sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

OS REINOS DO CAOS


Autor: George R. R. Martin

Título original: A Dance with Dragons


Mata o rapaz, Jon Snow.

Não há volta a dar. Quanto maior a espera, maior a expectativa. Mas todo o barulho e expectativa criados à volta deste livro seriam mais do que suficiente para matar muitas obras literárias. Será que os Dragões sobrevivem aos exigentes fãs?

Em primeiro lugar começo por dizer que este é para mim o melhor livro desde que saiu A Glória dos Traidores, mas no fim percebemos que é um livro que viverá à sombra de outros da série.
O que tornou esta série tão boa foram as personagens criadas por Martin, realistas e que sustentam a intriga, e os acontecimentos, alguns de enorme risco para o autor, que se desenrolaram nos primeiros seis livros (versão portuguesa). Nos livros seguintes, talvez por estarem divididos geograficamente, senti que enquanto toda a qualidade dos diálogos, intriga, e capacidade para ligar tantas personagens, se mantinha alta, mas a história alongava-se demasiado, baixando muito o ritmo. Este livro, pelo qual muitos esperaram muitos anos, vive na sombra de anteriores livros porque não aumenta o ritmo como todos queríamos. Bastava olhar para o título “A Dance with Dragons” para começarmos a imaginar tudo o que Martin poderia escrever, mas a realidade é que o ritmo não é o que desejamos.Nós fomos habituados ao melhor e queremos o melhor!

Por outro lado foi um livro que gostei bastante por perceber como encaixou bem com o 7º e 8º livro, e nesse aspecto ter lido todos de seguida (em vez de ter esperado anos por este como muitos outros leitores) ajudou a perceber o que poderá falhar a muitos. Há realmente muitas ligações. Para além disso, devo dizer que a escrita de Martin se mantém fiel ao que sempre foi. Forte, sem abuso de descrições, com tendências para flashbacks interessantes e com uma enorme parte da sua escrita a revelar os pensamentos das personagens que seguimos. Continua tudo no ponto!
No entanto o enorme mundo criado pelo autor não ajuda muito neste livro, pois ficamos perante um “talvez demasiado vasto” número de personagens pelas quais vemos a história, todas elas dispersas pelo mundo de Martin e como tal as suas acções não vão encaixar imediatamente, dando a ideia que não existe uma continuidade palpável de um capítulo para o outro. É preciso ler bastante para sentirmos a movimentação do enredo. Houve ainda uma ou outra personagem com capítulos que, agora após ler o livro, parecem que pouco ou nada deram à história, e só nos próximos livros o irei saber. Percebo que “está ali” uma trama, mas não sei até que ponto seriam necessárias tantas páginas para o fazer. Mas não é isso que estraga o livro, pois dois ou três capítulos em tantos não se notam muito.

Num livro onde Jon Snow é o grande motor, com vários capítulos a partir dos seus olhos, e todos eles de grande qualidade, vemos ainda o regresso das personagens do e 8º livro, por isso preparem-se porque voltaremos a ver Jaime e Cersei lá mais para o fim, com acontecimentos que já nos fazem desejar o próximo livro! Outro personagem que mantém o seu nível é Tyrion e não vale a pena falar muito sobre o anão. Ele é a prova que a escrita de Martin se mantém coerente em relação às personagens e Tyrion dá espectáculo nas suas falas como sempre!

O meu nome é Cheirete, rima com tapete.

Tal como disse, este livro viverá à sombra de livros anteriores, como A Muralha de Gelo ou A Glória dos Traidores, mas dentro do próprio livro poderei dizer o mesmo. Todo o livro viverá na sombra dos últimos capítulos, pois se Martin passa a grande maioria do livro a não oferecer aquilo a que nos tem habituado (aqueles capítulos que recordamos para sempre), preparam-se pois a última centena de páginas deixa aquela sensação que poderemos estar a ver o despertar daquele autor que tantas vezes nos deixou de boca aberta. O livro é grande, e por vezes não nos puxa tanto como gostaria (um fã quer sempre mais) e também é verdade que não existe em alguns capítulos aquela sensação de falta de ar, mas no geral continua a ser "Martin" com a sua escrita que agarrou tantos leitores e a única questão na minha mente é se no futuro Martin terá a capacidade de arriscar com acontecimentos que marquem a série como outros momentos já o fizeram. Entretanto este será o livro que voltarei a ler antes de Martin voltar com uma obra nova e certamente continuará a ser uma boa leitura, pois estamos realmente perante um bom livro que tem 5 ou 6 momentos de grande qualidade. Eu apenas queria mais!

