quinta-feira, 29 de março de 2018

O FILHO DAS SOMBRAS


Autor: Juliet Marillier

Título original: Son of the Shadows





Sinopse: As florestas de Sevenwaters lançaram o seu encantamento sobre Liadan que, tal como a mãe, Sorcha, herdou a dádiva da cura e o dom da Visão. As Criaturas Encantadas preveniram Liadan de que deve ficar em Sevenwaters se deseja que as ilhas sagradas sejam reconquistadas aos bretões. A Irlanda está no meio de uma avassaladora guerra. Atacantes assolam as suas costas… e uma nova fé ameaça a antiga.
Neste quadro perigoso um homem é temido, acima de todos: o Homem Pintado ganhou uma reputação terrível como mercenário cruel e astucioso e precedido pelo seu temível bando. Ataca onde lhe pagam com perspicácia e temeridade, espalhando o terror e desaparecendo como que por magia. De regresso a casa, Liadan é capturada pelo bando do Homem Pintado, que se revela um homem diferente da lenda que o precede.


O segundo livro da saga Sevenwaters é considerado por muitos como o melhor da saga. Marilier é uma autora que consegue agarrar os leitores como poucos conseguem, criando um mundo coerente e personagens com as quais nos preocupamos. E são esses os grandes trunfos deste livro.

Neste segundo livro a autora explora o mundo tal como se esperava. Agora que as introduções foram feitas de forma coerente no livro anterior, está na hora de aprofundar e começar a revelar mais sobre as personagens. Explorando passados, traumas, medos, sonhos, o enredo torna-se mais maduro, mais negro, mais viciante.

A escrita de Marilier é realmente mágica, capaz de nos deslumbrar quando menos se espera. É fácil visualizar este mundo, sentir que é coerente. Mas é às personagens que nos agarramos. São elas que nos empurram a avançar e neste segundo livro, sobre o qual não quero revelar nada, lemos porque queremos que os personagens sobrevivam, que tenham sucesso. Sentimos receio que falhem, sonhamos com eles. Quantos livros nos conseguem fazer isso? Todos nós temos esses livros, que nos agarram de forma diferente, e Marilier é fantástica nisso.

Sendo o segundo livro de cinco, não quero alongar-me em demasia. Gostei bastante da história e das perguntas que ficam no ar. Cada resposta neste enredo cria mais questões para os próximos livros e a forma como termina está executada de forma perfeita e no momento certo. No final a sensação que fica é que queremos passar já para o próximo, saber o que acontece a estas personagens, como se fossem realmente verdadeiras. É esta a magia dos livros…

Luís Pinto

quarta-feira, 28 de março de 2018

Passatempo: Ni No Kuni II - PS4



PASSATEMPO

Ni No Kuni II
Revenant Kingdom

Versão PS4
 


Regressamos aos passatempos em parceria com o blog Tek Test.

Um agradecimento muito especial à Bandai Namco por me disponibilizar este jogo para um passatempo!

Aproveito, desde já, para agradecer a todos os que participarem e partilharem este passatempo!



Regras do passatempo:

- O passatempo termina dia 10 de abril
- Apenas é permitida uma participação por pessoa
- Devem ser fãs ou seguidores do blog Tek Test (link aqui)
- Se partilharem o passatempo a vossa participação conta a dobrar.
- O vencedor será contactado por e-mail após divulgação do resultado


Boa sorte a todos!



O ESPIÃO INGLÊS


Autor: Daniel Silva

Título original: The english spy




Sinopse: Ela é um ícone da família real britânica, mas detestada pelo ex-marido e pela rainha de Inglaterra, sua ex-sogra. 

Quando uma bomba rebenta a bordo do iate onde passa as férias, os serviços britânicos recorrem ao lendário espião e assassino profissional Gabriel Allon.







Daniel Silva é um dos nomes mais famosos da literatura de espionagem e a sua série sobre Gabriel Allon já conta com muitos livros e todos eles bem aceites pelos seus fãs e críticos. 

Este livro é o 15º da saga Allon e, tal como quase todos os outros livros, pode ser lido isoladamente. Claro que a leitura é mais interessante se já conhecerem alguns dos personagens principais, mas o essencial está presente em cada livro de Allon. Obviamente, que com essa necessidade existem alguns acontecimentos que podem antever-se devido ao facto de o autor ter de explorar certos traumas ou passados das personagens para que um leitor que leia um livro isoladamente consiga perceber uma ou outra decisão.

Retirando esta questão perfeitamente normal numa saga com tantos livros mas que tenta ser independente em cada um, a verdade é que, uma vez mais, Daniel Silva cria um bom thriller. Fiel ao seu estilo, acaba por criar um thriller envolto num tema de espionagem. Se procuram um livro de espionagem pura/clássica, não a encontram aqui, pois Silva aposta bem num ritmo mais acelerado, capaz de agarrar o leitor com facilidade, sempre com intriga, suspense e ação. Em muitos casos, e aqui o mesmo acontece, o autor tenta criar uma ligação mais imediata tendo como catalisador uma possível relação entre o personagem principal e os acontecimentos a desvendar. Aqui, apesar de por vezes a ligação ser mais ou menos suave, a verdade é que está sempre lá, tocando no passado do personagem principal, levando-nos a criar uma ligação emocional e de compreensão ou receio. 

