segunda-feira, 23 de junho de 2014

O CÃO DOS BASKERVILLES


Autor: Sir Arthur Conan Doyle

Título original: The hound of the Baskervilles



Este é o livro mais famoso de Sherlock Holmes, que por sua vez, é um dos nomes mais famosos da literatura mundial. Este é também, provavelmente, o melhor livro de Arthur Conan Doyle (pelo menos é o que dizem os críticos) e aquele em que Holmes se afasta mais do seu género, e passo já a explicar.

Holmes é conhecido por desvendar casos graças a uma lógica perfeita e a uma grande capacidade de observação. Todavia, este é um caso em que Holmes terá de enfrentar uma possibilidade de sobrenatural e que Holmes, com o seu pensamento lógico, não poderá aceitar. Este facto cria no leitor a dúvida se Holmes conseguirá finalizar este caso com lógica, ou se finalmente será confrontado com algo que não possa desvendar ou explicar na totalidade.

Olhando para a narrativa, o autor consegue, a cada página, mostrar o seu enorme talento. A forma como conduz a investigação, a capacidade que demonstra para nos dar as pistas nos momentos certos e, principalmente, de nos levar a perceber que Holmes já desvendou o caso quando nós ainda estamos cheios de dúvidas, cria uma sensação inegável de que estamos a ler algo realmente bom, e temos a certeza que no fim tudo terá respostas.

A isto junta-se uma relação fantástica entre Holmes e Watson, onde Holmes prima com uma personalidade que ninguém consegue "aturar" mas que leva o leitor a sorrir. Muitos destes momentos são criados por diálogos de grande qualidade e que não se limitam a aprofundar as personagens ou a divertir o leitor, mas também a  aprofundar certos detalhes que nos podem ter escapado num primeiro instante, mas que não escaparam a Holmes, e nota-se que o autor sabe que em certos momentos nos irá surpreender, sabendo que fala de algo que é óbvio, mas que o leitor não "apanhou".

Sendo um livro pequeno e que nos prende desde o início, a leitura é compulsiva, não só porque o caso é muito interessante, mas porque Holmes e Watson são duas personagens que encaixam perfeitamente uma na outra. O final foi inesperado para mim, que fui criando as minhas teorias, tentando perceber onde o autor me poderia enganar, mas a verdade é que o autor conseguiu enganar-me e voltou a demonstrar uma capacidade impressionante de nos encaminhar para o caminho errado sem que tenhamos noção desse "empurrão".

Sherlock não é famoso por acaso. Os seus livros são revolucionários e largamente imitados, mas poucos, muito poucos, conseguiram oferecer mistérios tão bem estruturados e inteligentes. E por isso, eu, juntamente com todos os que leram os seus livros, recomendam Sherlock Holmes a todos os que gostem do género, e certamente que não ficarão desiludidos, e nunca esquecerão o choque de personalidades entre os seus dois personagens principais. Obrigatório a todos os que gostarem do género.

Luís Pinto

8 comentários:

  1. Viva,

    Gostei de ler o teu comentário e só arranjaste maneira de me lembrar que tenho um livro muito bom a aguardar vez na estante e comprado a um preço tão em conta, lá está nos dias de hoje pagasse 20€ por um livro uqe não tem metade da qualidade deste livro :)

    Abraço e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Fiacha!

      É isso mesmo, um livro barato, mas mesmo muito bom! Quando o leres, avisa.

      Abraço

      Eliminar
  2. Olá Luís,

    já o li há alguns anos e gostei muito. Concordo plenamente contigo, é muito difícil encontrar livros deste género melhores do que os do famoso detetive e o choque entre as duas personagens é algo perfeito.

    Também fiquei surpreendida no final. Como em muitas outras histórias do autor e da personagem. Sou fã, tanto dos livros, como dos filmes mais recentes e da série da BBC (também mais recente).

    Excelente opinião.

    Beijinhos e boas leituras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria,

      Que outros livros do Sherlock já leste?

      Boas leituras!

      Eliminar
  3. Já foi para a lista. E baratinho é para comprar assim que o apanhar!

    ResponderEliminar
  4. Hum, mais um para comprar. Mas este é baratinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Pipa. Sim, acho que está bastante barato. É de certeza uma boa compra.

      Bjs

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.