Martin tem agora dois livros para deixar definitivamente a sua marca no mundo da literatura fantástica e só espero que não demore muito a fazê-lo, porque o final deste livro deixou-me uma enorme vontade de continuar!
Um livro que li em poucos dias, uma sensação de que o melhor está para vir… agora é esperar por mais.

Não sabes nada, Ygritte.

Espaço ainda para notar que a capa deste livro está novamente muito boa e que apresentar os verdadeiros símbolos das casas lhe dá um novo toque de qualidade!

60 comentários:

  1. Agora ainda com mais vontade de o ler!

    ResponderEliminar
  2. tou a ver que tenho mesmo de começar a ler isto. Boa opinião como sempre. não falhas. o que vem a seguir?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Omar! Em princípio o meu próximo comentário será a Toupeira de John le Carré.

      Eliminar
  3. Tavares Souljaneiro 20, 2012

    Até agora as tuas opiniões vão de encontro as minhas, por isso acredito que também vou gostar deste livro mas ainda tnh de ler o DwD primeiro.

    ResponderEliminar
  4. os três anteriores livros deixaram um pouco a desejar. Se este é o melhor desde o Glória então pelo menos está melhor do que os 3 anteriores, o que já não é mau. A esperança renasce!

    ResponderEliminar
  5. Tal como te disse no Sopa, vou ler com certeza! e agora fiquei ainda mais curioso... Mas como é que já leste antes de toda a gente??? hein? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, fico então à espera que me digas o que achaste do livro! nãi li antes de toda a gente, o livro em inglês já saiu há muito tempo. lol. 'Tou a brincar contigo!

      Eliminar
    2. hum... leste a versão em Inglês... perguntei apenas pois como publicaste a capa Portuguesa.

      Eliminar
    3. Olá Nuno. Agora a sério. Por acaso este livro li-o em Português e a uma velocidade louca. Depois um dia conto-te como me veio parar às mãos. Mas é verdade que alguns dos livros que tenho aqui pelo blog na realidade li em inglês mas tento sempre colocar a capa portuguesa. Em alguns casos não existe, como no Moneyball que falei esta semana.

      Eliminar
  6. Felizmente dia 27 está quase aí para poder ler isto!! Obrigado por não spoilares nada =D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é fácil não fazer spoilers. Bem espremido até sou capaz de ter escrito um ou outro que não se note, não sei. ainda não reli a minha opinião para ter a certeza =)

      Eliminar
  7. Uma xcelente, xcelente crítica! Parabens!

    ResponderEliminar
  8. Sempre boas críticas sem spoilers! Continua! Até estou mais confiante no livro e tudo!

    ResponderEliminar
  9. Reserva a ser feita nos próximos dias! Já estava um pouco descrente nesta saga mas irei comprar este a ver se tenho a mesma opinião que tu. Estar melhor do que os 3 livros anteriores km tu dizes, já é um passo em frente.

    ResponderEliminar
  10. Já estive a ler, ainda bem que não fizeste spoilers ;). Ainda bem que consideras este um dos melhores livros do Martin. Confesso que fiquei algo apreensivo com o Dance e muito por culpa de tudo o que está em torno de Danny...exemplo Quintel Martell quanto a mim prometia tanto e neste volume andou por ali....percebes o que quero dizer. E com o findar disto sempre quero ver como vai Martin unir as peças todas, é que são tantas, mas tantas pontas soltas, que o ritmo que ele apresentou no Dance, não sei como se safará. A ver se ao menos não abre muito mais o arco do enredo, que aquilo já está bem esticadinho ;).

    Se virmos bem, penso que é mais ou menos unânime que o final será umas certa casa regressar ao trono de Westeros, que até provavelmente os Stark lhes prestarão vassalagem, embora confesse que gostava de ser surpreendido com um final tido Grejoy a ficar com o trono :D, mas há tantas outras questões que terão que ser atadas, por exemplo a influência que poderá ter sobre Westeros os Outros ? Qual o papel de Melisandre ? entre tantas outras coisas.

