quarta-feira, 6 de maio de 2015

A PROMESSA


Autor: Jodi Ellen Malpas

Título original: Promised




Sinopse:  Livy repara nele no momento em que entra no café. Ele é deslumbrante, imponente, com uns olhos azuis tão penetrantes que ela mal dá conta do pedido. Quando sai pensa que nunca mais voltará a vê-lo. Até que descobre a nota que deixou no guardanapo, assinado «M».
Tudo o que ele quer é uma noite para a amar. Sem ressentimentos, sem compromissos, apenas prazer sem limites. Olivia e Miller. São tão diferentes como o dia da noite. O desejo entre eles é inegável.
Ele é distante, agradável e misterioso: sabe sempre o que quer e o quer é Livy. Ela é doce e atenta, uma jovem dos dias de hoje. Deseja ser feliz e amada, mas quando Miller entra na sua vida apercebe-se que perdeu o controlo sobre si própria e sucumbe à paixão desenfreada.
Livy deve ouvir o coração ou a razão?
Ela sabe que para o ter de corpo e alma terá de enfrentar os segredos obscuros de Miller, mas também receia que isso lhe traga consequências devastadoras
.



Dentro do género erótico este é, provavelmente, o livro que já li com a pontuação mais alta no Goodreads. No entanto, não comecei a leitura com grandes expectativas, pois a sinopse pareceu-me apenas mais do mesmo: uma rapariga apaixona-se por um homem deslumbrante, e provavelmente rico, que tem um grande segredo. E a verdade é que é essa a base do livro, levando, devido ao grande número de livros lançados no género, a um enredo que não surpreende nem tenta fugir do que já foi lido noutras obras. Então o porquê de uma classificação no site de referência de livros?

A verdade é que a leitura é agradável dentro do seu género. Existem momentos de erotismo, sem exageros, sem a sensação que estão colocados no meio do enredo sem uma continuidade. A isso junta-se uma escrita simples e direta. A autora não foge muito ao foco principal da história e assim o ritmo é sempre elevado. Para além disso, as personagens são o foco e é aqui que estão as surpresas, porque num enredo que parece bastante óbvio, são as personagens que nos irão surpreender com os seus passados, escolhas e traumas. 

Por isso, os dois personagens principais são os trunfos do livro, tornando fácil levar o leitor a continuar a ler. O resultado é uma leitura rápida e agradável para todos os que apreciem o género. No meu caso, que não sou um grande fã, talvez devido ao facto de a grande maioria destes livros não surpreenderem, agradou-me ver duas personagens que em certos momentos fogem do habitual quando menos se espera.

Sendo o primeiro livro que leio da autora, não posso afirmar se este livro agradará particularmente aos seus fãs, ou se estas páginas fogem ao que a autora costuma escrever, mas, para quem não conhece a autora, fica a sensação que estamos perante uma escritora que cria personagens interessantes num género onde nem sempre tal acontece. Rápido e leve, este é um livro para os fãs do erotismo literário e apesar de não revolucionar nada no género, consegue oferecer uma leitura agradável a quem procure este tipo de leitura. E talvez seja pela sua simplicidade e algumas surpresas, que este livro tem uma pontuação tão alta. Se gostam do género e querem uma leitura rápida e suave com alguns momentos de suspense, olhem para este livro.

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Vou ler este livro porque gostei da tua opinião e depois digo-te se gostei.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. Paula Cruzmaio 11, 2015

    Também fiquei curiosa com este livro porque não conheço a autora mas falas aqui de coisas que me agradaram bastante.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.