segunda-feira, 4 de maio de 2015

DO DESASTRE DE LISBOA


Autor: Olen Steinhauer

Título original: On the Lisbon disaster



Sinopse: Neste emocionante conto, o autor best-seller do New York Times introduz a enigmática personagem de John Calhoun, um agente de segurança internacional que desempenha um papel de relevo no romance O Caso do Cairo.
Antes de ser enviado para a delegação da CIA no Cairo, John trabalhou em Lisboa, onde participou numa ação importante: a detenção de um indivíduo para interrogatório. Mas desde o início da operação que nada corre como planeado e para John as coisas não tardam a tornar-se muito mais do que um momento crucial para a sua carreira. A maneira como ele gere esta crise irá defini-lo enquanto pessoa. 



Este pequeno livro é um conto introdutório para o livro O caso do Cairo (sobre o qual falarei na próxima semana), e como tal trata-se de um livro bastante pequeno que serve, essencialmente para dar a conhecer uma personagem, John Calhoun. Ao vir de oferta com o livro O caso do Cairo, e tendo o nome da nossa capital no seu título, decidi ler de imediato este conto de espionagem, muito pequeno, muito rápido e muito inteligente. 

Sendo um livro tão pequeno, e que tem como objetivo ser uma introdução ao próximo, não quero alongar-me muito. No entanto, é impossível não salientar a inteligência deste livro. Em poucas páginas percebe-se que o autor domina vários conceitos de espionagem e, principalmente, consegue criar um enredo coeso dentro do género, mesmo numa história com cerca de 40 páginas. 

O resultado é um conto muito rápido, que surpreende, que agarra o leitor e que nos faz querer passar de imediato para o próximo livro. Destaque, claro, para a personagem principal, que me pareceu muito interessante, e sobre a qual quero ler mais e, obviamente, ler sobre Lisboa sabe sempre bem. Por fim, num olhar rápido para o enredo, gostei bastante da forma como o autor escreveu e conseguiu criar o suspense necessário mesmo num livro tão pequeno. O história é boa, é coerente, e abre portas para algo melhor no próximo livro, com algumas perguntas a ficarem sem resposta.

Para já não me alongo mais. Na próxima semana lançarei uma opinião mais detalhada ao O caso do Cairo, que é considerado um dos grandes livros de espionagem dos últimos tempos. Para já, fixem o nome do autor. Eu, por agora estou convencido a continuar.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Vou ficar à espera da opinião ao próximo, mas fiquei interessado.

    ResponderEliminar
  2. Quem segue este blog sabe que os livros que lês são quase sempre bons dentro do seu género e este parece-me muito interessante, principalmente se vem grátis com a compra do próximo e serve de introdução acho que a ideia foi muito boa. Também vou esperar pela opinião ao próximo.

    Abraço
    Hug

    ResponderEliminar