    Bem sei que não são questões para estar a ser discutidas aqui no blog, o teu comentário despertou em mim a curiosidade e a esperança de ver Martin ao nível da Gloria dos Traidores, mas como ainda não li, logo comento melhor depois de lido, nem que seja via FB ;)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Paulo.

      O que dizes sobre o Martell também foi o que me agradou menos, ou para já foi o que menos percebi o porquê de algumas coisas.
      Esse final que falas também acho que é o mais esperado, mas sinceramente gostava que fosse algo diferente, e vindo do Martin já acredito em tudo.
      Em relação a este livro já sabes a minha opinião, ainda não está ao nível dos primeiros nem do grande Glória que todos adoraram, mas se olhar para os últimos três livros antes deste, então houve um salto na minha opinião. Fica é sempre aquela sensação de que queriamos mais, muito mais! As expectativas são sempre altas. Espero realmente nos próximos livros ver um Martin ao nível do que nos habituou!

      Abraço e fico à espera da tua opinião!

      Eliminar
    2. Paulo, ás vezes já nem sei o que pensar da Danny. Aquilo parece que não desata. E estou como tu, mesmo que este livro ainda não esteja no patamar dos primeiros como o Luis diz, se é o melhor depois do Glória ter saído é sinal para ter esperança no futuro! É porque está lentamente a voltar ao que já foi.

      Eliminar
    3. Já agora gostava de saber de que casas falas. Eu gostei bastante da introdução do Martell, mas nem deu para perceber o que vai acontecer. Em grande está o cheirete.

      Eliminar
  11. Pelo que percebi este livro não está entre os melhores mas é melhor do que o Dança, Festim de Corvos e Mar de Ferro. Já é uma boa notícia! Fixe era uns passatempos do livro.

    E obrigada por não revelares nada da história. Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Hello again

    Johnny,

    A casa que falo são os Targarien, penso que ou via Danny ou outra personagem será quem irá conquistar o trono. Eu adorei tudo o que envolveu Dorne e quanto a mim foi a par das Ilhas de Ferro do melhor que aconteceu no festim e Mar de Ferro (a par de Jaime). O Velho foi muito inteligente ao enviar o Martell para a sua demanda, foi bem pensado, mas o personagem em si, mais parece que anda ali desorientado. Até Tyrion segui-lhe o exemplo, embora os seus diálogos são sempre deliciosos....claro que neste capitulo deu para perceber melhor o enredo de Varys com o mestre Ilyrio (através de Tyrion).

    Quanto ao Cheirete, sim também gostei, em especial por mostrar a perspectiva dos Bolton, quanto a mim a da casa das gémeas, dos melhores vilões que já vi, são mesmo mauzinhos. A estes também se pode juntar Euron Grejoy, é mau por natureza :D

    Mas gostava que o cheirete ainda vie-se a ser o dono do Corno Mágico e dominar uns animais voadores e com isso conquistar o trono LOL.

    Rute,

    É verdade, Danny é das minhas personagens preferidas, mas actualmente consegue-me irritar-me.

    Luís,

    As minhas desculpas, espero que não te importes por estes comentários, LOL se quiseres apaga ;), mas pronto isto é para ler e reflectir LOL

    Já agora bem vindo ao clube daqueles que têm que ficar bastante tempo para ver novas aventuras desta serie...Vais ver que custa um pouco ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que não me importo. Eu estou como tu. Todas essas questões é o que me fazem querer a saga até ao fim. Das duas uma, ou o Martin abusa e ficamos todos de boca aberta, ou então estraga a pintura toda no fim. Mas só vendo. Eu acredito que ele vai abusar! Agora pertencer ao clube dos que esperam é que vai custar, mas vou aproveitar para ler outras sagas. Já não falta muito para sair o fim do Mago!

      Eliminar
    2. Tou a ver que gostas do Greyjoy. O Doran Martell foi a grande surpresa dos últimos tempos e gostava de o ver vencer!

      Eliminar
  13. Bom dia,

    Tive tentado a Ler o livro em versão inglesa, mas ia comprar um livro só para ler metade pois já tinha lido a Dança.
    Resisti e comprei As Cronicas do Regicida (Muito Muito Bom)para matar o bicho, agora dei comigo a ler Kafka isto tudo para aguentar ate dia 27... :)pois num espaço de 2 meses li os 9 livros do de Martin.