Com um enredo inteligente e com vários momentos originais dentro do género, confesso que este foi dos livros de Daniel Silva que mais gostei. Como sempre podemos apontar alguns momentos forçados e algumas perguntas que ficam sem resposta, mas globalmente é difícil não gostar deste livro do início ao fim, com um final interessante e coerente.

Todos aqueles que conhecem os livros de Daniel Silva sabem o que esperar aqui. Estou a falar de um autor que se mantém fiel ao seu estilo e que consegue sempre atingir um nível de qualidade que o torna num dos melhores do género. Para aqueles que não o conhecem, e se procuram um bom thriller com mistura de espionagem, então este é um livro a ler, e, provavelmente, ficarão com vontade de ler mais livros do autor.

Luís Pinto




terça-feira, 27 de março de 2018

ANATOMIA DE UM ESCÂNDALO


Autor: Sarah Vaughan

Título original: Anatomy of a scandal




Sinopse: Ames Whitehouse é um bom pai, um marido dedicado e uma figura pública carismática e bem-sucedida. Um dia, é acusado de violação por uma colaboradora próxima. Sophie, a sua esposa, está convencida de que ele é inocente e procura desesperadamente proteger a sua família das mentiras que ameaçam arruinar-lhes a vida.
Será que é sempre interpretada da mesma forma?
Kate Woodcroft é a advogada de acusação. Ela sabe que no tribunal vence quem apresentar os melhores argumentos, e não necessariamente quem é inocente. Ainda assim, está certa de que James é culpado e tudo fará para o condenar.
De que lado estará a verdade?
Será James vítima de um infeliz mal-entendido ou o autor de um sórdido crime? E estará a razão do lado de Sophie ou de Kate? Este escândalo - que irá forçar Sophie a reavaliar o seu casamento e Kate a enfrentar os seus demónios - deixará marcas na vida de todos eles.



Este livro tem sido um dos mais falados na internet nos últimos tempos, talvez por boas campanhas de marketing num livro que tem qualidade e que apresenta um tema bastante atual. Mas vamos por partes.

Em primeiro lugar, é óbvio que a autora sabe cativar os leitores com um enredo interessante logo nas primeiras páginas. Para tal, usa uma narrativa que rapidamente nos demonstra que está a mentir. Algo está errado, porque temos várias versões do mesmo acontecimento, instalando-se a dúvida sobre qual será a verdade.

E é com esta base que a autora explora o mundo político onde interesses, jogo de bastidores, traições, mentiras e corrupção andam de mãos dadas, prontas para defesa ou ataque, sem olhar a meios, sem limite de influência. A questão mais importante para o sucesso deste livro está, provavelmente, no facto de parecer ser sempre bastante verdadeiro. É fácil aceitar esta história e tomar um partido. No entanto, aqueles que aqui procuram um thriller rápido e intenso, poderão ficar desiludidos, pois o que a autora nos dá é um enredo inteligente, bem trabalhado mas que não atinge o ritmo de um thriller, porque na realidade é um livro sobre uma investigação judicial.

Gostei dos personagens, principalmente de um personagem secundário que durante grande parte do tempo parece ser apenas mais uma personagem, mas não é. Esta é uma mensagem importante do livro, a de que por vezes é de alguém que parece secundário que temos o momento que muda tudo. Com boas revelações, o enredo demonstra que está bem montado. É verdade que alguns momentos são um pouco forçados e que algumas perguntas não são feitas nos momento certo, mas no geral a investigação está muito bem criada para nos levar a ler até ao fim.

O final, coerente, mas talvez com menos impacto do que se esperava, demonstra o quanto a autora quis criar um enredo que fosse mais realista do que empolgante. Com isto, o final pode parecer algo morno, mas se olharmos para o que o livro nos foi contando indiretamente, tudo acaba por fazer sentido. O resultado final é um livro que merece os elogios que tem recebido. Não é o melhor livro que já li do género, e tem algumas falhas, mas no global foi uma surpresa muito boa e que aconselho a todos os que gostem de thrillers judiciais. É um bom livro político que nos fará pensar sobre o poder e influência que certas pessoas têm, sendo elas também humanos, com todas as suas virtudes e defeitos.

Luís Pinto



segunda-feira, 26 de março de 2018

Passatempo: A arte subtil de saber dizer que se f*da - Vencedor!


PASSATEMPO

A arte subtil de saber dizer que se f*da

Vencedor!



Chegou ao fim mais um passatempo no blog. Este ano temos tido muitos passatempos e tenho, uma vez mais, de agradecer a todos os que tornam estas ofertas possíveis.

Agradeço também a todos os participaram e, se não ganharam, desejo-vos melhor sorte para a próxima!
Fiquem atentos, que nos próximos dias teremos novos passatempos!



E o vencedor é:

Carlos C. Silva Pereira

Parabéns ao vencedor!

sexta-feira, 23 de março de 2018

MARCADA PARA MORRER


Autor: Peter James

Título original: You area dead




Sinopse: Escutou-a a gritar. Um grito aterrador. Depois, surgem os corpos assassinados, uns no passado e outros no presente. No final, a perversidade por trás destes crimes vai surpreendê-lo e arrepiá-lo.
Até que ponto um passado tortuoso é capaz de gerar uma mente monstruosa e vingativa? O que fazer quando o pior mal existe naqueles em quem mais confiamos?




Peter James é um dos mais famosos escritores de thrillers da atualidade. No entanto, apenas li dois ou três livros dele e este é o primeiro que comento no blog.

