quinta-feira, 22 de outubro de 2015

TRONO DE VIDRO


Autor: Sarah J. Maas

Título original: Throne of glass




Sinopse: Numa terra em que a magia foi banida e em que o rei governa com mão de ferro, uma assassina é chamada ao castelo. Ela vai, não para matar o rei, mas para conquistara sua própria liberdade. Se derrotar os vinte e três oponentes em competição, será libertada da prisão para servir a Coroa com o estatuto de campeão do rei - o assassino do rei. O seu nome é Celaena Sardothien. O príncipe herdeiro vai provocá-la. O capitão da Guarda vai protegê-la. Mas um halo maléfico vagueia no castelo de vidro - e está lá para matar. Quando os seus concorrentes começam a morrer um a um, a luta de Celaena pela liberdade torna-se numa luta pela sobrevivência e numa jornada inesperada para expor um mal antes de que este destrua o seu mundo.




Esta saga, que contará com seis livros, está a ser um verdadeiro fenómeno internacional, com excelentes críticas e uma legião de fãs que não para de aumentar. Apesar de ser um livro claramente focado no público feminino, decidi ler este primeiro livro para perceber o porquê deste fenómeno.

Após ler, duas coisas são claras: este é mesmo um livro focado no público feminino, apesar de qualquer leitor masculino também poder apreciar, e também é um facto de que é a personagem principal que agarra o leitor ao livro durante todas estas páginas.

Mas comecemos pelo início. O livro começa de forma lenta, mesmo sendo óbvio que estamos perante um livro que terá muita ação. As personagens são apresentadas de forma inteligente, temos a sensação de que os estamos a conhecer aos poucos, e o mundo começa a revelar-se. Passando essa primeira fase, a ação começa a aumentar, muito graças a algumas personagens que oferecem toda a sua paixão ao enredo, sendo o motor que acelera os momentos mais parados. Pelo meio existe um desvendar do mundo desta saga e que me agradou.

Mais ou menos a meio do livro a escrita da autora começa a mudar, tornando-se mais apaixonada, mais emotiva, ajudando o leitor a criar os laços necessários com a personagem principal, e serão esses laços que nos levam a continuar. É assim que o livro se torna viciante.

Todavia, nota-se que a escrita ainda está numa fase de aprendizagem. Existem alguns momentos em que a autora não explora da melhor forma, não aproveitando a sua imaginação. Para além disso, existem diálogos que ainda não fazem sentido, ficando com perguntas no ar, quase parecendo incoerente. Este é um problema que alguns primeiros livros têm nas suas sagas, pois ao darem algumas respostas, parece que estamos perante um livro ao qual falta coesão ou que demonstra alguma ingenuidade da autora. Todavia, no início ainda é difícil perceber até que ponto tudo isto não está pensado pela autora, e como tal será interessante ler os próximos livros.

Agradou-me as personagens, agradou-me o enredo e apenas tenho pena que a trama que está por detrás, e que será claramente a base da saga, aqui não tenha sido muito explorada. O início, tendo em conta que faltam alguns livros, é viciante, é emocional e é claramente focado ao público feminino que queira uma leitura rápida e emocionante. É fácil perceber o fenómeno, é fácil perceber que venderá muito e terá muitos fãs. É fácil perceber que se poderá tornar num filme dentro de alguns anos se a tendência caminhar neste sentido.

Sem revelar momentos do enredo torna-se difícil opinar mais sobre o livro, mas o óbvio é o seguinte: a autora está a evoluir durante todo o livro, tem muitas respostas para dar, e sabe qual o público alvo que irá agarrar. Para já, esta foi uma leitura rápida e interessante sem conseguir ser ainda fantástica, ficando a faltar os próximos livros para perceber qual o caminho que será percorrido.

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Ah Luís prepara-te para o segundo, é muito melhor ;)

    Excelente opinião mais uma vez!

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Estou curioso para ler. Agora deixaste-me com mais vontade!

    Bjs e boas leituras!

    ResponderEliminar
  3. Já li e adorei, concordo com a tua opinião, que mais uma vez foi muito boa!
    Sabes que mais? Mortinha por ler o 2º :D

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.