    Depois de ler mais uma boa cronica do Luis fiquei com inveja porque ele já leu e eu ainda não =). Está quase.

    Relativamente ao futuro da historia... ninguém referiu Bran... quanto a mim ele vai ser o pêndulo desta saga até a ultima pagina.

    Será o Trono de Ferro o Santo Graal desta Saga?
    As Religiões parecem ter tanto ao mais poder, que o diga Cersei.
    Os Outros e o seu Inverno, as Árvores dos Deuses Antigos e a Muralha, Esteros Unida ...

    Estou curioso para ver o resultado das ultimas movimentações das peças como Wyman Manderly, Bran, Griff e o seu filho, Benerro e Tyron ...

    Lá para dia 29 volto a comentar este Post ;)

    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá RLacerda!
      Então já acabaste as Crónicas do Regicida? Essas perguntas que fazes, têm todas sentido, não sei é até que ponto existirá no futuro uma resposta para todas. Martin já levantou tantas dúvidas no enredo que acredito que haja sempre qualquer coisa que fique por explicar definitivamente. Mas sim, talvez o Trono não sei o Graal deste livro. Talvez não haja Graal.
      Em relação às movimentações dessas peças que falas, não vou comentar, mas depois quero saber a tua opinião!

      Abraços!

      Eliminar
    2. Sim acabei, agora estou a espera do próximo " As Portas de Pedra " mas esse só para 2014... deve coincidir com o o final do GOT...

      Dia 29 estou aqui a dar a minha opinião.

      E recolher opiniões sobre qual o próximo Livro a ler. =)

      Abraço

      Eliminar
    3. Esperemos que o GoT acabe em 2014! Depois diz-me o que achaste!

      Eliminar
    4. Bom dia,

      Ja li o Livro 10,

      Realmente este Livro foi um caos relativamente as voltas que a historia deu parando praticamente no mesmo sitio, no entanto não me agradou o rumo que levou... e até era algo que ja estava a espera, relativamente ao Lord Snow (agora Martin tem tem 3 caminhos para escolher Ghost, Red God ou Ned Stark... mas cheira-me que vai andar com uma espada diferente).
      Faltou ali mais um capitulo de Bran, espero que no próximo livro Bran seja um dos mais "falados".
      Os homens de ferro estao se a por a jeito, Mindinho?! Sansa?!, Duende tem sempre aqueles diálogos fantásticos estou curioso para ver o resultado do seu plano...
      O ultimo Capitulo veio salvar a honra do convento, espero que tenha sido uma rampa de lançamento para o próximo livro fazendo manter a Rotação alta.
      Esperava um pouco mais desde ultimo livro...

      Em Abril sai uma sequela " O Cavaleiro de Westeros" sabes de quem se trata?

      Até la vou ler a trilogia do Millennium, que esta a bom preço 8€ o 1º.

      Se morares por Lisboa empresto-te as Cronicas do Regicida ou Millenium 1.

      Abraço

      Eliminar
    5. Olá RLacerda!

      Realmente o "caminho" do Snow deixa muitas perguntas no ar, e neste momento é o que me faz querer ainda mais os próximos livros! Também senti que faltou Bran mas acredito que pode ser uma ausência compreensível devido ao local onde ele está. Vamos lá ver.
      Duende sempre em grande! E sim, também acho que o último capítulo é a rampa de lançamento, por isso disse que este livro me parecia o início do regresso aos grandes momentos.

      Em relação a esse "Cavaleiro de Westeros" não faço ideia do que será. Acredito que seja uma história paralela passada em Westeros durante estes acontecimentos que vamos lendo, mas ainda não sei nada. Terei de pesquisar na net um dia destes.

      Obrigado ainda pela tua oferta, mas em principio não será necessário, porque estou a pensar comprar esses livros lá mais para o fim do ano. Para já tenho outros para ler. Mas obrigado. Se depois não os encontrar a um bom preço logo falo contigo!

      Depois diz-me o que achaste da Trilogia Milénio!

