sexta-feira, 16 de março de 2018

150 PERGUNTAS E RESPOSTAS ESSENCIAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PORTUGAL


Autor: Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida



Sinopse: O essencial da nossa História em 150 perguntas e respostas que vão diretas ao assunto. Portugal, um dos países da Europa que há mais tempo fixaram as suas fronteiras, possui uma história fascinante, que merece ser amplamente conhecida e aprofundada, sobretudo por aqueles que são os seus herdeiros - os Portugueses. Descubra factos e curiosidades sobre o percurso lusitano e deslinde dúvidas que arrastava consigo, mas nunca tinha conseguido esclarecer.
Quando surgiram os primeiros humanos no futuro território de Portugal?
. Quando é que houve a primeira crise económica em Portugal?. A dinastia filipina foi uma ocupação de Portugal por Espanha?
. Por que é que o bacalhau entrou na dieta dos Portugueses?
. O que foi o Motim dos Taberneiros no Porto?
. Os Távora conspiraram mesmo contra D. José?
. Que importância teve o movimento Orpheu?
. Que aconteceu na Noite Sangrenta?
. O que foi o reviralho?
. Por que participou Portugal na Primeira Guerra Mundial?
. Salazar era fascista?
. Como é que foi traído Humberto Delgado?
. Sá Carneiro foi assassinado?
. Porque entrou Portugal na zona euro?
. Quem chamou a troika?



Basta olharem para a capa e lerem a sinopse para perceberem o que este livro vos pode dar. A ideia não é propriamente original, mas está muito bem conseguida, sendo uma leitura direta e viciante, com um conjunto de perguntas bem escolhidas e respostas simples o suficiente para o ritmo nunca baixar.

É fácil avançar por este livro, sempre com vontade de saber mais. Sendo um livro pequeno e com o objetivo de ser rápido, não esperem respostas muito aprofundadas nem grandes detalhes sobre o contexto da época. Aqui tudo é explicado de forma simples e direta para que o autor tenha a resposta à pergunta. O trunfo do livro será mesmo isso, dizer o essencial em poucas palavras. Apesar de já ter lido bastante sobre a História de Portugal, existe livro tem várias perguntas para as quais não sabia a resposta, e depois de as ler, senti que sabia o suficiente, sem falhas de contexto ou respostas confusas.

Englobando toda a História de Portugal e até tempos anteriores, achei este livro bastante completo tendo em conta o seu objetivo de ser um livro leve mas que responde a alguams perguntas muito interessantes ou até fundamentais sobre Portugal. Claro que escolher 150 perguntas não terá sido fácil e deveriam existir muitas mais que, provavelmente, os autores consideraram, mas apreciei bastante a escolha, bem "espalhada" pelo tempo e tocando em tms diferentes.
 
No fim do livro é fácil perceber que a grande maioria das perguntas e repostas tocam em momentos realmente importantes e que tiveram impacto na sociedade e no rumo do país. O resultado é um livro rápido e que ensina bastante. Se forem grandes conhecedores da História de Portugal, talvez este livro não vos possa oferecer muito conhecimento, mas se~não e querem aprender mais de forma direta e simples, então este livro pode ser uma escolha muito interessante. Espero que os autores façam o mesmo estilo de livro com outros temas.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário