quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

ANO 2012


O Ano de 2012 chega ao fim e já algumas pessoas me perguntaram sobre qual foi o melhor livro que li este ano. A resposta não é fácil!
Este foi o ano de ler ou reler alguns clássicos, mas também de conhecer novas sagas, novos autores, novos géneros! 2012 fica marcado pelo regresso de Tolkien ao cinema, pelo anunciar de novos filmes Star Wars, pelo regresso de J. K. Rowling, mas também pela enorme quantidade de adaptações de livro que passaram para o grande ecrã... principalmente nas últimas semanas.


Comecei 2012 no blog com a análise a Clube de Combate, e seria imperdoável não estar neste pequeno texto sobre o melhor que li este ano. Poucos livros me marcaram tanto.
 
De seguida fiquei surpreendido com As mentiras de Locke Lamora, com um mundo imaginativo e personagens interessantes, e com John le Carré voltei à grande espionagem com a sua grande obra A Toupeira, mostrando uma vez mais estarmos perante o grande autor da espionagem.

Em fevereiro comecei a ler a saga das Jóias Negras de Anne Bishop, que gostei muito e recomendo a quem apreciar o género ou quiser experimentar. Difícil de começar as primeiras páginas, mas depois foi impossível de parar. 

Mas foi também em fevereiro que li O Mago - As Trevas de Sethanon, e este é, sem qualquer dúvida, um dos melhores livros que li este ano. Se é o melhor que li ou não, é difícil dizer, mas uma coisa é certa: trata-se de uma saga obrigatória na fantasia!

Em março voltei à Ficção-Científica para continuar outra série obrigatória com O Restaurante no fim do Universo, comecei a analisar livros do universo Star Wars e conheci o mundo dos Sete Ducados e as aventuras de Fitz com O Aprendiz de Assassino, tornando-se numa das sagas mais viciantes que já li.


O verão aproximou-se e li Fahrenheit 451, onde Bradbury mostra a sua fantástica criatividade. Entrei nas centenas de páginas de Guerra e Paz e senti a dor que a guerra cria, e as suas injustiças. Deslumbrei-me com a escrita de Philip K. Dick em Blade Runner e captei a filosofia inerente aos seus pensamentos... e poucos autores falaram da condição de mortal, como este autor. 

Em seguida, O Nome da Rosa e até à última página procurei pelo assassino!


Depois veio o aniversário do blog e a grande experiência que foi ler Eu sou a Lenda, e continuo a dizer que poucos, ou talvez nenhum outro livro, demonstrou de forma tão forte, a solidão humana. Simplesmente fantástico!

E no fim do verão, o grande O Hobbit! E para Tolkien já não existem palavras!


Outono à porta e comecei As Brumas de Avalon, notando claramente a sua qualidade com a eterna luta entre religiões... entre a liberdade de mente, e a manipulação das incultas massas! Logo após voltei a Ray Bradbury, desta vez com Algo Maligno vem aí, e a sua escrita mostrou uma beleza única.

 Tempo ainda para regressar ao mundo de Fitz, na nova saga O Regresso do Assassino, e rapidamente se tornou no melhor livro deste memorável personagem! Saga para continuar em 2013!!!


Para o fim do ano mais alguns clássicos: Ana Karenina, com todas as fraquezas humanas, Os Miseráveis, Grandes Esperanças, Norwegian Wood e o mais recente Cloud Atlas, com uma fabulosa mistura entre ciência e filosofia...

sem me esquecer de reler O Jogo Final de Orson Scott Card, que analisei aqui em 2011 e continua a maravilhar-me a cada leitura.

Pelo meio, viciei-me com os livros de James Patterson e a velocidade da sua narrativa.  Fizemos vários os passatempos, tivemos centenas de participações, e muitos livros oferecidos! A todos os que participaram, obrigado!


