Scipio, Africanus que combinava o misticismo com uma determinação de ferro; a Aemilius Paullus, o conquistador da Macedónia; a Caesar, um líder agressivo e carismático, até Trajano o último grande conquistador, o historiador militar Adrian Goldsworthy narra, através destes generais, a história do Império Romano, a evolução do seu exército e do sistema político que o dirigia. De vitória em vitória, de conquista em conquista, estes generais foram figuras fundamentais na história de Roma. As suas tácticas, capacidade de liderança e decisões estratégicas marcaram durante séculos a arte da guerra. Mas, muitas vezes os homens que comandavam legiões dominavam também o Estado em tempos de paz.



O terceiro livro que leio do autor e o primeiro que não se foca numa única personalidade ou acontecimento. Aqui o autor explora a evolução dos exércitos do Império Romano com ligação direta aos seus grandes generais, quer na forma como estes alteraram o império, mas como também os mesmos tiveram que se adaptar às novas realidades, inimigos, condições de batalha e jogos políticos.

Sendo um livro bastante grande e focado em factos históricos, obviamente alguns leitores poderão preferir ler sobre este tema num livro que seja um romance. Todavia, o autor oferece um conhecimento profundo sobre vários dos grandes generais da história do império, levando o leitor a sentir que o seu conhecimento sobre o tema está a evoluir bastante, e era exatamente isso que procurava neste livro.

Não sendo um romance nunca poderá ser tão viciante, mas quem goste do tema irá lê-lo com facilidade. Tal como nos outros livros do autor, também aqui somos levados a perceber a base para depois ganharmos um conhecimento mais específico. O grande trunfo do autor é esse, pois vai explicando o que está à volta, quer seja religião, política ou questões sociais que tiveram peso, mas também explorar as formas como era a vida militar nos vários locais e épocas, quais os sonhos, ideias e objetivos dos generais e seus soldados.

O resultado é uma obra completa e que ainda ajuda com vários mapas para termos noção de certas localizações. Com as explicações a serem dadas nos momentos certos e várias curiosidades que despertam a atenção do leitor, este é mais um bom livro de um dos grandes nomes dos livros sobre o Império Romano. Se gostam do tema ou se querem saber mais, este é um livro a ler, pelo seu grande grande conhecimento académico.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Parece-me um livro muito interessante

    ResponderEliminar
  2. Tenho lido as tuas opiniões aos livros deste autor e começaste a dar-me curiosidade. Acho que vou aproveitar para comprar um e ver se aprecio o tema.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.