terça-feira, 20 de outubro de 2015

PROCURAR JESUS


Autor: David Gibson & Michael McKinley

Título original: Fiding Jesus




Sinopse: PODERÁ UM FRAGMENTO DE PAPIRO REVELAR NOVAS VERDADES SOBRE A VIDA DE JESUS?
Jesus de Nazaré, o homem mais famoso da História, venerado por milhões de pessoas em todo o mundo, partiu sem deixar vestígios físicos da sua existência. Ou será que deixou? A sua vida e morte são tema de grande debate há dois mil anos, mas existem agora novas evidências de um tempo distante que podem desvendar os segredos da sua existência.
Esta obra apresenta um novo olhar sobre o homem que mudou o curso da história, dando-nos a conhecer seis relíquias misteriosas que procuram provar a existência de Jesus. A origem desses artefactos é explorada através de uma investigação arqueológica rigorosa que utiliza as mais recentes técnicas científicas para determinar a sua autenticidade.
São também exploradas as vidas de João Batista, Maria Madalena e Judas Iscariotes, numa tentativa de entender o que as pessoas mais próximas de Jesus nos dizem sobre esta figura fascinante.



É, sem dúvida, a personalidade mais famosa da História da Humanidade, sendo o exemplo a seguir numa das mais poderosas religiões do mundo, seguida há mais de dois mil anos. A história de Jesus mudou a Humanidade, moldou-a, e ainda hoje, levados pela fé, muitos de nós acreditamos na sua existência, nas suas palavras, nos seus ensinamentos.

Sendo, claramente, um livro para um crente, a verdade é que qualquer não crente poderá ter aqui uma leitura interessante sobre um tema tão importante, e por vezes tão fraturante. A existência de Jesus é uma das questões mais importantes que nos rodeiam, e a falta de provas aumenta a fé de uns e diminui a de outros.

Pessoalmente vejo dois grande trunfos neste livro: a sua montagem e a sua escrita. Começando pela montagem, estamos perante uma narrativa que explora certos temas nos momentos certos. Nunca nos perdemos entre teorias e provas e conseguimos seguir o caminho que os autores desejam, dando novas informações nos momentos certos para que se perceba, mas principalmente para que a vontade de ler continue.

O segundo trunfo está na escrita, bastante simples, bastante objetiva, e que consegue manter um equilíbrio interessante entre um olhar mais de fé e outro mais científico e pragmático sobre um tema tão delicado e que pode chocar sempre com as opiniões dos leitores. Por vezes tende para um lado, por vezes para outro, mas na maioria do seu tempo é simplesmente objetivo e simples de se perceber.

Não existe muito mais que se possa analisar neste livro sem começar a desvendar alguns factos que devem ser lidos. Quem apreciar o tema, terá aqui uma leitura envolvente, mas que não sendo viciante na sua totalidade, consegue ser abrangente e inteligente. Estamos perante um livro bem pensado, com um notório estudo exaustivo sobre o tema.

Não é um livro para qualquer leitor. É preciso ter vontade para explorar o assunto e é preciso estar curioso e com mente aberta. Se apreciam este tema e ficaram curiosos com a sinopse, então é um livro a ler.

3 comentários:

  1. Uma opinião interessante e sem revelações. Gostei e fiquei interessada. Parabéns.

    Joana

    ResponderEliminar
  2. Catarina Araújooutubro 20, 2015

    Gostei bastante desta opinião e desta escolha de leitura. Gosto bastante do tema e vou tentar compra-lo ainda este mês. Parabéns pelo texto e pela escolha.

    ResponderEliminar
  3. Patrícia Almeidaoutubro 22, 2015

    Excelente opinião. Parabéns, como sempre em grande nível.

    Continuação de bom trabalho com estas excelentes escolhas e opiniões muito boas.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.