terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ANO DE 2011

Chegamos ao fim de 2011 e é sempre bom fazer um pequeno "apanhado" do que se leu. 

Apesar de ter escrito, nestes seis meses de blog, cerca de 60 opiniões literárias, a verdade é que apenas terei lido em 2011 metade desses livros, sendo que a outra metade foi lida nos anos anteriores. Tal facto não ajuda muito a tentar escolher o que melhor li este ano e ainda menos a escolher o melhor livro que li publicado em 2011, porque a verdade é que são poucos. Porquê? Porque raramente compro livros quando são publicados, sendo tal uma questão financeira, acabando na maioria das vezes por ler livros que foram publicados em anos anteriores.

Sendo assim vou indicar livros que li este ano, tanto os que foram publicados este ano, como em outros.

Este ano dediquei-me muito mais à Fantasia e à Ficção-Científica do que por exemplo aos romances de Espionagem, outro género que gosto bastante e do qual já li muito. Sendo assim conheci muitos autores novos enquanto continuava outras sagas. A saga de George R. R Martin continuou a ocupar muito do meu tempo e como é óbvio o seu livro A Glória dos Traidores foi o melhor que li na fantasia este ano. Os livros seguintes na saga, que também li este ano, não estiveram ao mesmo nível de revelações e foram prejudicados pela "separação" entre Norte e Sul (isto apesar de achar que foi um acto que sendo discutível, foi muito bem conseguido). 

Já o A Dança dos Dragões apresentou-se como o grande lançamento deste ano (muito graças a dois factores: a enorme espera de mais ou menos 5 anos, e ao lançamento da série que apresentou uma qualidade assinalável) e apesar de não estar ao nível do que desejamos, o futuro promete e muito. É impossível esquecer o Cheirete. É uma série impossível de perder, e está tudo lançado para em Os Reinos do Caos se acelerar para o fim da saga, o final mais esperado actualmente, esperemos apenas que não demore uma década.
Outro escritor que não conhecia e que mostrou um trabalho que deve ser assinalado é Dan Simmons. Se a história O Terror poderá agradar mais a uns do que a outros, já ao trabalho de investigação e tipo de escrita ninguém poderá ficar indiferente, e como tal fiquei ainda com mais vontade de um dia ler a saga Hyperion.  
O escritor que mais me surpreendeu este ano foi David Soares, não conhecia o seu trabalho e fiquei muito agradado com O Evangelho do Enforcado e ainda mais com Batalha. Continuarei a ler o seu trabalho.

Existiram ainda outros livros que gostei bastante de ler e que foram agradáveis surpresas, como Expiação e A Balada do Café Triste, sendo que este último foi publicado este ano.
Este foi ainda o ano em que li finalmente Duna, simplesmente fantástico, depois de muitos anos de espera, e continuei com a saga O Mago, com o terceiro livro Espinho de Prata e asseguro-vos: o quarto e último livro da saga é um dos que mais espero para o próximo ano.

Realço ainda a qualidade do livro Os anos de Ouro da Pulp Fiction Portuguesa, muito bom! e ainda o primeiro livro que li (reli) este ano, Ratos e Homens, um livro simplesmente genial!e o avassalador A Estrada. Forte, duro. excelente leitura.

2012 promete ser um ano com excelentes leituras:

encontrou-me neste momento a ler As Mentiras de Locke Lamora e estou a gostar muito!
Está para chegar Os Reinos do Caos e ainda o último Mago
Espero ler mais um livro da saga Kushiel
Quero iniciar-me na trilogia de Stieg Larsson
Vou ainda dar uma vista de olhos à saga Jóias Negras de Anne Bishop
Tentar ler A Toupeira de John le Carré
Tentar continuar com a saga Ender, da qual já li O Jogo Final
Reler uns clássicos
Ver aonde me leva Durham com o seu Acácia
ler (finalmente!) As Brumas de Avalon
e muitos, muitos outros livros...

Se conseguirei ler todos estes livros em 2012 dependerá apenas de dois factores: finanças e tempo. No entanto prometo que continuarei a escrever aqui as minhas opiniões, tanto do que irei ler, como de muitos outros livros que já li e ainda não tive tempo de dar uma opinião sincera.

Uma vez mais obrigado a todos os que me apoiaram, aos que visitaram este espaço, aos que comentaram, aos que divulgaram, aos que me ofereceram os livros que li e irei ler, etc...