Peter James é, claramente, um escritor que sabe o que faz. Na sua escrita sente-se a confiança de um escritor que já escreveu muito, e com sucesso. Este é o 11º livro desta série, e apesar de se conseguir ler isoladamente, nota-se que se perde alguma coisa em relação ao passado das personagens principais.

Apesar do meu desconhecimento em relação a aspetos importantes de algumas personagens, a história em si não necessita dos livros anteriores, existindo aqui toda a informação necessária. O ritmo é forte, com capítulos curtos e capaz de nos agarrar com facilidade. Em alguns aspetos o enredo utiliza truques já bastante usados, como mortes nos primeiros capítulos para de imediato o suspense envolver o leitor, levando-o a avançar. Mas, apesar destes truques já esperados, o autor usa-os de forma inteligente, não se tornando numa narrativa óbvia.

Uma vez mais, gostei do personagem principal e da forma como a investigação avançou. Apesar de existirem alguns momentos forçados para que o suspense se mantenha, principalmente por faltar um ou outra pergunta chave no momento certo, a verdade é que o autor consegue mascarar bem essa necessidade e facilmente começamos a fazer a nossa própria investigação.

Globalmente gostei da trama, principalmente porque explora bastante bem os traumas de alguns personagens. A base deste livro é o quanto certos acontecimentos nos podem moldar para sempre, tornando-nos em pessoas diferentes que antes poderíamos nem acreditar ser possível. É nessa base que o livro avança, na procura de traumas e segredos, no desvendar de passados e crenças, na sede de vingança e na dor que a vida por vezes nos causa. Se gostarem do género, então acreditem que estão perante um bom thriller. Espero que a editora lance mais livros do autor.

 
Luís Pinto

quinta-feira, 22 de março de 2018

O TERROR ENTRE NÓS


Autor: Henrique Cymerman e Aviv Oreg




Sinopse: Partindo de dezenas de entrevistas realizadas a terroristas, espiões, oficiais e chefes de serviços secretos - protagonistas da principal guerra do século XXI - o jornalista Henrique Cymerman junta-se ao especialista em contraterrorismo Aviv Oreg para trazer até nós uma obra que explora as origens da Jiade Global, acompanha de perto os atentados que mudaram a face do mundo e prevê os próximos passos do terrorismo islamista no ocidente.

Perante a lavagem cerebral feita a milhares de crianças raptadas pelos extremistas e as campanhas de ódio que seduzem ocidentais sem objetivos de vida, estaremos a salvo dos esfaqueamentos indiscriminados e dos atropelamentos em massa preconizados pela doutrina da "morte por 1000 punhais"? 



Este livro despertou-me a atenção por explorar um tema que me interessa bastante. Com o tema "terrorismo" a ser um dos mais importantes da nossa sociedade nos últimos vinte anos, muito se fala sobre como este fenómeno/prática poderá chegar a Portugal.

Sendo um livro que mistura factos e entrevistas com a opinião dos escritores, existe uma ideia clara para a qual o livro nos conduz, mas vamos por partes. Em primeiro lugar, devo salientar a muito boa montagem do livro. A narrativa aborda vários temas, entrevistas e factos, e todos nos momentos certos, sendo, claramente, um livro bem estruturado. A isto junta-se um bom esforço para dar aos leitores o contexto necessário para que ninguém se sinta perdido. Factos são explorados, explicados e enquadrados na narrativa sobre vários ângulos para que o leitor perceba o motivos de certos atos, mas também o seu impacto. Afinal de contas, qual é o objetivo do terrorismo? O que é o Estado Islâmico sobre o qual tanto ouvimos falar nos últimos anos? Quais serão os próximos objetivos?

Tal como disse no início da análise, os autores fazem uma boa mistura entre factos e as suas opiniões, mas deixando o leitor retirar as suas conclusões. Este é um aspeto muito importante, o de deixar o leitor pensar e não o atropelar com a opinião de quem escreve o livro. Sabendo explorar bastante bem os temas presentes e com uma boa capacidade de nos mostrar os contextos necessários, este pareceu-me um livro bastante coerente, principalmente a explorar o que tem acontecido nos últimos anos, focando-se bastante nos atentados, no que tem sido feito para serem concretizados e também evitados. Claro que já tendo lido outros livros sobre o assunto, o conhecimento prévio ajudou-me bastante a perceber melhor estas páginas e a ter uma leitura mais rápida, mas também é preciso notar que este livro se foca bastante sobre Portugal e a Europa, o que tornou a leitura mais interessante.

Não há muito mais que possa dizer sobre este livro sem começar a explorar as próprias ideias dos autores. Acho que cada leitor que aprecie e tenha curiosidade sobre este tema, gostará desta leitura, que não é uma leitura leve, mas que ensinará muito a quem viajar por estas páginas, principalmente por ter um bom foco na sociedade europeia. Gostei bastante!

Luís Pinto


quarta-feira, 21 de março de 2018

STAR WARS: OS ÚLTIMOS JEDI




Sinopse: Os Últimos Jedi, o oitavo episódio da saga. Com uma aventura épica onde antigos mistérios da Força e revelações chocantes sobre o passado são desvendados.
Dois anos depois do regresso que reacendeu a chama de Guerra nas Estrelas, o filme Star Wars - Os Últimos Jedi não deixa de parte o sentimento nostálgico, mas oferece uma história mais interessante e que agrada mais aos fãs, que começa exactamente no ponto onde terminou a história do episódio anterior.






