segunda-feira, 28 de março de 2016

OS AMBICIOSOS


Autor: Michelle Miller

Título original: The Underwriting



Sinopse: Todd, Neha, Beau e Tara são jovens e ambiciosos. Todd é um promissor lobo de Wall Street; implacável e sensual, é um líder nato. Neha é tímida e reservada em todas as áreas da vida exceto uma: o trabalho. No extremo oposto está Beau, o bon vivant oriundo de boas famílias que nunca teve de se esforçar por nada. Por seu lado, Tara parece ter tudo: é atraente, inteligente e perfecionista, mas paga com solidão o preço de uma carreira exemplar. Juntos - acreditam - vão conquistar o mundo. A oportunidade surge com uma nova aplicação social – a Hook – que promete revolucionar os encontros amorosos. Todas as empresas de Wall Street querem representá-la mas são os quatro amigos que conseguem o negócio. O único senão: têm apenas dois meses para o concluir. Um prazo quase impossível de cumprir. O que se exige é nada menos do que dedicação e exclusividade totais. Durante dois meses de claustrofóbica proximidade física e emocional, as relações entre eles serão postas à prova, a sua ambição testada ao limite.Mas no mundo vertiginoso e implacável de Wall Street onde nada é o que aparenta ser, a misteriosa morte de uma estudante universitária vai desencadear uma espiral descontrolada de acontecimentos. Poderá este crime estar relacionado com a tão badalada aplicação? Os quatro jovens estão perante o negócio de uma vida. Até onde irão para o defender?



Este é um livro sobre como o dinheiro nos pode mudar. Os ambiciosos apresenta um enredo focado em Wall Street e outros locais onde a economia mundial se gere e dinheiro voa em várias direções. Numa linguagem direta a autora foca-se na vida de alguns profissionais de Wall Street, e é aí que está o centro do enredo, para minha surpresa.

Quando o livro acabar, a grande maioria dos leitores não terá criado grande ligação com os personagens. A autora aprofunda traumas, manias e excentricidades de alguns homens que vivem uma vida onde o dinheiro lhes abre portas. Mas com o dinheiro aparece sempre o risco, e o livro foca-se, e bem, nos desafios profissionais destes personagens e nos riscos familiares que a profissão tem.

A isto junta-se uma narrativa rápida com a autora a tentar simular uma sensação de adrenalina constante, quer no trabalho, quer nos momentos diversão. Existem ainda sub enredos interessantes, como algumas investigações e problemas pessoais, mas a autora não nos deixa ficar demasiado tempo sem sentir a adrenalina da pressão do negócio.

Com personagens diferentes e que estão num mundo financeiro e social à parte, é difícil criar ligações, o que poderá levar alguns leitores a não apreciar totalmente o livro. No entanto, aqueles que aceitarem esta realidade, que todos sabermos existir, terão aqui uma leitura compulsiva. O enredo arrisca em alguns momentos, surpreende numas páginas, torna-se óbvio noutras, mas no geral é uma leitura bastante viciante do início ao fim, pois queremos saber como algumas personagens estarão quando tudo terminar.

Dentro do seu género não é uma obra prima mas consegue surpreender pela forma como cria uma atmosfera e algumas questões que nos levam a continuar. Apesar de ter as suas falhas e de não ser um livro fascinante, é notório o porquê do seu êxito pela forma como nos agarra e nos leva por um mundo de ambição onde os valores morais podem ser outros, e aplaudidos. 

Luís Pinto

3 comentários:

  1. Fiquei com bastante vontad de ler este livro porque é um tema que me interessa e nem conhecia o livro.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia e vai para a lista. Tenho visto uns filmes sobre WS e tenho gostado bastante!

    ResponderEliminar
  3. Carla Rosáriamarço 28, 2016

    Gostei bastante da tua opinião e fiquei curiosa de ler o livro. Vai para a lista para a feira do livro. Continua com este género!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.