quarta-feira, 11 de julho de 2018

BEREN E LÚTHIEN



Autor: J. R. R. Tolkien



Sinopse: 100 anos depois, uma obra única: a história de amor de Beren e Lúthien escrita por J.R.R. Tolkien, nunca antes publicada de forma independente, chega a Portugal editada pela Editorial Planeta.
O destino dos dois amantes Beren e Lúthien, um homem mortal e uma elfo imortal que, juntos tentam roubar uma Silmaril ao mais poderoso de todos os representantes do mal: Melkor.
Uma obra fundamental para os amantes de Tolkien e de literatura fantástica e que nenhum fã da Terra Média pode perder!
O livro inclui 9 extratextos ilustrados a cores e desenhados especialmente para esta edição por Alan Lee.
Assim como ilustrações a preto e branco ao longo do texto.




Quando vi este livro, acreditei que o seu grande trunfo estaria na qualidade dos materiais, na capa, nos desenhos, porque eu já conhecia o enredo, já o tinha lido, e não esperava algo de novo. E foi aí que me enganei. O que temos aqui é o aprofundar de uma fantástica história, umas das melhores que Tolkien escreveu.
 
Não vale a pena explicar aqui a base do livro, pois basta lerem a sinopse para perceberem um pouco mesmo que não sejam conhecedores profundos do universo de Tolkien. Tendo em conta que "O Silmarillion" é um dos meus livros favoritos, e para mim um dos melhores livros de sempre, sabia que iria gostar deste livro, e foi ainda melhor do que esperava, muito graças às ilustrações que melhoram a leitura. 
 
Começo por aplaudir a edição do livro, com capa dura e ilustrações pelo livro que nos ajudam a navegar pela fantástica imaginação de Tolkien. Depois o que devemos fazer é absorver este livro, estas personagens, esta história. E a partir daqui não há muito mais que possa dizer. As personagens estão muito bem criadas, sendo este casal uma das melhores criações de Tolkien em termos de qualidade de personagens. Pelo meio junta-se Melkor, um vilão com uma aura que melhora o livro a cada instante por tudo aquilo que vamos lendo sobre ele.
 
O enredo é muito interessante e bastante emotivo, levando o leitor a passar por um conjunto de emoções que nos fará questionar as aproximações entre o enredo e a realidade e, principalmente, que sentimento é este a que chamamos amor. Muitas das obras de Tolkien exploram a força do amor, da amizade, da natureza, e este livro explora tudo isso em medidas coerentes e que tornam o livro inteligente e capaz de agarrar qualquer leitor que aprecie o género. Claro que Tolkien tem uma escrita muito peculiar e por isso não agradará a todos, mas a qualidade é inegável.
 
Para tornar o livro ainda melhor, este enredo aproveita muito bem o universo criado por Tolkien, com grande simbolismo, um peso enorme na criação do mundo e na sua História, levando-nos a sentir que tudo faz sentido, tudo é coerente, tudo é real. É este peso que o universo de Tolkien tem, capaz de parecer real, vivo, ali ao nosso lado.
 
Mesmo para quem já tenha lido esta história, ter este livro, navegar nestas páginas, ver estas ilustração, é um luxo. Este é uma das melhores histórias de amor que já li, e recomendo o livro a todos os fãs de Tolkien, mas não só, pois os fãs de fantasia e de romances têm aqui uma obra-prima.
 
Luís Pinto

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.