O mais recente filme da saga Star Wars foi mais um grande êxito de bilheteira. Apesar de tudo, o enredo dividiu os fãs, uns a adorarem, outros nem por isso. É impossível deixar todos os fãs de Star Wars contentes. Agora, com o filme a chegar em Blu-Ray, chegam também os livros, e a editora Planeta, uma vez mais, lança mais um livro sobre o universo de George Lucas. Desta vez, trata-se do livro sobre o filme, mas contado com as imagens mais importantes do filme.

Apesar de este estilo de livros não ser o meu favorito, a verdade é que proporciona uma leitura rápida e bastante visual. O que temos aqui é uma edição com excelente qualidade de impressão e papel, com muito boa escolha das imagens a serem usadas. Em cada página teremos um pouco de história para ler e também imagens do filme, todas elas prontas para nos ajudarem a expandir a imaginação, principalmente se não tivermos visto o filme.

Com esta mistura entre imagens e narração, o ritmo é bastante elevado, sendo um livro que se lê rapidamente, quase como uma história de embalar para pessoas mais crescidas. Sendo um livro de formato grande, gostei bastante da forma como as imagens foram usadas e quais foram escolhidas. Claro que estamos perante um livro que reduz bastante a história e a ação do filme, mas o objetivo está bastante bem alcançado: o de criar um livro rápido e que conta a história do filme sem perder os detalhes mais importantes.

Obviamente, gostava que a Planeta também editasse os novels dos filmes, sempre cheios de detalhes e quase sempre mais densos e coerentes do que os filmes. No entanto, gosto da forma como a editora está a explorar este universo mítico e espero que continuem, principalmente com as bandas desenhadas. Este tipo de livros, pode não ser o meu favorito, mas claramente que o trabalho está bem feito. Se apreciam Star Wars e gostam deste género de leitura, então este livro deve estar na vossa estante, principalmente se tiverem crianças lá por casa!

Luís Pinto

 

sexta-feira, 16 de março de 2018

150 PERGUNTAS E RESPOSTAS ESSENCIAIS SOBRE A HISTÓRIA DE PORTUGAL


Autor: Joaquim Vieira e Maria Inês Almeida



Sinopse: O essencial da nossa História em 150 perguntas e respostas que vão diretas ao assunto. Portugal, um dos países da Europa que há mais tempo fixaram as suas fronteiras, possui uma história fascinante, que merece ser amplamente conhecida e aprofundada, sobretudo por aqueles que são os seus herdeiros - os Portugueses. Descubra factos e curiosidades sobre o percurso lusitano e deslinde dúvidas que arrastava consigo, mas nunca tinha conseguido esclarecer.
Quando surgiram os primeiros humanos no futuro território de Portugal?
. Quando é que houve a primeira crise económica em Portugal?. A dinastia filipina foi uma ocupação de Portugal por Espanha?
. Por que é que o bacalhau entrou na dieta dos Portugueses?
. O que foi o Motim dos Taberneiros no Porto?
. Os Távora conspiraram mesmo contra D. José?
. Que importância teve o movimento Orpheu?
. Que aconteceu na Noite Sangrenta?
. O que foi o reviralho?
. Por que participou Portugal na Primeira Guerra Mundial?
. Salazar era fascista?
. Como é que foi traído Humberto Delgado?
. Sá Carneiro foi assassinado?
. Porque entrou Portugal na zona euro?
. Quem chamou a troika?



Basta olharem para a capa e lerem a sinopse para perceberem o que este livro vos pode dar. A ideia não é propriamente original, mas está muito bem conseguida, sendo uma leitura direta e viciante, com um conjunto de perguntas bem escolhidas e respostas simples o suficiente para o ritmo nunca baixar.

É fácil avançar por este livro, sempre com vontade de saber mais. Sendo um livro pequeno e com o objetivo de ser rápido, não esperem respostas muito aprofundadas nem grandes detalhes sobre o contexto da época. Aqui tudo é explicado de forma simples e direta para que o autor tenha a resposta à pergunta. O trunfo do livro será mesmo isso, dizer o essencial em poucas palavras. Apesar de já ter lido bastante sobre a História de Portugal, existe livro tem várias perguntas para as quais não sabia a resposta, e depois de as ler, senti que sabia o suficiente, sem falhas de contexto ou respostas confusas.

Englobando toda a História de Portugal e até tempos anteriores, achei este livro bastante completo tendo em conta o seu objetivo de ser um livro leve mas que responde a alguams perguntas muito interessantes ou até fundamentais sobre Portugal. Claro que escolher 150 perguntas não terá sido fácil e deveriam existir muitas mais que, provavelmente, os autores consideraram, mas apreciei bastante a escolha, bem "espalhada" pelo tempo e tocando em tms diferentes.
 
No fim do livro é fácil perceber que a grande maioria das perguntas e repostas tocam em momentos realmente importantes e que tiveram impacto na sociedade e no rumo do país. O resultado é um livro rápido e que ensina bastante. Se forem grandes conhecedores da História de Portugal, talvez este livro não vos possa oferecer muito conhecimento, mas se~não e querem aprender mais de forma direta e simples, então este livro pode ser uma escolha muito interessante. Espero que os autores façam o mesmo estilo de livro com outros temas.

