quinta-feira, 28 de maio de 2015

O FUTURO DA MENTE


Autor: Michio Kaku

Título original: The Future of the Mind



Sinopse: O consagrado autor de A Física do Impossível, A Física do Futuro e Mundos Paralelos aborda neste livro o mais complexo objecto de todo o Universo conhecido: o Cérebro Humano. Os segredos de um cérebro activo começam a ser revelados graças aos computadores e aos novos métodos de ressonância magnética. Nas últimas duas décadas, o que antes era domínio apenas da ficção científica, tornou-se realidade. Tecnologias consideradas impossíveis, como a gravação de memórias, a comunicação telepática, o registo vídeo de sonhos e a telecinesia, foram demonstradas em laboratório. O Futuro da Mente traz-nos uma perspectiva conhecedora e detalhada da espantosa investigação que se faz em todo o mundo – baseada nos últimos progressos das neurociências e da física. Talvez um dia possamos tomar uma «pílula da inteligência», que aumente a nossa capacidade de conhecimento; fazer um upload do nosso cérebro para um computador, neurónio a neurónio; talvez possamos controlar computadores e robots com a mente; alargar os limites da mortalidade; e até enviar a nossa consciência para o Universo.



Mais um fantástico livro de Michio Kaku. Este é o terceiro livro deste autor que analiso aqui no blog e só vos posso dizer que foram sempre leituras fantásticas. Neste livro, Kaku, o consagrado físico e conhecido como um dos grandes pensadores sobre o que será o futuro, explora qual o futuro da nossa mente, como a iremos usar, como podemos interagir com o mundo e se tais tecnologias serão possíveis.

De imediato o que me agradou no livro foi a forma simples como Kaku explicou como o nosso cérebro funciona. Há cerca de três anos tirei um curso intensivo sobre o funcionamento do nosso cérebro, mas hoje ao ler as palavras de Kaku fica notório que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos na matéria, conseguirá perceber como o mais complexo objeto já descoberto no nosso universo funciona de um ponto de vista básico. Apesar de a afirmação, feita há vários anos, sobre a nossa capacidade de usarmos apenas 10% do nosso cérebro ter sido mal interpretada pela generalidade das pessoas, a verdade é que todos temos consciência que o nosso cérebro tem um potencial enorme. Devido a esse potencial, e também por ser a peça central do nosso corpo, poucas matérias foram tão estudadas nos últimos anos, levando a um aumento impressionante do conhecimento que temos sobre o que comanda o nosso corpo.

Com novas tecnologias e conhecimentos de física, a nossa compreensão leva-nos agora a a imaginar o futuro, quer seja na forma como vamos resolver doenças mentais ou a ligar a nossa mente ao nosso mundo tecnológico, levando, por exemplo, a que seja possível extrair ou apagar memórias. Ao ler este livro, todos ficamos com uma noção dos impressionantes conceitos que poderão ser uma realidade daqui a alguns anos. Daqui a alguns anos será possível apagar memórias traumáticas, aumentar rapidamente o nosso conhecimento sobre algo ou extrair sonhos ou memória que perdemos?

Tais conceitos podem parecer ficção-científica, mas tal como Kaku aqui explora, são conceitos já concretizados a uma escala muito inferior. O avanço tecnológico que temos vivido nas últimas duas décadas são apenas o início de uma nova era que nos trará possibilidades incríveis. É sobre isso que Kaku aqui escreve, com um conhecimento notável e uma facilidade admirável de nos explicar esses conceitos. Para tal muito contribui a estruturação do livro, pois Kaku não nos satura com conhecimento de uma só vez, mas sim indo avançando nos temas enquanto explica, levando a que a leitura seja viciante.

Este é mais um livro que recomendo totalmente escrito pela mão de Michio Kaku. Tudo parece mais simples e estes temas são muito interessantes para mim. Se gostam destes temas e querem explorar conceitos e possibilidades futuras, mas também aprender sobre o atual conhecimento que temos deste tema, então é mesmo um livro a ter em conta. Mesmo muito bom!

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Muito bom! Parece-me uma leitura fascinante! Parabéns pela divulgação deste género!

    ResponderEliminar
  2. Já está na lista. Acho que é bom também termos este género de leituras e com esta critica convenceste-me. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Como sempre a diversidade do teu blog é de admirar. Este é um livro sobre o qual ninguém fala mas que me parece mesmo muito interessante. Parabéns pela analise.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.