segunda-feira, 5 de março de 2012

O RESTAURANTE NO FIM DO UNIVERSO


Autor: Douglas Adams

Título original: The Restaurant at The End of the Universe


“A primeira tentação para o leitor mais desprevenido que se cruze com “O Restaurante no Fim do Universo”, julgando tratar-se de um apetitoso livro de culinária pejado de receitas do outro mundo, será entrar em pânico. Eu compreendo: é provável que nunca antes ou depois deste livro, o caro leitor se tenha cruzado com tal torrente de ideias, conceitos, lições de vida e piadas, concentrada em tão poucas páginas.”Excerto da Introdução por Nuno Markl


NÃO ENTRE EM PÂNICO!

O primeiro livro desta saga é uma obra-prima. À Boleia pela Galáxia convenceu-me em todos os sentidos e quando cheguei ao fim queria mais. Agora ao ler este segundo livro vem a confirmação da qualidade do anterior, e o porquê de se tratar de uma das sagas mais famosas da literatura fantástica.

Nesta continuação a intriga adensa-se e a história continua genial. Adams manteve a sua escrita, que encaixa perfeitamente no enredo do livro, e a sua criatividade espantou-me ainda mais. Foram muitas as vezes em que pensei “mas como é que o homem teve esta ideia?” de tão ousada/parva que era. Páginas e páginas recheadas com momentos que me fizeram rir e rir, tanto nos acontecimentos como nos diálogos, mas no fim a sensação é outra: Esta saga tem o seu espaço no mundo literário porque não é apenas uma saga de ficção-científica com o objectivo de nos fazer rir (e reparem que o consegue muito bem), mas sim porque se trata de algo mais inteligente do que parece, pois mostra-nos de forma “parva” como são ridículas algumas das “coisas” que movem o mundo. 
A realidade é que por vezes somos levados por essas coisas, outras vezes agarramo-nos a elas, e consequentemente desperdiçamos a vida. Existe um momento no livro em que um povo se questiona se deve ou não inventar o fogo e acabam por fazer um estudo de marcado sobre como as pessoas usariam o fogo e para quê (claro que a crítica neste caso não está no que fizeram, mas sim no porquê, e terão de ler o livro para perceber).
O que ao início parece apenas um aglomerado de ideias sem sentido, formam um livro de grande crítica social, à qual a política, religião e a estupidez humana, não conseguem fugir. No entanto esta crítica está de tal forma disfarçada que poderá fugir a alguns leitores que não a procurem, porque passamos tanto tempo com um sorriso nos lábios que outras interpretações mais sérias podem ficar pelo caminho.

Há uma teoria, segundo a qual, se todos descobrissem ao certo o que é o universo e porque existe, este desapareceria imediatamente e seria substituído por algo ainda mais bizarro e inexplicável.

Há outra teoria que diz que isto já aconteceu.

Apesar de ter gostado mais do primeiro, principalmente pela sensação de surpresa, de algo novo, este continua genial. Adams conseguiu outra vez! Um livro que nos consegue tirar da nossa vida, deixar-nos sem preocupações, simplesmente a rir com as aventuras destas personagens. Quando acaba, queremos mais! Eu quero mais, porque nunca este livro foi menos do que “extremamente divertido”.
Marvin continua a grande personagem deste livro para mim, sendo cada vez mais algo memorável, com diálogos/monólogos que me fizeram rir e conseguir imaginar cada momento com enorme prazer. Uma criação fabulosa. Aliás, devo dizer que o momento em que Marvin é deixado para trás para enfrentar um robot super poderoso, é um dos melhores momentos que alguma vez li! Um momento de pura genialidade e que todas as pessoas deviam ler!

Resumindo: excelente! Indicado para todos os que apreciem este género ou todos aqueles que queiram ler algo diferente, leve, que nos faça sorrir. Como já disse antes, não vejam o filme, nem a série desta saga. Leiam os livros. Deixem-se levar, apaguem os preconceitos e deixem-se rir. Vale a pena ler e sorrir!


Ainda espaço para dar os meus humildes parabéns à tradução. Num livro onde o mínimo detalhe pode no futuro originar um momento de enorme riso, a tradução tem não só de se manter fiel mas também conseguir transportar o momento cómico para a nossa língua, e esta tradução parece-me muito boa.

19 comentários:

  1. Depois do que escreveste é dificil não dar uma hipotese a este livro. Parabéns. Está muito bom. Vou dar uma vista de olhos.