Foram muitas as opiniões que escrevi este ano. A grande maioria foram de livros lidos em 2012, mas não todos. E outros, que li este ano, apenas terão uma opinião no próximo. Mas, de uma coisa tenho a certeza: tive a sorte de ler excelentes livros e ainda me faltam ler muitas grandes obras da literatura!

Qual foi a melhor leitura? Não sei...
Mas todos estes livros que menciono neste post, deixaram a sua marca.
A todos os que visitaram e deixaram uma opinião no meu blog, o meu obrigado! E que 2013 traga excelentes leituras!

E para vós, quais foram os grandes livros que leram em 2012?







28 comentários:

  1. 2012, Não foi um ano muito "católico" a todos os niveis e isso veio a reflectir-se também nos livros.
    Habitualmente faço a eleição do melhor do ano (desde há uns 10 anos e vou guardando esses registos... antigamente não existia o Goodreads :D)
    Este ano a minha melhor leitura foi sem sombra de dúvida "O Toque de Midas" de Coleen McCullough, não é uma novidade, mas apenas o descobri este ano! é um livro fascinante e inesquecível.
    Não li muitas novidades, pois tentei levar para a frente a minha meta de leitura que não incluia grandes compras.
    Neste ano de 2012, que agora termina tenho ainda de assinalar a leitura de Herança o capitulo final da saga "A Herança" que teimou em chegar, mas posso dizer que foi uma excelente leitura e sem dúvida o melhor da saga.
    Gostei bastante de "O Hipnotista" de Lars Kepler e conto ler "O Executor" neste novo ano.
    Uma grande surpresa e um grande livro foi sem dúvida "A Arte de Matar Dragões" de Ignácio del valle, um excelente livro.
    Li o 9º e 10º volume das crónicas de Gelo e Fogo que não me causaram o impacto dos seus antecessores.
    Inesquecível também a "Trilogia Millenium" de Stieg Larson, 3 livros fantásticos.
    Uma surpresa em Português: "Segredos da praia das Camarinhas" de Clara Correia que li recentemente e gostei muito.

    Foram estes os livros que assiná-lo de uma forma mais positiva.
    Desejo-te Luís e a todos os visitantes do Ler Y Cricar um excelente 2013, que o novo ano nos traga, mais histórias e bons livros para ler.... e criticar.
    Um abraço a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Nuno, peço desculpa só responder agora.

      Falas no Hipnotista, e já ouvi falar muito bem do livro. Via para a minha lista. A trilogia milénio será este ano! O Herança, também terei de ler um dia, mas é provável que antes volte a ler os anteriores livros, pois já não me lembro de muito.

      Feliz 2013!

      Eliminar
  2. Este foi um ano bom e acho que li muita coisa que me surpreendeu pela positiva (apesar de ter lido menos 25 livros que o ano passado) mas os que certamente ficarão marcados são:
    - George R.R. Martin -> continuação da ASOIAF e alguns dos melhores contos de FC que já li!
    - Philip Pullman -> trilogia dos His Dark Materias
    - Robert Kirkman -> Comics The Walking Dead
    - Orson Scott Card -> Talvez do melhor que li este ano a par com o Mago... e ambos por recomendação tua!!
    - Raymond E. Feist -> Saga do Mago
    - Ray Bradbury -> Por ser um verdadeiro mestre!

    Estes foram sem dúvida os melhores mas é complicado deixar Anne Bishop, Juliet Marillier, Terry Pratchett, Suzanne Collins, Ben Bova, Philip K. Dick, Anthony Burgess, Robert A. Heinlein e Douglas Adamas sem pelo menos uma menção honrosa!

    Um grande abraço e um grande obrigado pelas recomendações que foste deixando ao longo do ano! Keep up the good work!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sabicho. Ainda bem que gostaste do Mago e do Jogo Final. São mesmo fantásticos.

      E todos aqueles que falas, merecem, sem dúvida, uma menção honrosa!