Luís Pinto



quinta-feira, 15 de março de 2018

UM ESTRANHO NUMA TERRA ESTRANHA

 
Autor: Robert A. Heinlein
 
Título original: Stranger in a strange land
 
 
 
 
Sinopse: Há vinte e cinco anos, a primeira missão a Marte terminou em tragédia e todos os tripulantes morreram. Mas, na verdade, houve um sobrevivente. 
Nascido na fatídica nave espacial e salvo pelos Marcianos que o criaram e lhe ofereceram uma nova vida, Valentine Michael Smith nunca viu um ser humano até ao dia em que é descoberto por uma segunda expedição a Marte.
Ao regressar à Terra, vê-se pela primeira vez entre o seu povo. Começa então um percurso de aprendizagem dos códigos sociais e preconceitos da natureza humana, totalmente alienígenas para a sua mente. Nesse processo de descoberta e integração, Valentine irá partilhar com a Humanidade os rituais sagrados que aprendeu em Marte e retribuir com as suas próprias crenças sobre o amor e o sentido da vida. Mas conseguirá alguma vez deixar de se sentir um estranho numa terra estranha?
 
 
 
Este é um dos mais famosos e mais importantes livro de Ficção Científica alguma vez escritos. Ao ser lido hoje, pode parecer uma história já muito usada, com uma ideia base que não faz sentido, mas quando este livro foi lançado, abriu portas a uma nova imaginação, mas também criou várias perguntas, morais, sociais, biológicas, que nos fazem pensar que quando encontrarmos vida inteligente noutros planetas, as diferenças não serão apenas visuais.
 
Tendo uma base que por vezes faz lembrar O Livro da Selva, este livro de imediato agarra um leitor que goste deste género. Heinlein começa por desenvolver uma base coerente enquanto nos dá a conhecer uma personagem principal que será memorável. O que temos aqui é o olhar de um adulto ao ser inserido à nossa sociedade. O que ele dava por garantido é colocado de lado perante as novas regras e crenças dos terrestres, e com isso vem toda a crítica social que é o trunfo deste livro.
 
Enquanto as páginas avançam, também a crítica e o choque se tornam mais vincados. Quando acabamos este primeiro livro, vemos que a história é apenas a base para algo muito maior: a crítica social e a descoberta da nossa natureza, ou da que julgamos ser a nossa verdadeira natureza. Como será um ser humano numa sociedade completamente diferente? Criado com outras crenças, outras formas de olhar a sexualidade, outras bases para viver em sociedade... se passassemos pelo mesmo, como olhariamos para a nossa sociedade? Como iriamos ver as nossas crenças, medos, ganâncias, sistemas políticos, religiões, sociedades, regras, etc...? Poderemos sequer amar de forma diferente?
 
Aquilo que somos é o que nos torna humanos, ou apenas algo que fomos construíndo? Pode um humano ser completamente diferente, ver o mundo com outros olhos, viver de forma distinta? Tudo isto é algo que o autor começa a questionar aos poucos. Afinal o que é que nasce connosco e o que é moldado pela sociedade? Tudo isto num enredo de aventura, descoberta, romance, amizade, filosofia.
 
Gostei da escrita do autor, do ritmo e do mundo criado. É realmente um olhar diferente, quase ingénuo e confuso de um homem a ver as diferenças entre duas formas de viver e conviver. Faltando a segunda parte da história, deixarei para esse livro uma análise mais focada na história. Para já o que fica na memória é um personagem marcante, tão diferente de nós mas também tão igual. Claramente um grande livro.
 
Luís Pinto 
 

terça-feira, 13 de março de 2018

Passatempo: Saga Harry Potter em Blu-ray


PASSATEMPO
Harry Potter
Saga em Blu-ray
8 filmes
É com grande prazer que hoje inicio este passatempo no blog! Depois de muito tempo atrás desta oportunidade, finalmente consigo oferecer este brutal pack com os 8 filmes em Blu-Ray da saga Harry Potter!



Aos que tornaram possível este passatempo, o meu muito obrigado! Estou muito feliz por poder oferecer isto a um seguidor do blog.
Aproveito já para agradecer a todos os que participarem e partilharem esta oportunidade!


Regras do passatempo:
- O passatempo termina dia 27 de março de 2018
- Apenas é permitida uma participação por pessoa
- Devem ser fãs ou seguidores do blog Ler y Criticar (link aqui) e do blog Tek Test (link aqui)
- Se partilharem o passatempo, a vossa participação conta a dobrar. Obrigado a todos os que partilharem!
- Fica a cargo do vencedor pagar os portes de envio do prémio que receberá em casa, pelos CTT.

Boa sorte a todos!




segunda-feira, 12 de março de 2018

LOUCA

 
Autor: Chloé Esposito
 
 
 
 
 
Sinopse: Louca é um thriller passado em Londres e na Sicília, no espaço de uma violenta semana de verão, e que explora os temas do ciúme e do engano, do crime e da inveja. Uma gémea não só se apodera da vida perfeita da irmã, como se dispõe a continuar a vivê-la. Alvie Knightly está muito em baixo: sem objetivos na vida e a beber demais. A sua vida é ainda pior se comparada com a de Beth, a sua irmã gémea e perfeita. Beth casou-se com um italiano lindo e rico, tem um bebé maravilhoso e sempre foi a preferida da mãe. Há muito tempo que a única coisa que as gémeas têm em comum é a aparência. Quando Beth envia um bilhete de avião à irmã para que a visite em Itália, Alvie mostra alguma relutância. Mas quando é despedida do emprego que detesta e os companheiros de casa a põem na rua, começa a mudar de ideias e a pensar na luxuosa villa de Taormina. Beth pede à irmã que troque de identidade com ela durante umas horas, para poder escapar à atenção do marido. Alvie agarra com unhas e dentes a oportunidade de viver a vida da irmã, ainda que temporariamente. Porém, quando a noite acaba com Beth morta no fundo da piscina, Alvie dá-se conta de que aquela é a sua oportunidade de mudar de vida. E, afinal, o que escondia Beth do marido? E porque é que a convidou para ir a Itália? Alvie vai descobrindo segredos e mentiras à medida que mergulha mais fundo na vida da irmã morta. E terá de fazer de tudo para conseguir suportar as suas próprias mentiras.
 