      Abraço

      Eliminar
    6. Bom dia,

      Relativamente ao Bran ele agora pode estar em todo o lado nas formas que quiser, por isso é que estranho ele não interferir mais na historia.
      O ultimo capitulo foi muito bom pois quando parecia que o Reino ia estabilizar com paz e justiça o Eunuco aparece para tornar o Reino no seu mundo preferido, um Reino de Caos. Aranha é mesmo a melhor alcunha.

      O "Cavaleiro de Westeros" cheira-me que seja sobre Barristan o Ousado, sobre a sua fuga ou passado ou Jon Connington... em Abril.

      Quando acabar a trilogia Millenium venho cá dar a minha opinião.

      Abraço

      Eliminar
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    8. Será um destes livros que vai sair em Abril?

      http://en.wikipedia.org/wiki/The_Mystery_Knight#The_Mystery_Knight

      Assim parece, sendo que a tradução do nome foi uma jogada de Marketing.

      Eliminar
    9. É capaz de ser esse livro que falas. Pelo que vejo na net, foi um livro muito bem aceite pelos fãs. Também já não falta muito para sabermos. Obrigado pelo link. Vou pesquisar um pouco mais.

      Eliminar
  14. Sigo este blog sempre que posso e tenho escolhido as minhas leituras a partir das tua opiniões, mas este iria comprar mesmo que falasses mal. Ainda bem que há uma evolução por muito pouca que seja. A comprar no início de Fevereiro.

    ResponderEliminar
  15. Não há crítica tua que não me convença a comprar o livro. Este iria comprar mas mais lá para a frente, está numa de dar um tempo ao GRRM, mas acho que me convenceste. Abraço

    Jorge

    ResponderEliminar
  16. Gostei imenso de poder ler a tua opinião antes do livro sair. Agora a vontade é ainda maior. Obrigado por nao teres revelado nada. Espero que não demore muito a aparecer o próximo.

    ResponderEliminar
  17. Comecei a ler ontem!
    Já tinha lido a tua critica antes do livro ter saído, mas queria começar a ler um bocadinho antes de comentar!
    Estou a gostar imenso dos flashbacks, como dizes na tua opinião. Acho que são um dos pontos fortes da obra. Os POV's do Príncipe de Winterfell estão a revelar segredos...meio revelados e ainda escondidos, mas que apimentam a história. Acho o passado das personagens um dos aspetos mais interessantes, porque revelam o porquê de algumas coisas. Já aconteceu noutros livros das Crónicas, e acho muito bom mesmo.
    E Jon, sempre nos seus pensamentos e introspeções, com a celebre frase de Ygritte na mente...
    Estou a gostar do que li até agora!

    Ahh, e gosto muito da tua crítica, faz aguçar a curiosidade! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá maria. Gostei mesmo muito dos flashbacks, ainda bem que és da mesma opinião. E claro que o Jon é cada vez mais um personagem que gosto bastante, e ele neste livro amadurece bastante.! Depois quero saber o que achaste quando acabares.

      Eliminar
    2. Acabei ontem e gostei muito!
      Não consigo decidir se gostei mais desta parte ou da primeira, por causa dos POV's do Bran e o da Melisandre no primeiro, que gostei muito.
      Sem dúvida, o Jon amadurece muito! Espero que haja POV's dele no próximo.
      Gostei muito dos da Cersei, fiquei bastante contente, apesar de achar que ela vai ficar cada vez mais má ou louca.
      Os POV's que retratam o Norte, os do Theon e da Asha, estão muito muito interessantes. Eu gosto bastante dos acontecimentos no Norte e na Muralha, são as partes favoritas dos livros para mim. Partes sobre as intrigas da corte em Porto Real também e com o Mindinho, mas como ele não tem aparecido (nem a Sansa), é para o Norte que a minha atenção virou.
      Bastante mistério, com acontecimentos que não ficaram explicados e que dão mesmo vontade para saber o que vai acontecer ou o que aconteceu de verdade!
      E depois há todas as teorias que começam a formar-se, pormenores que alimentam ou desfazem teorias já elaboradas antes.

      Eliminar
    3. Ola Maria_queenfire

      Também fico à espera que mais POVs do Jon e também do Cheirete. Só espero que o Martin não demore muito tempo a lançar outro livro. Também quero saber o que acontece ao Jaime e à Cersei.