      Eliminar
  3. Ola Luís.
    Tenho seguido este blog assiduamente, mas já há algum tempo que não comento nada, penso que desde aquela conversa que tivemos acerca dos livros do George R.R. Martin. Tenho a dizer que já vou quase a acabar "Tormenta de Espadas" e estou a delirar ahah :D
    2012 passou num ápice e os livros que me passaram pelas mãos foram alguns preciosidades outros nem tanto. Como já disse, amei os primeiros 4 livros de Crónicas do Gelo e Fogo e foi uma das melhores apostas que fiz neste ano(acho que foi graças ao Luís que acabei por comprar a colecção). Contudo, estes livros não foram o melhor dos melhores e tenho a destacar outras grandes obras, entre elas: "Anna Karenina"- Tolstoi;"Guerra e Paz" - Tolstoi; "A viagem"- Virginia Woolf; "Crónica do Pássaro de Corda" - Murakami; "Os irmãos Karamázov"- Dostoiévski e, por último, mas não menos importante, "1984"- George Orwell.
    Desejo ao Luís um excelente ano novo 2013 com muitas leituras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Pedro. Peço desculpa por apenas responder agora.

      O Tormenta de Espadas deixa qualquer uma a delirar, penso eu, e é uma excelente rampa de lançamento para o que virá!
      Dos restantes livros mencionados, Tolstoi e Dostoiévski foram génios, e esses livros, fantásticos. Por fim, 1984, um dos meus livros favoritos, que já li várias vezes, está claramente no meu top 10 de melhores livros de sempre. Curiosamente ainda não escrevi uma opinião sobre ele.

      Feliz 2013!!! E fico à espera de mais opiniões!

      Eliminar
  4. Não foi um ano de muitos livros, mas O Mago e O Jogo Final foram dos melhores que li e foram recomendados por ti.

    Obrigado pelo teu espaço que me tem dado tantas recomendações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cardoso! Estou a ver que muitas pessoas gostaram do Mago e do Jogo Final. Ainda bem!

      Eliminar
  5. Foi contigo que conheci o Mago e ainda as aventuras de Fitz. Por isso agradeço-te.

    Também li a triologia Milénio e fico à espera que também leias! é excelente

    e agora vou ler Norwegian wood, As Brumas de Avalon e à Boleia pela Galáxia. Todos recomendados por ti!

    Beijinhos e boas leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vânia. Ainda bem que consegui dar-te algumas recomendações boas. Fico à espera de algumas opiniões!

      Boas leituras!

      Eliminar
  6. Olá!
    Espero vir comentar com mais calma este post, mas agora é para te dizer que tens um selo para ti no meu blog!

    Bjs!

    ResponderEliminar
  7. Grandes leituras da tua parte.

    Eu li bastante literatura russa e graças a ti comecei com o GRRM e O Mago. Fantástico. Também li o Jogo Final e Grandes Esperanças por recomendação tua. Agora vou ler Algo Maligno vem ai.
    E agradeço também teres falado no Prestígio, que também já li e adorei.
    Também li o Uma morte súbita depois de ler a tua opinião e gostei bastante do livro apesar de nada ter a ver com hp.

    De resto li a trilogia Milénio, Carta Branca, A Ilha do Tesouro... e muitos mais. Livro do ano? Talvez O Jogo Final. Se não fosse o teu blog, nunca teria lido o livro.

    Boas leituras para 2013!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gus. Mais um para o Jogo Final!!!

      Boas leituras!

      Eliminar
  8. O que gostei mais foi O mago e Cloud Atlas, recomendados por ti.

    Também gostei muito do o Hobbit e adorei a tua opinião.

    Parabens pelo excelente trabalho. continua!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ricky!

      Três grandes livros, sem dúvida!

      Eliminar
  9. Para mim, e muito graças a ti, comecei a ler Star Wars e estou a adorar. Pena existirem tão poucos em tuga. Também foi por este blog que comecei a série do Assassino e gosto bastante do Fitz.
    De resto foi um ano para ler Harry Potter, Tom Sawyer e jogos de Fome. E foram estes todos os que gostei mais. Não foi um ano de muitos livros, mas foram bons.

