quinta-feira, 4 de junho de 2015

A FÍSICA DO FUTURO

Autor: Michio Kaku

Título original: Physics of the future





Sinopse: Em A Física do Futuro, Michio Kaku apresenta-nos uma esmagadora, apaixonante e provocadora visão do século que aí vem, com base nas entrevistas feitas a mais de trezentos cientistas que, neste momento, já estão a inventar o futuro nos seus laboratórios. O resultado é uma descrição plena de rigor científico sobre os desenvolvimentos que poderemos esperar na medicina, na informática, na inteligência artificial, na nanotecnologia, na produção de energia, etc. Em 2100, possivelmente, controlaremos os computadores com pequenos sensores no nosso cérebro e, como os mágicos, deslocaremos os objectos à nossa volta com o poder da mente. As nossas casas inundadas de inteligência artificial e as nossas lentes de contacto com Internet permitir-nos-ão aceder a toda a informação que queiramos, à escala mundial, e ficar na presença de quem desejarmos num piscar de olhos. Os automóveis conduzir-se-ão sozinhos, com GPS, deslocando-se em almofadas de ar, sobre campos magnéticos. Através da medicina molecular os cientistas poderão criar qualquer órgão do corpo humano e curar doenças genéticas. Milhões de pequenos sensores de ADN, e nanopartículas, patrulharão as nossas células sanguíneas procurando detectar os primeiros sinais de doença, e os avanços genéticos permitir-nos-ão abrandar ou mesmo reverter o processo de envelhecimento. A esperança média de vida alargar-se-á espantosamente. Naves espaciais usarão a propulsão a laser, e talvez seja até possível apanhar o elevador espacial, carregar no botão «para cima» e fazer uma visita ao espaço, depois de, em minutos, percorrer milhares de quilómetros. Porém, estas espantosas revelações são apenas a ponta do iceberg.




Quando acabamos este livro, e acreditando que estas palavra retratam muito do que está para chegar, então só podemos ficar de boca aberta com tudo aquilo que poderá acontecer nos próximos cem anos. Tentem ver o que mudou nos últimos 40 ou 50 anos... agora lembrem-se que a velocidade a que estamos a evoluir é cada vez maior... agora tentem imaginar como será a nossa vida daqui a 80 ou 100 anos...

Que invenções mudaram totalmente a nossa forma de viver? Várias, certamente. O que Kaku consegue neste livro, tal como em todos os outros que li seus, é falar para o leitor de forma simples, divertida, e entusiasmante, levando a que qualquer leitor, mesmo que esteja fora das últimas inovações ou tendências, consiga perceber tudo o que está para vir. 

Baseando-se no que atualmente está a ser estudado e criado, Kaku tenta projetar o futuro, não só a nível científico, mas também financeiro. A nossa dependência da tecnologia poderá ser assustadora para nós, mas já não o é para qualquer criança que neste momento usa tablets como eu usava cadernos nas suas idades. Para essas crianças o futuro será recheado de tecnologia que lhe irá oferecer uma vida tão diferente da nossa que ficará a noção que estamos separados por muito mais do que umas dezenas de anos. A evolução será constante e avassaladora.

E é com o olhar nessa evolução que este livro nos leva a ver o futuro de alguns temas que são a base da nossa vida. A tecnologia na área da saúde será impressionante, ficando, claro, apenas acessível a alguns no início, que tenham capacidades financeiras, até que essa mesma tecnologia se torne barata e chegue a todos.

Para alguém como eu, em que a profissão é totalmente tecnológica, muitos dos conceitos que estão aqui não são novidade, mas quando acabamos de ler este livro, e vemos estas inovações como um todo, é quase assustador olhar para as mudanças que muitos de nós ainda iremos sentir nas nossas vidas. Serão várias as questões morais que iremos enfrentar nos próximos anos e serão muitas as barreiras que serão quebradas. Dentro de alguns anos, provavelmente já eu estarei na reforma, o teclado em que agora escrevo este texto estará esquecido e a nossa mente controlará o que irei escrever, o que, vendo bem, me daria bastante jeito, por estes textos seriam escritos mais depressa e com menos erros.

Muito do que vemos aqui demonstra um futuro glorioso que aos poucos ficará acessível à grande maioria das pessoas. Muito do que agora nos preocupa, como certas doenças, ou acidentes automóveis, farão parte do passado. Mas tais inovações também criarão novos problemas, e Kaku explora alguns com mestria. O futuro estará cheio de possibilidades e já chegou a nós, a partir deste livro. Muito bom para todos os que se interessarem sobre estes temas. Tenho bastante curiosidade de o voltar a ler nos próximos anos, talvez dez ou vinte anos, e ver se estamos a ir neste caminho. Sinceramente, espero que sim, porque a nossa vida pode tornar-se muito melhor. Recomendado!

Luís Pinto

2 comentários:

  1. Este parece mesmo ser um livro fascinante. Acho que o trago comigo da feira ainda esta semana!

    ResponderEliminar
  2. OLá Luis. Parabéns pela continua variedade de livros analisados e pela grande qualidade no blog que sigo desde o primeiro dia. Tenho visto com muito interesse os livros que tens analisado deste autor e até já comprei um. Acho que este será o segundo num futuro muito próximo!
    Boas leituras

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.