terça-feira, 16 de outubro de 2012

ALGO MALIGNO VEM AÍ

Autor: Ray Bradbury

Título original: Something Wicked this Way Comes


Este é o 3º livro que leio do autor Ray Bradbury e a qualidade continua presente. Este é um livro fantástico, e no entanto, não será para qualquer leitor.

Com uma escrita rica, quase poética, Bradbury hipnotiza-nos com uma narrativa cheia de significados. Este é talvez o grande trunfo deste livro: a forma como Bradbury escreve. Diferente em muitos aspectos da escrita de outros livros seus, aqui cada frase pode apresentar vários significados, com as mais diversas palavras a serem aquilo que o leitor deseja ler. 
Os mais jovens conseguirão imaginar toda a fantasia, toda a magia desta feira do Senhor Dark, enquanto os adultos poderão perceber melhor o significado da luta que este livro é.
E que significados são esses? Eu senti o medo e as inseguranças das personagens, a incerteza e a necessidade de criar algo que perdure, a busca sobre quem realmente somos, a necessidade do jovem rapaz em descobrir algo. Outros, certamente, conseguirão ver estas personagens de forma que a mim me escaparam.  

A história mostra-nos Will e Jim, dois rapazes inseparáveis, e ainda mais importante, dois extremos que se unem e completam. Um impulsivo, outro não. Um ambicioso e sonhador, o outro não... Um atento, o outro não. Numa noite a feira chega. Senhor Dark mostrará aos rapazes, tal como Bradbury nos mostra a nós, as maravilhas e os truques que hipnotizaram gerações, e como se de um próprio truque de ilusionismo, o leitor vê-se embrenhado num mundo de esplendor gráfico e onde cada coisa poderá, ou não, ser o que julgamos... e vemos que o livro é apenas uma extensão da própria história, tal como em O Prestígio, onde o livro é também um truque de magia, tal como os seus acontecimentos.

A história é dada envolta em mistério e narrada como se fosse um simples murmurar, como qualquer história de mistério deve ser contada. As personagens são complexas e provavelmente não terei captado tudo o que Bradbury disse sobre cada uma delas, pois, uma vez mais, a sua narrativa enche-se de belos significados e poderosas metáforas que levará, cada leitor, a completar as próprias personagens com a nossa imaginação.

Mas acima de tudo, este livro é a luta do bem contra o mal, da liberdade contra a imortal opressão, é a luta entre a felicidade e a apatia desprovida de sentimentos. Essa é a luta que cada personagem irá travar enquanto se conhece a ela própria, pois é nos piores momentos que nos conhecemos. É perante os sonhos que vemos o que estamos dispostos a sacrificar, e é ao enfrentar a morte que damos valor à vida. E no fim... este é o livro que nos manda sorrir, que nos obriga a tal, porque apenas assim seremos felizes, e porque apenas assim estaremos realmente vivos. E porque apenas sem ódio poderemos realmente criar um mundo melhor. Esta foi a mensagem que vi neste livro.

Uma verdadeira surpresa pela sua tremenda qualidade, principalmente na prosa de Bradbury, e que agarra qualquer leitor que aprecie tal narrativa, e mesmo não sendo o meu livro favorito do autor, é uma obra marcante.
Como disse, não é um livro para qualquer leitor, pois a forma como Bradbury divaga pelas sensações do ser humano, podem tornar-se um entrave para quem queira um ritmo alto, que este livro não tem. Mas quem gostar da exploração profunda do que nos rodeia e torna humanos, num mundo incrivelmente belo, terá aqui um excelente livro.

10 comentários:

  1. Olha, fiquei mesmo muito surpreendida com esta tua opinião. Não conheço o livro apesar do autor ser tão famoso. Vou estar em cima do livro!

    ResponderEliminar
  2. Muito interessante esta sua opinião. Parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Fantástico texto, mesmo muito bom. Fiquei muito curiosa!

    ResponderEliminar
  4. Grande texto, novamente. Gosto muito do Bradbury e já ia comprar este livro mesmo sem a tua opinião. Mas agora ainda fiquei mais curiosa de ler essa prosa de que falas.

    ResponderEliminar
  5. A tua opinião está mesmo muito boa, mas não sei se este será o livro ideal para mim. Mas também fiquei curiosa e vou procurar no goodreads. Parabéns e continua!

    ResponderEliminar
  6. Mais um texto sublime por parte do Luís. Parabéns. Li este livro há muitos anos, numa versão inglesa e apaixonei-me pelo livro. A sua opinião está muito perto do que senti e até fiquei com vontade de o voltar a ler.

    ResponderEliminar
  7. Ah! ainda hoje estive a olhar para ele!

    ResponderEliminar
  8. Mais um artigo fantástico da tua parte. Ainda não lhe pus os olhos em cima mas vou procurar na bertrand.

    ResponderEliminar
  9. Obrigado a todos pelos comentários! O tempo tem sido curto para responder a todos!

    ResponderEliminar
  10. Não tens de agradecer. O texto está fantástico!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.