      Eliminar
    4. Olá Luis,

      Sim, podia demorar um ano (já era muito bom).
      Fiquei muito curiosa com o POV do Jaime e estava à espera de mais. A Cersei deve ter mais alguns POVs até ao final. Também gostava de ver outro da Melisandre, para saber mais sobre ela. E do Bran!

      Eliminar
    5. Também esperava mais do Jaime. É a minha personagem preferida e queria ler mais. A Melisandre teve um excelente POV e também gostava de ler mais um ou dois.
      E se isto só demorasse um ano até novo livro, era demasiado bom.

      Eliminar
    6. Pois, ele é das personagens que mais evoluiu psicologicamente. Eu não gostava dele no inicio, mas depois, durante aquele percurso com a Brienne, ele começou a mostrar-se uma pessoa "melhor".
      Acho que, uma vez que ela teve um na primeira parte da Dança, é capaz de nos próximos voltar a ter, não se justificava apenas a existência de um POV dela.
      Pois era, muito mesmo.

      Eliminar
  18. Até agora estou a adorar a leitura e está muito parecido ao que disseste. Faço minhas as palavras da Maria_queenfire

    ResponderEliminar
  19. Acabei hoje a versão inglesa do livro. A tua opinião é perfeita e encaixa totalmente no que achei do livro. Parabéns! É mesmo o melhor desde o Glória!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo elogio Logan. Agora é esperar pelos próximos!

      Eliminar
  20. Vou comprar amanha e estou muito entusiasmada depois de ler a tua opinião. Para quando a crítica ao último Mago? Ainda em Fevereiro?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E para além do ultimo Mago, também fico à espera da trilogia Milénio, das Brumas de Avalon e mais sobre a saga Jogo Final. Para quando tudo isso? beijinhos

      Jo

      Eliminar
    2. olá Jo e fani.

      O último Mago e as Brumas devem ser os dois livros que mais aguardo este ano. Assim que os tiver passarão a ser prioridade número um! Mas ainda falta! A trilogia Milénio vou esperar por uma boa promoção porque ainda não tenho os livros. Talvez uma feira do livro.

      Eliminar
  21. Fui agora mesmo levantar o livro aos correios e "estou em pulgas" para o começar a ler, quando chegar a casa.

    ResponderEliminar
  22. Olá a todos. Não conhecia o teu blog e acabei por ler a tua critica no site da editora Saida de emergencia. Sou uma enorme fã da saga Gelo e fogo e confesso que gostei muito deste ultimo livro Os reinos do caos. A personagem que mais gosto é o Jon Snow e tenho um feeling de que o Jon poderá ser filho da Lyanna, irmã do Ned Stark. Penso que ele quis proteger o sobrinho e deixou que todos pensassem que traiu a mulher. Mas isto é instinto feminino. Acho que o Jon cresceu imenso neste livro. Sinceramente, acho que o trono deveria voltar aos Targaryen, seria justo,dado o que sofreram no passado, além de que a Daenerys daria uma óptima rainha. Os Freys e Bolton deveriam ser dizimados, não fariam falta a ninguém, mas uma história destas sem vilões não tinha piada nenhuma, claro. O capitulo do casamento vermelho nunca me saiu da cabeça, foi horrível, além de adorar os lobos e ficar triste quando os matam. Enfim, não me alongo mais e espero que o final chegue rápido e que o bem ganhe! Gostei do teu blog, vai p os favoritos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia. Ainda bem que ficaste a conhecer o meu blog. Espero que gostes!
      Também tenho o Jon como favorito, juntamente com o Jaime e espero que não se volte a repetir outro casamento vermelho!