E vocês o que esperam ler no próximo ano?

Feliz 2012! e excelentes leituras!

19 comentários:

  1. Quanto a 2011 coincidimos n'A Glória dos Traidores. :)
    É, de facto, a glória de Martin. Um livro fantástico mas que nos dá cada machadada!!! :P
    O Duna vai fazer parte dos meus objectivos de leitura para 2012... Já são tantos anos à espera que vou fazer os possíveis para que seja lido no próximo ano.
    Quanto ao resto, parabéns pelas excelentes opiniões que vais postando. Continua, e que 2012 traga mais e melhores leituras. :)

    ResponderEliminar
  2. Boas escolhas. Vou estar mais atento a David Soares e a Dan Simmons. Já tinha lido as opiniões aos seus livros aqui no blog e gostei. Duna também ja o comprei, depois de também ler a tua opinião, mas ainda não o li. Estou no GoT!

    ResponderEliminar
  3. Foi graças a ti que comecei a ler o Mago e só posso agradecer. Muito agradável e viciante! Para o ano espero ler as Brumas, fico à espera da tua opinião e quero começar a saga Kushiel e ainda ler o Harry Potter.

    Até para o ano!!!

    ResponderEliminar
  4. Fico curioso de saber a tua opinião sobre As mentiras de Locke Lamora. Em relação ao resto, também quero ler O Jogo Final graças a ti e ainda Duna que tanto aqui como noutros blogs parece ser muito bom.
    Acho é que terás de ganhar a lotaria para leres esses livros todos. Da forma que isto está, qualquer dia não se consegue comprar nada.

    ResponderEliminar
  5. Vais assaltar uma livraria ou um banco para leres isso tudo? lol. Estou a brincar. Continua! Obrigado pelas tuas opiniões! São muito boas.

    ResponderEliminar
  6. Para 2012 e porque eu não estou imune á crise que este país atravessa e porque para além do pai-natal desceu pela chaminé um sr. chamado desemprego... enfim... tenho este ano e pela primeira vez uma meta de leitura... 2012 não será ano de grandes compras excepto uma outra excepção. Ou seja irei ler o que anda para trás... darei a volta ao mundo dos booker prize e conto ler 5 ou 6 dos vencedores. A Linha da Beleza, O Sentido do fim e filhos da meia noite fazem parte desta meta.
    Regressarei ás crónicas de gelo e fogo lá para Maio precisamente um ano depois de ter iniciado A guerra dos tronos, começarei pelo festim dos corvos e veremos se conseguirei comprar os 2 volumes.
    2012, será também ano de reler alguns dos livros que maracaram a minha infância como a ilha do tesouro ou tom sawyer.
    Já em Janeiro arranco com A Herança (finalmente)de Paolini.
    e conto ler uns quantos thrillers género que gosto bastante.

    ResponderEliminar
  7. Olá Nuno. Lamento a notícia do desemprego.
    No entanto tens ai uns excelentes livros para ler, pelo menos é o que dizem. Depois quero saber a tua opinião sobre o Herança.
    Abraço!

    ResponderEliminar
  8. também estou curiosa sobre as brumas e o acácia. fico à espera das tuas opiniões e claro, o próximo do Martin!

    Dos que falaste para 2012 tambem quero ler a trilogia milénio e continuo curiosa sobre a saga ender.

    ResponderEliminar
  9. Fico à espera das tuas opiniões ao Locke Lamora, a trilogia da Anne Bishop e claro as grande novidades do próximo ano, como GOT e Mago. As Brumas nunca li mas talvez também seja desta vez!

    Este ano não vai ser fácil. Capacidade finaceira para esses livros todos será o teu maior problema certamente! Fico à espera dessas críticas!

