segunda-feira, 29 de abril de 2019

SEGURANÇA EM REDES INFORMÁTICAS


Autor: André Zúquete



Sinopse: Atualmente, muitas pessoas possuem computadores pessoais ou redes domésticas ligados de forma intermitente ou permanente à Internet. Também as pequenas e médias empresas (PME) investem na ligação das suas redes à Internet, tanto para fornecerem uma interação mais rica com os seus clientes, como para dinamizarem o seu negócio. O certo é que, quer num caso, quer noutro, os utilizadores e os administradores de máquinas e redes ligadas à Internet pouco sabem objetivamente acerca dos riscos de segurança a que estão expostos. 
Este livro, considerado já o clássico da Segurança em português, alerta para os problemas que podem advir na ligação de uma máquina ou rede local à Internet e explica de que forma os problemas podem ser reduzidos ou evitados, como podem ser detetadas e minimizadas as vulnerabilidades existentes e que medidas ativas e capazes de proteção podem ser tomadas quando se interage com ou através da Internet. 
É feita ainda uma introdução alargada, mas acessível, às técnicas criptográficas mais usadas e, em particular, às políticas atuais de gestão de chaves assimétricas e certificados de chaves públicas, que são cada vez mais usadas, mas muitas vezes são desconhecidas ou mal compreendidas. 


Comecemos pelo importante: se procuram um livro em português sobre segurança em redes informáticas/internet, este é o livro a ter. Cada vez mais temos informação nossa espalhada pela internet, quer seja nos nossos computadores, smartphones, pequenos servidores, etc... e usamos todos estes gadgets, todas estas ligações e não nos importamos com mais nada. E depois, de vez em quando, ouvimos histórias sobre celebridades a quem roubaram fotos, ou empresas que perderam dados de clientes ou até documentos importantes. E nós achamos que isto só acontece a pessoas importantes, mas não é verdade.

Neste livro, considerado por muitos como o melhor livro em português para este tema, temos um livro que começa de forma suave e que vai aumentando a complexidade, pois é, realmente, um tema complexo. Posto isto devo dizer que quem não perceber nada de programação ficará um pouco perdido com este livro. É verdade que o autor faz um bom esforço para tornar esta informação em algo que qualquer pessoa possa compreender, mas não é fácil. é um tema que envolve matemática, álgebra, matrizes, algortimos, etc... 

Avancei por este livro tentando perceber o máximo possível, e tentando perceber como seria difícil para uma pessoa sem conhecimentos de informática, perceber este livro. A estrutura do livro está muito bem conseguida, com os temas a chegarem nos momentos certos sem grandes saltos. Claro que com isto, o que temo aqui é um livro lento, mas de outra forma não seria um bom livro para este tema.

A parte final do livro já tem um conhecimento mais profundo, mais complexo e difícil de acompanhar mesmo para um informático. O resultado final é uma leitura que me ensinou bastante e mesmo se esta fosse a minha área, teria mesmo assim ensinado muito. é um livro complexo, lento, mas muito bom a explicar um tema que dificilmente se consegue condensar num só livro, pois é uma área muito vasta.

Se querem começar a perceber como funciona a segurança das redes informáticas, se querem aprender a criar alguma proteção e a detetar riscos e falhas, então este é o livro a ter.

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.