terça-feira, 20 de março de 2012

STAR WARS: A Ameaça Fantasma


Autor: Terry Brooks

Título original: Star Wars: The Phantom Menace
 

Ano: 32 BBY (antes da batalha de Yavin)

 
Como disse no post anterior, sou um enorme fã de Star Wars. Vi e revi os filmes, cresci e ganhei um gosto ainda maior pela ficção-científica e pelo Universo graças à saga de George Lucas.
No entanto este primeiro Episódio (o quarto filme a sair mas o primeiro cronologicamente) é o que menos aprecio. A história ainda está muito no início e faltam algumas das minhas personagens preferidas, mas mesmo assim, continua a ser Star Wars!

Este livro ficou a cargo de Terry Brooks, autor conhecido pela saga Shannara, saga que ainda não li. O trabalho do autor em transformar o filme em livro, e não apenas transportar para papel, é bastante aceitável. Ao contrário de outros livros, este não é apenas o enredo do filme passado para papel, mas algo mais.

“ I have a bad feeling about this,” Obi-Wan said after a moment’s contemplation of the planet.

Para que não haja dúvida digo desde já que gostei mais do livro do que do filme. Claro que o filme é espectacular, com muita acção, excelentes efeitos especiais e uma incrível corrida que me deixou de boca aberta quando a vi pela primeira vez. No entanto o livro vai mais longe no que eu gosto verdadeiramente na saga: universo e personagens.
Em primeiro lugar é preciso dizer que tudo o que acontece no filme também acontece no livro, mas o livro ainda apresenta algumas cenas exclusivas e que ajudam a uma melhor compreensão do enredo, universo e também das personagens. Para tal ajuda o facto de os capítulos serem de forma indirecta os olhos e pensamentos de algumas personagens, onde conseguimos aprofundar o porquê de algumas atitudes.

Yoda’s sleepy eyes fixed on him. “Everything. To the dark side, fear leads. To anger and to hate. To suffering.”

A escrita de Brooks é leve e nunca desgastante, mesmo para quem já sabe o que vai acontecer, a leitura é sempre fácil e rápida apesar de apresentar um ritmo mais lento do que no filme, o que é óbvio. Brooks consegue ainda criar o seu próprio ambiente com descrições nos momentos certos sem serem enfadonhas, mas obviamente não consegue transmitir o esplendor gráfico que existe no filme.

De realçar ainda a cena em que Anakin demonstra uma enorme compaixão para com um Tusken Raider (quem tiver visto a saga pode imaginar a surpresa que se tem ao ler estas paginas, sabendo o que acontecerá no futuro), tornando-a numa cena marcante e que infelizmente não apareceu no filme. Outras cenas aparecem nestas páginas, principalmente sobre Anakin, onde podemos vislumbrar um pouco dos seus sonhos, uma capacidade muito importante no futuro.
Existem ainda muitas perguntas que são respondidas neste livro. Qui-Gon demonstra muito mais a sua personalidade, o porquê das suas decisões e o seu passado, juntamente com o de Obi-Wan Kenobi enquanto Padawan. Espaço ainda para dizer que a personagem Jar Jar é a que apresenta mais diferenças em relação ao filme, sendo aqui uma criatura mais inteligente.

“May the force be with you, Annie.”

Numa visão global, quem não tenha visto o filme e goste de ler, poderá começar pelo livro e ficará certamente muito satisfeito, mesmo sendo este o livro mais fraco da saga. Para quem já tenha visto o filme, o livro traz pouco de novo e poderá achar que não vale o dinheiro gasto. No entanto para quem for um grande fã da série, este livro é merecedor de um lugar na estante pois marca o início de uma saga excelente e aprofunda o nosso conhecimento. Star Wars e livros num só? Impossível não gostar!
Como disse antes, melhor do que o filme!

18 comentários:

  1. Portanto está equipara ao filme. O mais fraco dos 6 filmes é também o pior livro...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. É apenas um gosto pessoal, mas foi a sensação com que fiquei.

      Eliminar
  2. Fiquei com vontade de ler a saga... =) Gosto do facto de explorar mais o passado de algumas personagens, como Qui-Gon e Obi-Wan! Sendo uma verdadeira fã da série, não vou poder deixar de ler!!
    Podes continuar com o teu cantinho dedicado ao Star Wars! Que acho que vai ser muito apreciado!
    Só por curiosidade, para mim não é o que filme que menos gosto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana. Então só por curiosidade, que filme gostas mais e qual gostas menos?

      Eliminar
    2. Os que mais gostei foram Uma Nova Esperança,O Retorno de Jedi,A Vingança dos Sith! Esses três são sem duvida os meus favoritos. Também gosto bastante de: O Império Contra-Ataca, e A Ameaça Fantasma. o que menos gostei é o Ataque dos Clones! E os teus Luís?

      Eliminar
  3. Li o livro e concordo contigo em tudo. A parte do Anakin com o Raider é excelente, gostei muito mais do Qui-Gon neste livro e também do Jar Jar.
    E dou-te os parabéns pela crítica e pelas frases que colocaste do livro. Muito bem escolhidas como sempre.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado! Acho que são frases míticas, principalmente "tenho um maus pressentimento em relação a isto", faz-me sorrir sempre que a leio.

      Eliminar
  4. O teu blog desde o primeiro momento que é fantástico, com críticas excelentes, mas agora deste um toque especial ao falares de livros que ninguém falou ainda.
    Estive também a ler a tua opinião sobre o Batalha e adorei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado!
      E o livro Batalha é uma boa aposta da tua parte!

      Eliminar
  5. Também gostei mais do livro, em parte pelo autor, do qual sou fan.

    ResponderEliminar
  6. As frases estão muito bem escolhidas. A opinião sobre o livro está muito boa como sempre e não sabia que o livro existia. Vou dar uma vista de olhos.

    ResponderEliminar
  7. Não sabia que havia vários livros da Saga editados em PT...mas agora fiquei bastante curioso e com bastante curiosidade de ler a Saga! Great Review!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá Sabicho. Não tenho a certeza, mas devem haver uns 10 livros em PT. Na wook deves encontrar isso melhor.
      No entanto a esmagadora maioria são em inglês.

      Eliminar
    2. Já tive a ver o que há em PT disso...da Saga Original não consigo encontra o Attack of the Clones (escrito por R.A. Salvatore) e depois há mais uns one-shots da saga que parecem estar cronologicamente entre o episódio V e o VI...
      Pode ser que na FdL veja se lá estão na banca da EA...

      Eliminar
    3. Sim, procura na feira, pode ser que tenhas sorte. Vou aproveitar que falaste na feira e vou ver se encontro as datas deste ano.

      Eliminar
  8. Excelente iniciativa. Adoro a saga de filmes mas não conheço mais nada. Com as tuas críticas sempre de grande qualidade estou ansioso para ver a tua opinião ao resto do universo Star Wars. Boa sorte. Parece que será um trabalho de muito tempo.

    Também gostei muito das tuas escolhas para frases. Costumas acertar em cheio nas frases e diálogos mais importantes. parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vasco. Devagarinho irei falar sobre a saga. O tempo nunca é muito!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.