terça-feira, 14 de março de 2017

O NOVO CZAR


Autor: Steven Lee Myers

Título original: The new Tsar





Sinopse: Biografia sobre Putin que permite compreender de que modo o presidente da Rússia se tornou uma das ameaças mais graves para a segurança americana. O seu percurso épico desde a obscuridade da espionagem até ao poder revela as origens de pobreza extrema em Leninegrado, a sua ascensão no KGB, a sua consolidação política e a sua posição nos acontecimentos mais marcantes - o 11 de setembro, a guerra da Rússia na Geórgia em 2008, bem como a anexação da Crimeia e o conflito em curso na Ucrânia. Apesar do apoio do povo russo, o novo czar é tão temido quanto detestado a nível internacional



Este é o terceiro livro que leio sobre Vladimir Putin, e é claramente o melhor. Porquê? Porque é o mais imparcial. Mas vamos por partes. O que distingue este de outros livros está no facto de não ser claramente a favor ou contra o Presidente russo.

O que temos aqui é um livro bastante grande, resultado de uma investigação bem feita e que tenta olhar para toda a vida de Putin, sempre de forma o mais imparcial possível. Aliás, este é para mim o grande trunfo do livro: o de deixar o leitor pensar, questionar e retirar as suas próprias opiniões, sem ser esmagado pela opinião do autor. Graças a esta mentalidade, é mais fácil perceber o quanto o livro nos consegue explicar as motivações e o porquê de muitas das decisões de Putin durante todos estes anos.

Outro aspeto muito interessante está no facto de o autor explorar a própria História do país para explicar muito do que Putin fez, ou de como conseguiu fazê-lo. Ficamos com uma imagem bem clara do que é a sociedade russa, dos seus medos, objectivos, de como olham para o futuro e o que esperam dos políticos que governam o país. E como tudo isto se torna mais fácil, mesmo para quem não conheça a realidade russa (social, económica, religiosa ou política), perceber muito do que Putin fez, mas principalmente como os russos observam as suas decisões.

Com uma escrita simples e uma narrativa bem elaborada, o autor dá os detalhes certos nos momentos certos. Nunca me senti perdido na leitura e mesmo já tendo lido outros livros, acho que este foi o mais completo que li até agora sobre Putin, pois consegue explorar as várias fases da vida que moldaram este homem.

É verdade que é um livro grande e apenas será interessante para quem tenha curiosidade pelo assunto, e o facto de ser bastante grande poderá levar alguns leitores a intervalarem com outro livro, mas o que vos posso dizer é que para mim foi uma leitura muito interessante e com bastante qualidade, principalmente pela maior imparcialidade que já antes mencionei.

Se ao lerem a sinopse do livro, sentirem algum interesse, então este é um livro que aconselho.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.