quarta-feira, 10 de abril de 2013

STAR WARS: Clássicos 1 e 2 - comics


Comics: Star Wars - Clássicos 1 & 2 

A Planeta DeAgostini lançou uma fantástica coleção de 70 livros de comics Star Wars, desde os livros clássicos até aos mais recentes comics, e decidi começar a ler a banda desenhada deste universo sobre o qual já li vários livros.

Ser uma coleção de 70 livros é impressionante, mas torna-se ainda melhor quando nos apercebemos que cada livros traz várias histórias (estes dois livros que hoje vou falar, trazem 11 histórias cada um), e ficamos com uma ideia do que esta história nos poderá dar, para não dizer que fica fantástica numa prateleira!

Nestes dois livros, "Clássicos 1" e "Clássicos 2", iremos ver, cronologicamente, as aventuras das mais famosas personagens de Star Wars a partir do ano 0, e por isso, a primeira história do primeiro livro é a adaptação para comic do filme Star Wars: a New Hope - episódio 4 (já falei sobre o livro neste link).

Falando da adaptação, que é a primeira história destes livros, e a única que conhecia, temos uma visão mais aprofundada sobre algumas personagens que no filme não foram tão exploradas, mas no geral as diferenças são poucas. Os fãs irão gostar, mas são as seguintes história que valem a pena ler.

Iremos ver a evolução de Luke e também o que impede Han Solo de voltar a Tattooine para pagar a sua dívida, entre muitas outras histórias, que expandem, e muito, o universo Star Wars, dando-nos uma visão interessante sobre novas espécies, mundos e sociedades, bem como, muitas personagens que o público que apenas tenha visto os filmes, não conhece. Para além disso, as histórias focam-se mais ou menos em certos personagens, e por isso, nessas páginas ficamos a conhecer um pouco mais das personagens mais famosas. Han solo apresenta uma personalidade mais séria em certos momentos, e mais humana; Leia demonstra algumas dúvidas sobre o que deverá fazer em relação aos seus sentimentos mas também em relação ao futuro da galáxia; Vader demonstra a sua luta para destruir os rebeldes, etc...

Em relação ao grafismo não há muito a dizer. Não sou um expert, mas pareceu-me bem conseguido, apesar de se notar que são comics com alguma idade devido ao design de algumas personagens (por exemplo guarda-roupa), mas nunca senti que tal pudesse afastar o leitor que goste destas histórias, pois, tal como eu, o que cada fã quererá destes livros, é saber mais sobre estas personagens, suas aventuras e aprofundar o seu conhecimento sobre o universo Star Wars. E neste aspeto, esta coleção dá o que queremos.


As histórias são interessantes, com as personagens a terem atitudes e falas características enquanto o enredo se desenvolve e ficamos agarrados até à última página. Para tal é preciso indicar que o ritmo dos comics são sempre altos, não existindo quebras, e por isso torna-se difícil parar de ler, pois a cada folha temos novos desenvolvimentos.

Ter esta coleção numa prateleira é um sonho para qualquer fã. Estes dois livros de clássicos, e as suas 22 histórias, deram-me uma enorme vontade de ler os próximos, e confesso que gostava, principalmente, de ler os comics sobre a Antiga República. Para quem não seja fã, esta coleção passará, provavelmente, ao lado, mas acredito que todos os fãs façam contas para tentarem adquirir esta coleção que é composta por centenas de histórias. Para já é uma saga muito interessante, e que terá muito mais para dar. E pelas imagens fica mesmo muito bem na prateleira!

Luís Pinto

11 comentários:

  1. Adorava ter esta colecção e gostei bastante de ver que falas sobre ela. Vais continuar? Vou ficar atento a mais opiniões. Eu comprei o primeiro mas depois deixei. Mas se vir que vale muito a pena, sou capaz de pedir os que já saíram.

    Boas leituras

    ResponderEliminar
  2. como sempre gostei da tua opinião e com sempre revelas pouco no início da saga. Continua com este projecto que de certeza que vale a pena.

    Dá para pedir os exemplares que já saíram?

    ResponderEliminar
  3. Não tava à espera que falasses sobre esta colecção mas ainda bem que o fizeste. Não estava à espera que valesse a pena comprar e também é um pouco cara. Eles costumam repetir colecções quanto tempo depois? vou estando atento às tuas opiniões para ver se vale mesmo a pena.

    Boas leituras!

    ResponderEliminar
  4. É sempre bom ver uma pessoa que já leu tanto sobre Star Wars a falar bem desta coleção. És a segunda pessoa que me recomenda e voltei a ter vontade de a comprar, mas acho que vou esperar por mais críticas tuas e depois decido se compro quando voltar a aparecer. Esta editora não está na feira do livro de lisboa?

    ResponderEliminar
  5. Adorava ter aquilo tudo na minha prateleira! Continua! Vou estar atenta!

    ResponderEliminar
  6. Já sabes a minha opinião. Quando quero um livro novo do Star Wars é contigo que falo e espero que continues a falar dos vários tipos de livros deste universo, incluindo esta colecção. Se a completares, depois manda uma foto de como fica na estante. Gostava de ver mesmo uma foto verdadeira.

    ResponderEliminar
  7. Eles costumam repetir as colecções ao fim de algum tempo, mas acho que têm uns dois anos de intervalo, pelo menos. Se o Luís falar bem da colecção, também tento poupar dinheiro para a comprar, mas não vai ser fácil.

    Também estive a ver, e dá para pedir os livros que já saíram. Para um coleccionador, isto é uma grande aposta.

    Espero que chegues até aos comics da guerra dos clones!

    ResponderEliminar
  8. Olá,

    Parece interessante sem a menor duvida mas é muito livro :)

    Vou continuar a seguir as tuas opiniões

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Olá a todos!

    Obrigado pelos vossos comentários!

    Gostava imenso de continuar com esta saga, mas é financeiramente impossível. No entanto parece-me uma excelente saga para ter na prateleira :)

    Talvez um dia trate de a ter!

    ResponderEliminar
  10. Já passaram alguns meses desde este post, mas só agora dei com ele. A coleção é boa. As histórias do periodo clássico são relativamente idiotas (excluindo as sequencias que acompanham os filmes). Os cavaleiros da antiga républica (creio que começam no volume 10 ou 11), são bem mais interessantes, mas pecam pela mudança de desenhadores que não têm qualquer preocupação em manter os traços fisionómicos das personagens. Cretinos! Nada disto é da responsabilidade da Pl.Agostini que epostou em lançar uma coleção completa com 70 volumes que só merece o meu aplauso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá pco69. Tudo bem?

      Concordo contigo sobre a aposta da PA. De certeza que é uma coleção que qualquer fã gostaria de ter. Eu fiquei-me apenas por estes dois volumes por questões financeiras. Não dava. Mas espero um dia conseguir fazê-la.

      Abraço!

      Eliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.