quarta-feira, 22 de março de 2017

AS INSDÚSTRIAS DO FUTURO


Autor: Alec Ross

Título original: The Industries of the future




Sinopse: Este livro analisa as indústrias que serão a força motriz dos próximos vinte anos de mudanças profundas na economia e na sociedade.
Os capítulos estão estruturados em torno das indústrias-chave do futuro - robótica, ciências da vida avançadas, codificação do dinheiro, cibersegurança e big data -, bem como dos contextos geopolíticos, culturais e geracionais a partir dos quais estas indústrias estão a nascer. Alec Ross selecionou-as não só pela importância que têm em si, mas também porque simbolizam as tendências globais mais abrangentes de um mundo que se verá confrontado com uma necessidade extrema de adaptação, face à mudança relativa ao modo como trabalhamos e vivemos e ao impacto disso mesmo, tão grande quanto desigual, nos nossos meios de subsistência e nas nossas vidas. Se no século XX a linha de separação dominante entre os sistemas políticos e os mercados percorria o eixo que dividia a esquerda da direita, no século XXI essa linha de separação situa-se entre aqueles que possuem modelos políticos e económicos abertos e aqueles que estão fechados. Neste sentido, AS INDÚSTRIAS DO FUTURO é sobretudo um livro acerca da competitividade e daquilo que é preciso para as sociedades, as famílias e os indivíduos prosperarem a partir do fortalecimento do seu recurso mais crítico: as pessoas.



O mundo está cada vez a andar mais depressa, todos os dias, sem parar. Este livro é sobre algumas tendências, sobre como algumas áreas deverão evoluir, quase sempre tendo como base sistemas sociais ou financeiros. Quais são as tendências, o que influencia as massas, para onde vai o dinheiro com os grandes nomes cada vez mais a globalizarem tudo?

Com uma escrita simples o autor aprofunda conceitos financeiros e sociais que fizeram a diferença nos últimos anos e que estiveram na origem do sucesso de algumas empresas e conceitos que tiveram um sucesso estrondoso na nossa sociedade nos últimos anos. A isso, o autor junta uma análise interessante sobre a influência da internet e para onde nos leva a globalização e o acesso instantâneo a tudo o que nos rodeia, desde informações ou serviços.

Com tudo isso como base, o autor perspectiva o que nos espera e como nos devemos adaptar, pois é isso que o mundo está actualmente a fazer a cada instante… adaptar-se a tudo. Gostei da forma como o autor consegue tratar de todos estes temas de forma simples que levarão qualquer leitor a perceber tudo o que é preciso, mesmo sem ter conhecimentos prévios sobre estes temas. O livro está bem estruturado, com o autor primeiro a dar as bases necessárias e depois a começar a aprofundar certos temas tendo o leitor já o conhecimento necessário para que deixem de existir dúvidas e a leitura se torne mais rápida.

É claramente um bom livro, mas focado naqueles que apreciem o tema. Não existe muito mais que possa dizer sem começar a revelar conceitos e ideias que o leitor deverá ganhar durante a leitura. Se olharam para a sinopse e ficaram com interesse, então esta é uma boa leitura.

Luís Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.