terça-feira, 21 de novembro de 2017

A HISTÓRIA DA ESPIONAGEM E O MUNDO DOS SERVIÇOS SECRETOS DE INFORMAÇÃO

 
Autor: John Hughes-Wilson
 
 
 
 
Sinopse: Em A História da Espionagem e o Mundo dos Serviços Secretos e de Informação, John Hughes-Wilson apresenta-nos a história da espionagem - desde as suas ori­gens bíblicas até ao estado de vigilância da era digital em que vivemos - e levanta o véu de secretismo desse mundo misterioso e obscuro. A espionagem e os serviços secretos e de informação sempre estiveram e continuarão a estar, para o bem ou para o mal, no epicentro dos grandes acontecimentos mundiais. Neste livro vai conhecer as razões por que certas decisões foram tomadas, analisar os numerosos sucessos obtidos, mas igualmente aos erros, mentiras e disparates cometidos pela «Inteligência» (cuidadosamente escondidos do contribuinte que pagou por eles). 
O autor revela o que realmente sucedeu nos bastidores do mundo dos serviços de informação e secretos durante alguns dos mais conhecidos acontecimentos militares que afetaram as nossas vidas. Focando-se com mestria em algumas questões e incertezas dos espiões e da espionagem humana, como por exemplo:
 · A Guerra Fria e como se tornou numa guerra de espionagem eletrónica;
 · A revolução técnica que começou com o uso do reconhecimento fotográfico na Primeira Guerra Mundial;
 · Como a espionagem de comunicações deu à América uma das suas maiores vitórias;
 · Como o Wikileaks realmente aconteceu;
 · Teria o 11 de Setembro sido evitado se as agências secretas ame-ricanas pós-Guerra Fria se tivessem adaptado à nova realidade do terrorismo internacional?
 
 
 
Sendo um grande apreciador deste tema, não poderia deixar este livro "passar" sem o ler. Criado a partir do conhecimento de um famoso perito do tema, este é um livro grande, denso, que demora a ser lido, e que é, provavelmente, o melhor livro que li sobre o tema. Completo, simples, cativante, poucos livros exploraram tão bem como os serviços secretos funcionam, o que já fizeram, o que não conseguiram fazer.
 
Começando por explorar como os serviços de inteligência começaram a surgir, quais os grandes líderes que os usaram com maior proponderância ou eficiência, que efeitos tiveram e muitas das mais importantes batalhas da História. Gostei bastante da forma como o autor abordou o assunto, sem grande aprofundar numa fase inicial, apenas o necessário para qualquer leitor perceber o peso que é ter informação sobre o inimigo. Com esta estratégia, o livro acelera e torna-se muito cativante para quem gostar do tema.
 
Numa segunda fase, o autor começa a explorar como costumam estar estruturados e como funcionam os serviços de espionagem. Enquanto vai explorando o tema, o autor dá vários exemplos históricos de algo qeu se enquadra com o que está a explicar, tornando assim mais fácil perceber-se alguns dos possíveis impactos. E é com esse foco, do que se fez e do que poderia ter sido feito, que o livro avança.
 
Apesar de ser uma leitura densa num livro grande, a verdade é  que o li bastante depressa. Gosto bastante do tema e apesar de já ter lido muito sobre o assunto, aprendi muito com estas páginas. Bem estruturado e simples de se perceber, sempre contextualizado e sem problemas em aprofundar certos temas, este livro é provavelmente o melhor que li sobre o tema. Se este tema vos interessa, este é um livro a ter, sem dúvida!
 
Luís Pinto
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.