segunda-feira, 10 de maio de 2021

COMO EVITAR UM DESASTRE CLIMÁTICO


 

Autor: Bill Gates

Sinopse: Neste livro necessário e factual, Bill Gates traça um plano prático, abrangente e acessível, mostrando-nos de que maneira o mundo pode eliminar as emissões de gases com efeito de estufa, a fim e a tempo de evitarmos um desastre climático.
Bill Gates passou a última década a estudar as causas e os efeitos das alterações climáticas. Com a ajuda de peritos no domínio da física, química, biologia, engenharia, ciência política e finança, procurou saber o que tem de ser feito para que o planeta não caminhe em direção a uma catástrofe anunciada. Neste livro, além de explicar porque temos de alcançar a neutralidade carbónica, o autor apresenta-nos os passos concretos fundamentais para o êxito desse objetivo.
Oferecendo-nos uma visão esclarecedora dos desafios que nos esperam e apoiado no seu vasto conhecimento em matéria de inovação e do que envolve lançar novas ideias no mercado, Bill Gates indica-nos as áreas em que a tecnologia está a ajudar-nos a reduzir emissões, onde e como podemos tornar a tecnologia atual mais eficiente, onde são necessárias novas soluções, e quem se encontra já a desenvolvê-las. Por fim, o autor dá-nos conta do seu plano, um guia prático e concreto para alcançarmos a neutralidade carbónica, sugerindo não só as políticas que os governos devem adotar, mas o que nós, indivíduos, podemos fazer para nos mantermos todos, incluindo os nossos líderes, responsáveis pelo êxito desta missão crucial.
Alcançar a neutralidade carbónica será tudo menos fácil, porém, se seguirmos o plano traçado ao longo destas páginas, é um objetivo que se encontra certamente ao nosso alcance.


É um dos temas mais falados dos últimos anos, e só não é mais porque estamos em pandemia. O tema dos possíveis desastres climáticos que iremos enfrentar tem ganho cada vez mais peso e mais atenção por parte de todos apesar de ainda faltar fazer-se muito no sentido de realmente os evitar.

Nesse aspeto um dos nomes mais sonantes nesta luta e na tentativa de alertar, tem sido Bill Gates, o homem que criou a Microsoft. 

O que mais me agradou neste livro foi a sua escrita simples. Bill Gates tenta chegar a qualquer leitor, tanto o que percebe bastante do tema, como o que não percebe, e a mensagem é passada de forma clara e objetiva. Como isto o que temos é um livro que facilmente percebemos e que facilmente nos leva a questionar. A questão não passa por se acreditamos em tudo o que ouvimos, mas sim em ler e questionarmos e percebermos o porquê desta discussão. E, após estarmos convencidos, percebermos o que deve ser feito. 

A questão interessante deste livro é a forma como está estruturado, pois estamos a falar de um problema global mas que precisa de ações globais e que muito irão afetar a nossa forma de viver se forem tomadas medidas mal pensadas ou precipitadas. E é essa visão macro e bem sustentada que Gates tem oferecer aqui. Isto é um caminho de pequenos passos que farão a diferença e a forma como o livro está escrito e montado é exatamente igual, dando conhecimento aos poucos e soluções sempre que necessário.

O resultado final é um livro muito interessante, que ensina bastante e que, tal como esperado, nos abre um pouco os olhos e nos diz o que todos teremos de fazer, desde cidadão até governante, para evitarmos o pior para as gerações futuras.

Luís Pinto


5 comentários:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.