      Eliminar
  23. Já li o livro e concordo contigo em tudo! Foi graças a este blog que comecei esta série e desde então não tenho lido mais nada e valeu a pena. Agora vamos esperar. continua sem os sploiers e parabéns

    ResponderEliminar
  24. Comecei a ler as crónicas em meados de Novembro do ano passado. Confesso que a princípio estava um pouco céptico quanto à "mecânica" dos capítulos, e se aquilo não seria complicar mais do que lógico. Depressa me apercebi que é das manobras mais "inteligentemente cruéis" que GRRM nos colocou ao dispor por forma a agarrar-nos à obra com unhas e dentes. O que se verificou comigo a seguir, foi algo que... na minha adolescência não tive pachorra para fazer com Tolkien... comprei a colecção toda de rajada e desde então, nos poucos tempos livres, vou "desbravando" as "Crónicas", livro após livro (encontro-me agora a meio d'"A Glória dos Traidores"), e muito sinceramente, não consigo encontrar um dos que já li que seja "mais" que os outros. Todos contêm uma capacidade de nos prender e seguir em frente como só consigo encontrar nas obras de um outro escritor que devoro ávidamente (C. J. Samnson) e que me deixa como uma criança em pulgas pela chegada do Pai Natal... (Recomendo vivamente as obras deste último autor, - as que relatem as "investigações do corcunda Matthew Shardlake - lidas sequencialmente - mesmo não se tratando de uma "novela" como as das Crónicas do Gelo e Fogo).

    A questão é... acho que é imperativo que GRRM não se fine antes de acabar com as crónicas. Isso seria "criminoso!" :)

    ResponderEliminar
  25. (leia-se C. J. Samson; a sequencia literária (para os interessados) será: FogoNegro - Absolvição - Soberano (Intriga na Corte) - Revelação + "Heartstone" que (estará prestes a ser publicado via Porto Editora)

    Relativamente a personagens preferidas das crónicas, tanto o Tyrion Lannister pela sua sagacidade e inteligência como Jon Snow talvez por o antever como o "vencedor final" nesta trama toda são os que sobressaem. Alguma simpatia pela "ingenuidade" de Daenerys Targaryen (mais a pitada ficcional dos dragões)... mas sem poder antecipar como é que aquele mundo vai ficar unificado ou como distribuir o mal pelas aldeias).

    De resto, bom blog. Vou adicioná-lo para orientar as minhas leituras ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá António Matias.

      concordo quando diz que a forma como GRRM nos dá os capítulos ajuda a agarrar-nos a esta história, levando-nos a não conseguir parar. Se neste momento vaia a meio da Glória dos Traidores, então terá certamente muitas surpresas nas próximas páginas com momentos de cortar o fôlego.

      em relação ao escritor C. J. Samnson, não conheço o seu trabalho, mas vou pesquisar. E sim, seria mais do que criminoso e penso que todos sentimos algum receio sobre esse assunto.
      Tyrion e Snow estão também no meu grup ode personagens preferidas das Crónicas e foi, mais ou menos no momento em que se encontra a ler agora, que comecei a gostar de Jaime, tornando-se na personagem que mais gosto. Lá mais para a frente aparecerão outras, como Cheirete, um toque de génio por parte de Martin.

      continue a aparecer e a comentar! Boas leituras!

      Eliminar
    2. à parte este tópico, e ainda sobre as obras que citei deste "novo" autor, devo situá-las para quem estiver interessado: a acção (ou "acções") decorrem nos tempos pós reformas religiosas em inglaterra, tendo como figura central um advogado corcunda :)

      cada capítulo, além de conter uma narrativa riquíssima que nos situa no espaço e no tempo de uma forma muito bem conseguida, tem o condão de nos agarrar à leitura com a mesma força que os contos de GRRM. arriscaria dizer que não há "tempos mortos" na narrativa e onde cada detalhe faz todo o sentido. cada final de capítulo cria expectativa para o seguinte, tal o suspense neles constantes. vale a pena!

      suspense em época medieval. para quem gostar, não deve perder.

      (descrevi em cima erradamente um livro: onde referi "absolvição" deve ser "dissolução". nas obras conhecidas, "inverno em madrid" é uma "carta fora do baralho" relativamente aos outros contos; o suspense continua, mas no período da segunda grande guerra.)

      mais detalhes: http://cjsansombooks.com/

      Eliminar
  26. esperamos que nao acabe aqui ,ja li todos e todos me deixaram "sem folrgo" quero mais .quero saber o que aconteceu a jaime ,a brienne , a loras , a bran ,a sra katelin ,a sansa e a petyr ,a arya,jon snow ..morre mesmo? e o seu tio que nunca apareceu? e melissandre? stannis? tyrion, sor jorah mormont? quero mais quero a continuaçao e saber o desenrrolar destes queridos personagens ...

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.