 
 
Este livro é o primeiro de uma trilogia sobre Alvie, uma mulher com a qual é difícil um leitor criar qualquer tipo de ligação emocional saudável. Desde o início que se percebe que Alvie não será uma persoangem fácil, a questão que se levanta é o porquê.
 
Enquanto a história avança, vamos percebendo o porquê de muito do que esta personagem faz. O passado, os traumas, os medos, os desejos, a loucura. O título Louca encaixa perfeitamente nesta personagem que no fim do livro demonstra que ainda não a conhecemos. Ainda existe muito para descobrir e compreender.
 
De forma geral, a história está bem pensada para explorar a personagem e levá-la em queda livre, com vários acontecimentos a empurrarem o enredo para um ritmo avassalador que deixa a personagem sem opções, levando-a a cometer erros e a decidir por caminhos diretos à destruição. No entanto, muito do que acontece na segunda metade do livro parece forçado, sem grande sentido. Claro que podemos argumentar que a vida por vezes é isso, acontecimentos sem sentido e totalmente inesperados, mas aqui pareceu-me exagerado. Obviamente, muito poderá ser explicado nos próximos livros, mas por agora pareceu-me faltar um caminho bem definido.
 
Gostei de algumas personagens secundárias e gostei dos temas que o livro vai tocando, mas tudo acaba por ser acelerado. Agora que acabei o livro, é fácil perceber que este enredo tempo um pouco de tudo: drogas, sexo, festas, loucuras, violência, crimes, inveja, etc... Tudo acaba por entrar na espiral descendente desta personagem.
 
Os pontos positivos deste livro estão claramente agarrados à personagem, mesmo que não se goste dela. O livro tenta ser original, tenta ser intenso, e em certos momentos consegue. No entanto, os acontecimentos parecem demasiado forçados e precisam de ser melhor explicados no futuro. Vamos ver o que os próximos livros revelam.
 
Luís Pinto
 
 
 

quarta-feira, 7 de março de 2018

Passatempo: 4 3 2 1 - Vencedor


PASSATEMPO

4 3 2 1

Vencedor!



Chegou ao fim mais um passatempo. A todos os que participaram e aos que tornaram este passatempo possível, o meu muito obrigado. Agradeço também a todos por esperarem pelo resultado deste passatempo que se atrasou bastante!


Aproveito ainda para vos convidar a participarem no passatempo que temos a decorrer e fiquem atentos, pois teremos novos passatempos nos próximos dias!


E o vencedor é:

Paulo Franco J. Abreu

Parabéns ao vencedor!



ODEIO A INTERNET


Autor: Jarett Kobek

Título original: I hate the internet





Sinopse: Como seria se contasse toda a verdade e o mundo todo o ouvisse? E se vivesse num país afundado num pântano de afronta internética? E se fosse uma mulher numa sociedade que odeia mulheres?
Com a São Francisco do ano 2013 como pano de fundo, Odeio a Internet oferece um hilariante e obsceno retrato da vida das vítimas do boom digital. Enquanto biliões de tweets alimentam o avanço da gentrificação nas cidades e os destroços humanos se empilham por todo o lado, um grupo de amigos sofre as consequências de se ser desnecessário num mundo novo que despreza os que não têm relevância e os que não dão lucro.
Neste seu primeiro romance, Jarett Kobek aborda questões prementes do nosso tempo: por que motivo aplaudimos o enriquecimento de CEOs à custa dos fracos e dos que não têm poder? Por que razão desbaratamos a nossa propriedade intelectual? Porque é que o ativismo do século XXI não passa de uma série de lições de moral digitados em dispositivos construídos por escravos? Eis, finalmente, uma explanação da Internet com o detalhe mais cru possível.




Fiqui curioso com este livro mal acabei a sinopse. Senti um toque de crítica social e moral misturada com humor negro que me fez ler estas páginas a grande velocidade. E ainda bem que o fiz.

Este é um livro muito interessante e que tenta explorar com inteligência, emoção ou humor, a sociedade que estamos a criar após o boom digital. A forma como estamos a mudar enquanto pessoas, ms também enquanto sociedade é preocupante. Aliás, sempre foi, mas os meios digitais dão-nos agora um novo poder, uma nova forma de sermos ouvidos. O facto de podermos falar com qualquer parte do mundo a partir de um ecrã, sem ver as pessoas, sem estaremos perto, oferece um conforto e sensação de impunidade que nos leva para o que são hoje as redes sociais. Mentiras, insultos, ódio. Eu próprio, ao escrever este texto, estou, de alguma forma a usar redes sociais e a internet para deixar a minha opinião. O problema não está aí. O problema está nos valores morais que a sociedade está a esquecer em troca de um reconhecimento no mundo digital que em nada melhora o mundo em que vivemos. Quanto do nosso bem estar e sensação de sucesso está dependente de "likes"?

