terça-feira, 20 de março de 2012

O Universo Star Wars! Um novo cantinho no Blog.

Após alguns pedidos e também muita vontade da minha parte, decidi criar um espaço no blog inteiramente dedicado ao universo de Star Wars!

Star Wars foi desde o início a saga que mais horas me prendeu à frente da televisão e me maravilhou com aqueles seis filmes onde seguimos a vida de Anakin Skywalker. 

Um fenómeno mundial a uma escala não alcançável por qualquer outra saga, Star Wars trouxe para o cinema uma inovação tecnológica em termos de efeitos especiais e uma nova visão sobre o universo como nunca antes tinha sido visto. Claro que a realização não é das melhores e as falhas científicas são tantas que dariam um livro, mas quem é que se interessa por isso ao ver esta saga? 

Frases lendárias, momentos imortais, Darth Vader (considerado o melhor vilão da história do cinema) grandes efeitos especiais, uma banda sonora arrepiante (quem é que não se arrepia quando ouvimos a Imperial March de Darth Vader?), uma história excelente e muitas outras personagens que ficarão para a história, como Yoda, C3PO, Chewbacca, Han Solo, etc...

O que irei deixar neste cantinho do blog é a minha opinião, primeiro aos livros dos filmes e depois irei passar para as centenas de comic books que alargam exponencialmente o o universo Star Wars para um período de mais de 5 mil anos!

A história de Star Wars começa, como podem ver pela imagem, 5 mil anos antes da Batalha de Yavin, (acontecimento de Star Wars Episódio 4, onde a primeira Death Star é destruída), sendo este o ano zero.

Esta imagem representa de forma simples alguns dos momentos mais importantes, no entanto faltam muitos acontecimentos antes dos quatro primeiros episódios que também irei explorar mais à frente.

Para os mais curiosos as datas dos três primeiros episódios são: 

Episódio 1: A ameaça Fantasma - 32 anos antes da Batalha de Yavin
Episódio 2: O Ataque dos Clones - 22 anos antes da Batalha de Yavin
Episódio 3: A Vingança dos Sith - 19 anos antes da Batalha de Yavin

Podem ainda dar uma vista de no mapa da Galáxia de Star Wars onde tudo acontece e onde com um pouco de tempo encontrarão muitas planetas mencionados nos filmes.

Cliquem nas imagens para aumentar!


Para já é tudo. De seguida passaremos aos livros da saga e teremos ainda passatempos!

19 comentários:

  1. "Claro que a realização não é das melhores e as falhas científicas são tantas que dariam um livro, mas quem é que se interessa por isso ao ver esta saga?"

    Acho que qualquer realizador teria dificuldade em trabalhar com algo daquela escala. Quanto ao erros científicos, não existe um único filme de ficção científica sem eles (e mesmo os de outros género...)

    Mas é como dizes, tornam-se irrelevante face à saga. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. completamente irrelevante perante todo este universo

      Eliminar
  2. Darth Vader rula! May the force be with you!

    ResponderEliminar
  3. Excelente. Fico à espera porque só vi os filmes e adorei.

    ResponderEliminar
  4. Grande Ideia... Vou seguir atentamente, pois adoro a saga! Mas apenas vi os filmes... =(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. se algum dia leres algum, quero que me digas o que achaste!

      Eliminar
  5. Não sou só eu que afirmo que este blog é um dos melhores que existe sobre livros. São muitas as pessoas que o dizem e eu estou nesse grupo que a cada crítica tua lê e aplaude a tua opinião e escrita. Sou também um enorme fã desta saga e tenho a vergonha de admitir que nem sabia da existência dos livros.
    A tua opinião tem uma grande peso para mim (para os teus outros leitores) e estou à espera com muita atenção das tuas opiniões a estes livros.

    António.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Apoiado a 100%! Venham lá essas críticas com a excelente qualidade do costume!

      Eliminar
    2. Muito obrigado aos dois!

      Eliminar
  6. Aplaudo e muito a tua iniciativa, pois nunca vi ninguém dar-se ao trabalho de falar sobre esta saga! Parabéns e fico à espera. Sempre que venho aqui a minha carteira fica mais vazia. Tens de ter tento nas tuas opiniões =P

    ResponderEliminar
  7. Como sabes apoio esta iniciativa a 100%!

    Fico à espera de ler as tuas opiniões.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Mm.. tarefa hercúlea... Há sites inteiros dedicados ao tema. Vou manter-em atento a este espaço. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. as opiniões do Luis não falham mas estou a ver muito trabalho pela frente com tantos livros a saírem. Também vou estar atenta, como sempre =)

      Eliminar
  9. Contando com o Expanded Universe, nos 34 anos entre 1978 e 2012 (já nem falo dos Comics) há centenas de novels publicadas. Não usei o termo "hercúleo" de ânimo leve. ;p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já gostei da introdução simples com o mapa e a linha do tempo. Não conheço nada deste universo mas sei que há dezenas e dezenas de novels publicados, quase todos em inglês. Parece-me que o Luis terá aqui uma grande oportunidade de intervalar com outros livros que ande a ler e cheira-me a uma tarefa para anos e não meses.

      Eliminar
    2. Que bom, estarmos de acordo... ;p

      Eliminar
    3. é verdade. Tarefa quase impossivel. Certamente demorará anos pois não deixarei de ler outros livros. O objectivo é falar regularmente destes livros e não exclusivamente, por isso tenho noção que deverá demorar anos.
      Mas conto com o vosso apoio!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.