    Agora em 2013 vou começar com as Brumas de Avalon que já me convenceste.

    Bom Novo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente pena que não existam mais livros de Star Wars em Portugal.

      Depois quero saber o que achaste das Brumas!

      Eliminar
  10. Eu gostava era de encontrar esse Jogo Final que não há em lado nenhum. Obrigado pela opinião ao Cloud Atlas. Convenceste-me e adorei o livro. Li-o de seguida!

    Agora vou começar com O Mago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tiago.

      sim, digo-te que já recebi vários mails sobre a dificuldade de se encontrar o livro O Jogo Final. Pode ser que com o filme a aparecer, os livro volte.

      Eliminar
  11. Olá Luís
    O melhor de 2012: O Hipnotista foi brutal, a Trilogia das Jóias Negras deixou-me com saudades intensas do Saetan (foi uma surpresa para mim o fantástico puro), a Teoria Geral do Esquecimento (Agualusa) lindo, lindo; O Tempo dos Amores Perfeitos, grande escritor que é o Tiago Rebelo. Guerra e Paz foi o clássico lido em 2012, e 2013 começa com os Miseráveis.
    "Histórias ao telefone",Gianni Rodari, para nunca esquecermos que somos crianças.
    2013 tem definitivamente que incluir o Mago, e em termos de compras vou apostar em completar a aquisição da colecção O Primeiro Homem de Roma da Colleen Mcullough.
    Bom Ano e boas leituras! Clara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara. Tudo bem? Tal como a todos os outros, peço desculpa por só responder agora.

      São mesmo muitas as pessoas que me falam bem do Hipnotista. Vou tentar ler este ano! Começar 2013 com Os Miseráveis é começar com uma enorme tarefa pela frente. Fico à espera de opiniões (Mago incluído)!

      Bjs e boas leituras!

      Eliminar
  12. Ois Luis,

    Vejo que tiveste um ano repleto de boas leituras e graças a ti fiquei com vontade de ler muitos livros que de outra forma me passavam ao lado, como Os Miseráveis, entre outros.

    Quanto aos teus objetivos para 2013, não podia estar mais de acordo contigo em queres apostar na minha escritora preferida, é mesmo a número 1, sem rival até ao momento que é a Colleen Mcullough e essa obra de Romance Histórico ainda é o melhor que li até hoje dentro desse gênero literário ;)

    Bom ano e claro boas leituras

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fiacha. nem vale a pena responder, pois já estivemos muitos minutos a falar sobre o melhor de 2012. Temos é mesmo de fazer uns tops!

      Eliminar
  13. Peço desculpa por apenas responder agora.

    Quero agradecer a todos terem gasto o vosso tempo para deixar aqui um pequeno resumo dos livros que mais gostaram em 2012.

    Muitos ainda não li e vou colocá-los na minha lista! Talvez até os leia este ano!

    Abraços a todos, boas leituras e feliz 2013!!!

    ResponderEliminar
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  15. Olá Luis, também só agora foi possivel vir aqui comentar algo sobre os teus livros de 2012. É de facto dificil decidir qual a melhor leitura ou qual o melhor livro que lemos....
    Mas deixa-me mais uma vez dar-te os parabéns pelas excelentes criticas que fazes e que me entusiasma a ler uns quantos, não será certamente só a mim :).
    A minha opinião sobre 2012 e as minhas leituras podes ver, se quiseres claro em

    http://folhasdomundo.blogspot.pt/p/as-minhas-leituras.html

    Tudo de bom em 2013 para ti e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá caminhante. Também peço desculpa por demorar tanto a responder.

      Vou tratar de ver o teu top de 2012 daqui a pouco!

      Boas leituras e feliz 2013!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.