segunda-feira, 6 de abril de 2015

ESPIÕES EM PORTUGAL DURANTE A II GUERRA MUNDIAL


Autor: Irene Flunser Pimentel




A espionagem é um dos meus géneros favoritos, já o disse aqui várias vezes, e trata-se de um género em que a realidade consegue ser tão boa quanto a ficção. 

Neste livro regressamos a uma das eras de ouro da espionagem, em que o recrutamento e a traição podia ser feita em qualquer local, por mais banal que fosse. Aqui, a autora foca-se numa realidade que é desconhecida da maioria do público, mas que não é distante do nosso dia a dia.

Durante esta época em que os dois lados da guerra tentavam ter a maior quantidade de informação fiável possível, a espionagm foi o trunfo em muitas vitórias, e o recrutamento era essencial. Portugal, país neutro, teoricamente mais seguro, mas onde muitas pessoas queriam mostrar importância e conhecimentos, foi um centro de espionagem internacional, quer fosse em festas, casinos, bares, hoteis... 

Irene Pimentel tem aqui um trabalho muito interessante, com algus factos inéditos sobre como várias potências mundial olharam e atuaram em Portugal, e também sobre como os nossos serviços de informação se tentaram adaptar a essa realidade, tentando tirar proveito da situação. Pelo meio, várias curiosidades, muitas personalidades conhecidas e um ambiente muito bem conseguido pela autora.

O grande trunfo deste livro é o trabalho de investigação feito. Tendo já lido vários livros dentro do tema, muito do que está aqui escrito não é novidade, mas existem várias revelações e a forma como a narratiava está montada faz a diferença, pois toda a leitura tem uma lógica que nos leva a perceber sem grande esforço, quer seja nos motivos de algo, nos possíveis resultados e no que realmente aconteceu. O resultado final é um livro acessível, apesar de lento em alguns momentos, e que sabe cativar um leitor interessado pelo tema. No meu caso, foi difícil largar este livro, não só pelo que já mencionei, mas também porque se trata de algo que conseguimos visualizar em certos locais do nosso país.

Se gostam do tema este é um livro a ler. Não se trata de uma obra de ficção, mas tambem não é uma literatura puramente académica, sendo o meio termo que poderá agradar a mais leitores. Para mim foi uma leitura muito interessante e que recomendo principalmente porque a autora consegue dar uma imagem global de como a espionagem atuou em Portugal, não se limitando a certos aspetos sem focar outros. Recomendado!

Luís Pinto 

3 comentários:

  1. Olá Luis. Opinião muito interessante. Nunca li nada neste género mas gostava de ler algo em espionagem que fosse assim mais acadámico como este. Acho que vou comprar e ver s me agrada.

    ResponderEliminar
  2. Não tenho dúvidas de que deve ser um bom livro. Já li dentro do estilo que gosto. Vou dar uam vista de olhos. Obrigado pela recomendação. Abraço

    ResponderEliminar
  3. Paulo Fragosoabril 06, 2015

    Boa escolha Luis. Parece-me um livro muito bom para quem goste de curiosidades de espionagem. Sendo em Portugal estou convencido a comprar.

    Boa semana!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.