quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O TERRÍVEL

 
Autor: José Manuel Garcia
 
 
 
 
 
Sinopse: Afonso de Albuquerque, que se tornou célebre pela sua coragem, tenacidade e audácia, é uma das figuras cimeiras dos Descobrimentos portugueses. Também conhecido por O Terrível, conquistou e dominou pontos-chave no oceano Índico através de uma estratégia ambiciosa e de um arrojado conjunto de ações que ampliaram o quadro em que os portugueses se movimentaram no Oriente durante os séculos XVI e XVII, assegurando assim um vasto controlo do comércio de produtos asiáticos, desde o Golfo Pérsico à China.
Mas há muito mais para saber sobre esta figura fascinante da História Universal, que contribuiu para a estruturação de uma importante entidade imperial portuguesa no Oriente - o Estado da Índia. Quem era na realidade Afonso de Albuquerque? Deixou descendência? E quem era Ximena, a "minha moça Ximena", nas palavras do governador? Como se processaram as campanhas militares que permitiram a conquista do Índico e cuja chefia revela estarmos perante um homem invulgar que, com forças limitadas e muitas vezes em inferioridade numérica, conseguiu em ambientes hostis vencer o inimigo, graças a uma boa utilização da sua superioridade tecnológica e estratégica?
 
 
 
Confesso que não conhecia a história de Afonso Albuquerque para lá do senso comum. Esse foi o motivo que me fez ler este livro: conhecer um pouco mais sobre um homem que conseguiu grandes feitos na História do nosso país.
 
O que temos aqui é um livro grande e denso, com toques quase académicos e que poderá ser uma leitura demasiado lenta para leitores que tenham apenas alguma curiosidade no tema. Este é um livro denso, lento e cheio de conhecimento, sendo óbvio o excelente trabalho de pesquisa do autor, não será fácil, ao explorar tão profundamente este tema, tornar a leitura muito interessante a quem não tenha, logo à partida, interesse. Para lermos este livro, teremos mesmo de querer saber mais sobre este homem, e se fizerem a viagem até à última págna, terá valido a pena.
 
Claro que eu teria preferido uma leitura um pouco mais rápida, mas é preciso perceber que este livro não tem como objetivo oferecer algum conhecimento sobre o tema, mas sim muito conhecimento. Como tal, tanto a escrita como a montagem são feitas de forma mais académica, com estruturas óbvias para aumentar a capacidade de compreensão mas retirando impacto para agarrar o leitor.
 
Posto isto, acho que estamos perante um livro muito bom para quem queira realmente aprofundar conhecimentos sobre este tema. O autor explora a personagem, a época, os condicionalismos sociais, morais e religiosos, tais como os políticos, nunca deixando o leitor sentir-se perdido. É este olhar global que ajuda a que o livro seja coerente para que o leitor perceba mais facilmente o porquê de alguns acontecimentos ou decisões. Foi um livro que demorei a ler, mas valeu a pena, principalmente porque era bastante ignorante sobre este tema. Se este tema vos deixar muito curiosos, então este é um livro a ter e que vos dará, penso eu, uma conhecimento muito completo sobre o mesmo. Recomendado.
 
Luís Pinto
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.