Autor: Haruki Murakami
Título original: Noruwei no Mori
O primeiro livro que li de Haruki Murakami, um dos melhores escritores do momento, e fiquei completamente fascinado. A escrita de Murakami é fantástica e a forma como o autor descreve personalidades e locais, é diferente de qualquer outra, tornando-o único.
Esta é a história de Toru Watanabe e o triângulo amoroso na sua juventude. Em pano de fundo vemos a revolta juvenil contra os poderes políticos e a degradação dos valores morais que levarão Toru e os seus amigos a querer algo mais, algo com significado. Toru, uma personagem muito bem construída, é apenas mais um jovem num país onde as expectativas prendem os jovens, levando-os a uma vida de stress e de medo por falharam aos sonhos dos pais e de uma nação.
A escrita de Murakami não é fácil e neste livro envolve-nos numa mistura de sentimentos e sensação de que a morte está sempre perto, pronta a atacar. E por isso digo que este livro não é para todos, pois as suas páginas estão cheias de dor, sensualidade e hipocrisia daqueles que falam e raramente agem. O autor explora os diálogos (bem construídos e vastos) como forma de avançar na história e explorar personagens (distintas e encaixam na perfeição na história). Consegue-o na perfeição, e obriga o leitor a continuar juntamente com as personagens... mas nem todas as mentes estão preparadas para agarrar a felicidade. A decisão é algo que, por vezes, custa, e vem com um preço. E aqui, todas as personagens irão pagar.
O que leva uma pessoa a desistir de tudo? Que sensação tão angustiante e asfixiante será a que leva uma pessoa a suicidar-se, abandonando família, amigos, e todos os prazeres da vida, sabendo que nada reside depois disso? Talvez seja na dor ou na paixão, que a lógica desaparece...
Com um enredo duro, visualmente forte, triste em muitos momentos e arrebatadora em muitas das suas páginas, a beleza da vida está sempre presente, mesmo que escondida do nosso olhar. Personagens, ambiente, história... Murakami consegue tudo de forma magistral, levando-nos à mente de Toru, percebendo esta personagem com a facilidade que apenas alguns autores conseguem colocar por palavras.
O final, fantástico, arrebatador e repleto de significados, é apenas mais um exemplo da maturidade necessária para percebermos este livro e sermos atropelados pelos seus significados... pela sua dor, a dor dos jovens que cresceram agarrados a algo e acabaram por perder esse apoio.
Um livro fantástico de um autor que me conquistou facilmente, em poucas páginas. Murakami tem uma escrita pausada, que nos obriga a pensar e que torna o livro lento, mas cheio de significados. O enredo é forte e cruel, e não será um livro para qualquer leitor, mas trata-se de uma obra fantástica e que marca quem a ler. Murakami é um autor a seguir.
E se no fim, nos esquecemos do que é realmente importante nas pessoas que amamos?