A história é interessante, explorando ideias bem conseguidas mesmo tendo em conta que alguns momentos são forçados. O autor usa o humor para criticar a sociedade. Para isso, tal como é normal, utiliza um humor negro e exagerado para passar a mensagem, e consegue-o com bastante qualidade. O ritmo, rápido e leve, ajuda bastante a que o livro seja viciante, mesmo quando ao história não nos agarra tanto porque se ramifica em vários temas ao mesmo tempo. Com isto, o livro pode perder-se um pouco no caminho principal, mas percebe-se que o objetivo não é apenas contar uma história, mas sim levar o leitor a sentir certas críticas, a sorrir mas também a questionar e a ponderar os seus próprios comportamentos.

Sendo um livro pequeno, não quero estar aqui a explorar em demasia o enredo. Até porque na minha opinião, a história, que é boa, é secundária. O importante é a mensagem que o livro passa e a forma como nos faz sorrir graças a vários pensamentos, acontecimentos e a uma personagem principal muito bem conseguida. Direto, desconfortável, cómico, este é um livro que agradará a quem gostar do género de leitor. De tempos a tempos gosto de ler um livro mais descontraído, que me faça rir e relaxar, e este foi uma escolha muito boa para atingir esse objetivo!

Luís Pinto




 

terça-feira, 6 de março de 2018

A RIQUEZA DOS HUMANOS


Autor: Ryan Avent





Sinopse: O mundo do trabalho está a mudar. Com os estonteantes avanços tecnológicos, trabalhadores nas mais diversas áreas estão já perante a sombria ameaça de automatização dos seus cargos. A tecnologia digital está a transformar cada recanto da Economia, alterando consideravelmente a forma de fazer as coisas, quem as faz e o justo retorno pelo trabalho desempenhado. O que nos reserva o futuro? «Ryan Avent esclarece-nos sobre as mudanças que nos esperam no mundo do trabalho. Analisa matérias complicadas de forma clara e acessível, equilibrando as visões pessimistas e optimistas de um mundo dominado pela tecnologia.» Emma Jacobs Financial Times



A riqueza dos humanos é um livro bastante interessante sobre um dos temas que mais será falado nos próximos anos. Quantos empregos estarão em risco com o avanço tecnológico? Sendo uma área que aprecio bastante, decidi ler estas páginas para conhecer um pouco mais esta realidade e o que se espera que seja o futuro.

A visão do autor está muito bem explicada, sendo fácil a qualquer leitor entrar neste mundo de conceitos avançados onde a automação e a inteligência artificial começam a crescer a olhos vistos. Como parece cada vez mais óbvio, as máquinas cada vez mais conseguem fazer certas coisas melhor do que nós e o autor explora essas certezas, levando-nos também a questionar em que áreas seremos sempre mais produtivos do que máquinas. Posto isto, o autor aprofunda o que nos torna diferentes das mesmas. Relações humanas, criatividade, etc… são estas algumas das características que nos tornam humanos pelo ponto de vista do autor e muito do livro, mesmo que indiretamente, é sobre estas diferenças e o que teremos de fazer para não ficarmos para trás neste avanço tecnológico.

Os trunfos deste livro são a escrita simples e a montagem dos vários temas. Qualquer leitor, mesmo que esteja fora dos últimos avanços, conseguirá perceber muito do que se espera alcançar nos próximos anos. E esta visão de certeza que ajudará a percebermos o que aí vem e como podemos preparar os próximos anos, nos quais a nossa forma de trabalhar e até de ensinar terá de mudar para que sejamos competitivos. Pelo meio, outras mudanças terão de acontecer, principalmente reformas económicas, e a visão global deste livro agradou-me bastante.

Já li vários livros sobre este tema e todos abordam de maneira diferente a forma como alguns aspetos irão evoluir. Será difícil a um autor fugir das suas próprias convicções, mas é interessante ver os vários pontos de vista dos autores sobre o que nos espera nos próximos anos. Sendo eu uma pessoa que trabalha neste meio, este tema continuará a ter uma atenção especial da minha parte. Para já, em relação a este livro, o que posso dizer é que gostei da leitura, aprendi bastante, vi novos pontos de vista que me levaram a questionar novos pontos fulcrais do desenvolvimento atual e recomendo estas páginas a qualquer pessoa que se interesse pelo tema.

Luís Pinto

 

segunda-feira, 5 de março de 2018

Star Wars - Rogue One





Sinopse: Rogue One é uma aventura empolgante – puro Star Wars – sobre uma rebelião e sobre a esperança. Agora em BD - num formato maior do que os volumes das séries Star Wars e Darth Vader também publicadas pela Planeta – o primeiro “spin-off” inspirado no universo da mítica série “Star Wars”. Uma aventura que se situa antes dos eventos relatados no filme “Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança” e depois de “Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith”.
Tudo parece perdido para a galáxia quando se descobre a nova super-arma do Império. Qualquer insurreição será subjugada pela devastadora Estrela da Morte! Mas talvez reste esperança para a causa rebelde quando Jyn Erso e Cassian Andor liderem uma equipa de novos heróis numa missão desesperada para roubar os planos da ameaça que destrói planetas.
É revelada por fim, uma história crucial na saga Star Wars! Além disso, o livro inclui uma história totalmente nova narrando o primeiro encontro entre Cassian e o dróide K-2SO.




