quarta-feira, 24 de julho de 2013

SACRIFÍCIO DE SANGUE


Autor: Kristen Painter

Titulo original: Flesh and Blood



Após ter lido o primeiro livro desta saga, e com tantas perguntas no ar, decidi continuar com a saga e ver até onde me poderá levar. Passado poucos meses após o fim da história do livro anterior, voltamos a sentir um suave equilíbrio entre os vários temas que constituem o enredo, mas também existem várias dúvidas sobre como este mundo se mantém devido à forma como a autora o expõe. Existem várias respostas que a autora nos dá aos poucos mas, inevitavelmente, mais perguntas se criam.

A autora mantém o seu estilo, que provavelmente durará toda a saga para sentirmos a identidade da história, com uma escrita direta e forte, com descrições espaçadas para que o ritmo não caia, tudo envolto num mundo negro que agradará aos fãs do género. As personagens mais importantes continuam a demonstrar que têm segredos, o que ajuda a aumentar a vontade de lermos o livro até ao fim, no entanto, os segredos revelados continuam a criar novas alternativas, novos caminhos e decisões. Ainda falando sobre os segredos e revelações, Tatiana continua a ser a personagem mais interessante (apesar de achar que a autora exagerou na exposição da mesma) porque é a mais coerente. No entanto, não é ela quem faz a história avançar, mas sim Chrysabelle e Malkom, não enquanto casal, mas individualmente.

Chrysabelle, personagem principal, é, ironicamente, a menos coerente, tomando decisões e caminhos forçados em alguns momentos. Claro que a história também tem momentos em que encaixa bastante bem, até com esta personagem, mas o facto de estarmos a ler um livro a meio de uma saga deixa aqui o sabor de não percebermos se a autora se está a desviar do caminho ou se somos nós que não o vemos.
Sobre outras personagens, devo dizer que surgem algumas bastante interessantes mas a todas falta alguma profundidade e nota-se que a autora deseja manter algum suspense sobre as mesmas, ficando a noção que serão exploradas mais tarde.

A autora continua a dar-nos várias perspectivas, talvez demasiadas, e tal facto afasta-nos um pouco da história. Por um lado é mau pois perdemos alguma ligação com personagens importantes, mas também ganhamos com uma visão mais alargada sobre o que está a acontecer. Contudo, acredito que a autora tenha de "afunilar" este enorme leque de personagens para aumentar o ritmo quando as decisões importantes forem tomadas. A perspectiva de Tatiana é bastante importante, apesar de achar que talvez tenha sido exagerada neste livro, e percebe-se que a autora tenta criar uma ligação com o leitor e esta vilã. A verdade é, que apesar de ser uma personagem difícil de gostar, Tatiana é a personagem mais coerente, objetiva, e, provavelmente, a melhor conseguida, ficando no ar a pergunta se a autora conseguirá manter esta vilã até ao fim da saga ou se terá de renovar "o mau da fita".

Devido a algumas decisões das personagens principais, este livro é mais virado para o público feminino do que o anterior. Continua negro, continua a dar vontade de ler e o mundo criado pela autora é o seu maior trunfo até agora. Por vezes parece que perde alguma objetividade mas rapidamente se recompõe. Todavia é preciso referir que, olhando apenas de um ponto de vista crítico, este livro não está ao nível do anterior... um problema que vários livros a meio de uma saga acabam por apresentar.

Para mim ainda é cedo para recomendar esta saga, mas nota-se que se trata de uma saga que tem tudo para agradar aos fãs do género, principalmente a um público mais feminino que se identifique melhor com a personagem principal. Fico a aguardar para ver até onde esta autora me irá levar.



Luís Pinto

6 comentários:

  1. Vou continuar de olho às tuas opiniões a esta saga e depois decido-me. Continua. E já agora, bem vindo de volta depois das férias!

    ResponderEliminar
  2. Já li o primeiro e gostei e a tua opinião foi de encontro à minha e por isso agora vou ler este segundo e depois digo-te se tenho a mesma opinião que tu. Beijinhos e boas leituras de verão :)

    ResponderEliminar
  3. Olá,

    Nada como continuar a acompanhar os teus comentários à saga, vamos ver se os seguintes são melhores :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Vai estar debaixo de olho até perto do fim da saga e depois decido-me. Continua!

    ResponderEliminar
  5. Gosto do género mas já há muita coisa no mercado. Vou esperar pela tua opinião até ao fim e depois decido-me. Entretanto pode ser que até os compre mais baratos.
    Boas leituras e bom verão!

    Carmo

    ResponderEliminar
  6. Obrigado a todos pelos comentários! Assim que tiver lido mais da saga, deixo aqui a opinião!

    Boas leituras a todos!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.