    ResponderEliminar
  2. Ah. Mais um! Estou a ficar convido. Falas desta saga como se fosse imperdível. vou ver se compro o primeiro que já tinha lido aqui a crítica e fiquei curioso.

    ResponderEliminar
  3. Se perpetua a qualidade do primeiro é um livro a não perder!Convenceste-me=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Li toda a saga em inglês e este é para mim o melhor livro. Uma salva de palmas a este grande autor.

      Luis, sobre a tua opinião. A qualidade do costume. Estiveste muito bem e ler as tuas opiniões dá prazer.

      Eliminar
  4. Quando li a tua primeira opinião sobre esta saga decidi comprar o livro. Só ainda não o fiz porque estou a ver que terei de comprar os restante em inglês. Mesmo assim devo comprar os primeiros dois em pt mas talvez só numa feira ou promoção.

    Uma vez mais o teu texto está excelente e deixou-me com muita vontade de ler o livro. E gostei bastante do exemplo do povo que vai inventar o fogo.

    David

    ResponderEliminar
  5. Rui Carlosmarço 05, 2012

    LI os primeiros dois desta saga e pretendo continuar. Entre o primeiro e o segundo não sei qual gostei mais, mas o certo é que assino por baixo toda a tua opinião Marvin excelente, a crítica está presente e o autor consegue um trabalho fantástico. A tua opinião está muito boa e espero que ajude nas vendas do livro, porque merece.

    ResponderEliminar
  6. Vou comprar! Obrigado!

    ResponderEliminar
  7. Tenho os dois em casa e nunca os li.

    Vi agora as tuas duas opiniões e gostei imenso. Deste-me uma enorme vontade de os ler. Quando acabar a minha leitura actual, dou uma oportunidade a estes livros.

    ResponderEliminar
  8. Acabei de reparar que no site da editora os livros ficam as 19 euros os dois. é praticamente o preço de um livro normal. Acho que vou comprar. fiquei muito convencido com estas duas críticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. esse preço é muito apetecivel. Também vou ponderar apesar de a carteira estar muito apertada.

      Eliminar
  9. Tenho-os cá em casa e sem dúvida que irei lê-los este anos...estava a guardá-los esperançoso que a Saída de Emergência traduzisse os restantes, mas já vi que será muito difícil isso acontecer =\
    Grande crítica...pode ser que se o pessoal que leia esta critíca compre os dois já existentes e a SdE decida continuar a publicação =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pelo que vejo esta saga deve mesmo ser excelente. A editora publicar o resto seria muito bom, mas pelo que o Luis diz isto não vende. em portugal ninguém se quer rir. Estive agora a ver que a editora tem online um pack com os dois livros. Acho que vou apostar nisso daqui a uns tempos.

      Eliminar
  10. Estou de olho nesta saga desde que li a tua opinião sobre o primeiro livro. Os livros são baratos e agora com esta segunda opinião estou decidido a comprar. E também espero que a editora continue com o resto, até para motivar a compra da saga por outros leitores.

    ResponderEliminar
  11. Estou a pensar em rêle-los,já lá vão trinta anos,vai ser uma redescoberta:)

    ResponderEliminar
  12. Tavares The Menmarço 05, 2012

    Gostei mesmo muito da tua opinião e já coloquei o livro da minha wishlist. Parabéns pela crítica. Gostei bastante de todas as críticas que li no teu blog, li quase todas, mas nesta senti que tu próprio fazes um crítica, tal como o autor deste livro segundo o que tu dizes. Parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Não é o meu tipo de livros mas essa parte da crítica social que falas poderá convencer-me. Mesmo assim duvido um pouco mas ou dar uma vista de olhos.

    Sandra

    ResponderEliminar
  14. Vais ler o resto da saga em inglês? estava a pensar comprar esta saga pelo que escreves-te parece boa mas ter metade em portugues e metade ingles não sei se quero. Para já fico à espera da tua opiniao ao resto dos livros.

    E excelente texto da tua parte. parabéns.

    ResponderEliminar
  15. é dificil resistir a estas opiniões e não comprar os livros.
    parabéns. um livro que não conhecia e que parece muito interessante.

    ResponderEliminar
  16. Olá Luis.
    Sou grande admirador da série, mas é pena não haver os seguintes volumes editados por cá.
    Para mim ler em Inglês ainda me faz alguma confusão, portanto pergunto: valerá a pena ler estes livros em Português do Brasil?

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.