Mais um livro de Star Wars em BD a ser editado pela editora Planeta! Como não podia deixar de acontecer, cá estou eu para falar sobre mais um livro de Star Wars em Banda desenhada que a Planeta edita em Portugal com capa dura, excelente qualidade e ainda uma mini história inédita a juntar a Rogue One. Seria impossível não ler.

Tal como é óbvio, este livro é sobre o filme Rogue One, o filme que se situa pouco tempo antes do episódio 4. Em primeiro lugar, enaltecer o fantástico trabalho de grafismo e design do livro. Está tudo muito bem conseguido, com detalhes preciosos em cada página e com uma narrativa capaz de explorar a intensidade que alguns momentos exigem. Continua a ser fácil sentir que aquele é o universo Star Wars que conhecemos há quarenta anos.
 
Um dos melhores aspetos do livro está na forma como cria a sua própria narrativa, conseguindo captar todos os momentos importantes do filme e colocando-os no papel. Pelo meio, vários momentos importantes e muitas ligações com os livros/filmes que conhecemos. A Disney faz aqui um trabalho muito interessante para responder a algumas perguntas que temos desde o primeiro filme. Destaque também para Jin e Cassian e, claro, K-2SO, para mim a melhor personagem desta história pela sua originalidade.
 
Claro que os momentos de Darth Vader são especiais, mas o que torna este enredo muito bom é a forma crua como explora alguns temas do universo Star Wars e como consegue preencher certos buracos. A força de vontade de algumas personagens, o porquê de lutarem e acreditarem, são o caminho para o tema deste enredo: esperança. É isso que estas personagens procuram, a luz da esperança no mais sombrio dos tempos. Claramente um livro que qualquer fã de Star Wars gostaria de ter na sua estante.
 
Luís Pinto

sexta-feira, 2 de março de 2018

Passatempo: Louca - Vencedor


PASSATEMPO

Louca


Vencedor!



Chegou ao fim mais um passatempo aqui no blog, desta vez em parceria com a Bertrand Editora, à qual agradeço imenso esta oportunidade.


Aproveito ainda para agradecer a todos os que participaram e nos próximos dias terei a opinião a este livro!


Estejam atentos, nos próximos dias teremos novo passatempo!

E o vencedor é:

Joana Constança Passão

Parabéns à vencedora!


quinta-feira, 1 de março de 2018

Passatempo: A arte subtil de saber dizer que se f*da


PASSATEMPO

A arte subtil de saber dizer que se f*da






Regressamos aos passatempos em parceria com o blog Tek Test. Como sempre, agradeço a todos os que tornaram possível este passatempo.

Aproveito, desde já, para agradecer a todos os que participarem e partilharem este passatempo!



Regras do passatempo:

- O passatempo termina dia 13 de março
- Apenas é permitida uma participação por pessoa
- Devem ser fãs ou seguidores do blog Ler y Criticar (link aqui) e do blog Tek Test (link aqui)
- Se partilharem o passatempo a vossa participação conta a dobrar.


Boa sorte a todos!


HISTÓRIA DE PORTUGAL

 
 
 
 
 
 
 
Sinopse: Rui Ramos, Bernardo Vasconcelos e Sousa e Nuno Monteiro, professores universitários da nova geração de historiadores apresentam a História de Portugal num só volume, da Idade Média ao século XXI. Numa narrativa clara e rigorosa os autores abordam os nove séculos da nossa história através das suas dimensões política, económica, social e cultural, dando uma visão integrada de cada época e momento histórico, colocando, ao mesmo tempo, a História de Portugal no contexto da História da Europa e do mundo. Com ilustrações a cores, mapas, cronologias e lista de governantes trata-se sem dúvida de uma obra de referência fundamental para compreender o passado e o presente num momento de grandes decisões e escolhas para o futuro de Portugal.
 
 
 
Mesmo para aqueles que não apreciam ler, existem temas sobre os quais devemos ler, e a História do nosso país é um deles. Claro que se procuram uma leitura leve, este livro não é para vocês. Aqui, nestas páginas, iremos encontrar conhecimento de alto nível, rigoroso e detalhado, mas sem baixar demasiado o ritmo da leitura. Este é, provavelmente, o maior trunfo do livro, o de conseguir ensinar de forma clara e simples, sem esforço, mas com o rigor que se procura numa obra de alto nível.
 
Esta não foi uma leitura rápida, mas foi a leitura que eu procurava. Apesar de já ter lido vários livros sobre a História de Portugal, nunca tinha lido um livro que me oferecesse o "cenário" todo. Estas páginas levam-nos desde o início até aos dias de hoje, explorando acontecimentos, pessoas, religião, política e sem esquecer o lugar de Portugal primeiro na Europa e depois no mundo. E foi essa visão alargada que mais apreciei, porque o livro consegue ser minucioso, mas ao mesmo tempo abrangente ao explorar vários temas importantes para percebermos o avanço do país e do povo.
 
Quando acabei este livro o meu objetivo estava cumprido: ler um livro que tivesse todo o conteúdo essencial da História do nosso país desde o seu início. O que aprendi com estas páginas foi muito mais do que estava à espera. Claro que poderão existir melhores livros, mais ou menos académicos, mas confesso que após estas páginas a necessidade de ler mais sobre Portugal quase desapareceu, pois acredito ter lido o essencial de forma inteligente, bem estruturada e direta, dando-me a visão global que eu procurava. Se procuram um livro assim, que seja completo e capaz de nos agarrar, então esta obra é uma escolha óbvia.
 
Luís Pinto