    ResponderEliminar
  10. Espero ler a tua opinião sobre As Brumas de Avalon assim que leres e conseguires deixar aqui o teu parecer.
    Além da saga de Harry Potter, uma das sagas que mais adorei ler (há muitos anos e por não ter relido não lembro de muitas coisas). Uma colecção que tinha o sabor e o cheiro do nevoeiro cerrado da manhã (vivi nas ilhas Britânicas nessa altura, pois estudava também o final do Império Romano e as invasões bárbaras).
    Bom já vai longo o comentário...
    Excelentes críticas para 2012 e até já :)
    Cláudia

    ResponderEliminar
  11. Ora, Feliz Novo Ano, já com atraso :)
    As Brumas de Avalon é simplesmente bom...
    Quanto a mim continuo na saga dos livros muito emprestados e o virar do ano apanhou-me com um clássico muito trabalhoso "Guerra e Paz" do Tolstoi. Estou a 3 quartos do livro I e já me perdi em pesquisa para perceber o enquadramento histórico! É a leitura dentro da leitura... :)
    Gostava de ler alguns dos que falas como o Mago... mas as minhas leituras estão dependentes do clube do empresta! lolol
    Clara

    ResponderEliminar
  12. Olá a todos. Lamento só agora poder responder.

    Rodrigo Oliveira: realmente a Glória dos Traidores é até agora o marco desta saga, principalmente pelos acontecimentos, atingindo a qualidade de A Muralha de Gelo nesse aspecto, livro onde o autor corta com os desenvolvimentos tradicionais dos livros de fantasia. Aconselho-te a leres Duna, e fico à espera da tua opinião. Foi um livro que adorei.

    Clara: São muitas as pessoas que adoram as Brumas e muito provavelmente acabarei por entrar para esse enorme grupo de fãs da saga. Há muito tempo que estou para a ler.
    Ler Guerra e Paz é quase uma missão interminável, o livro é realmente grande e complexo. Fico à espera que me digas o que achaste. Não sei se já leste algum Mago, mas até agora os livros não desiludiram e o 2º está a um nível bem alto. Estou ansiosamente À espera do 4º que segundo dizem, termina em grande. e um Feliz Ano Novo para ti também!

    ResponderEliminar
  13. Tal como todos os outros, só te posso pedir para continuar e desejar-te boa sorte! Vais mesmo ter de assaltar um banco para leres tanto! E que continuem as boas leituras.

    ResponderEliminar
  14. Também estou à espera dessas brumas. Estou a iniciar-me na fantasia e sempre ouvi falar das brumas de avalon. Fico à espera das tuas opiniões!

    ResponderEliminar
  15. Marcelo Soeirojaneiro 07, 2012

    Bom, Brumas de Avalon eu recomendo muito. Ainda não vi uma estória das fábulas do Rei Arthur que fosse tão boa, e, com um desenvolvimento da cultura Celta tão impressionante que me parece mais crível que o que já me foi apresentado em qualquer outra obra que já li, mesmo de R. R. Martin!!! Aliás, o que me levou a ler Martin foi justamente o comentário de Marion Zimmer Bradley, na edição brasileira, sobre Crônicas de Gelo e Fogo.
    Estou aqui lendo um clássico, que é Robin Hood, de Howard Pyle. Depois, vou ler a trilogia Dragões de Éter. Aí, não tenho mais nada, mas, me relembraram de Duna aqui, cujo filme vi lá no início dos anos 80, e certamente há muito faz parte de minha lista de leituras.... e, também tem Batalha do Apocalipse, que já me foi muito sugerida por amigos e, de sola, Herdeiros da Atlântida, do mesmo escritor. Mas, ainda tenho que ver muita coisa ainda para escolher, costumo ler uns trinta livros em um ano e tenho outros clássicos que desejo ler, como Irmãos Karamazov e o Idiota, ambos de Dostoiévsky, além de algums de Shakespeare, como A megera domada, Sonhos de uma noite de verão e Romeu e Julieta, O Conde de Monte Cristo e Os três Mosqueteiros, de Alexandre Dumas, O Corcunda de Notredame, de Victor Hugo, As aventuras de Hucleberry Finn, de Mark Twain, 20.000 léguas submarinas e A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne, nossa, a lista anda e acho que ainda poderia pensar ainda em muitos livros que quero ler....

    ResponderEliminar
  16. Marcelo Soeirojaneiro 07, 2012

    Ah, esqueci, o Festim de Corvos está em pré-venda aqui no Brasil e já encomendei, então, certamente ele entra em minha lista para esse ano.... e Dança dos Dragões parece que vai sair por aqui mais para o final do ano... ;)

    ResponderEliminar
  17. Olá Marcelo Soeiro!

    Obrigado por todos os teus comentários. Só hoje é que tenho algum tempo para responder.
    As Brumas realmente há anos que estou para comprar, mas não é fácil começar a ler uma saga que sabemos ser grande. Foi acabando por ficar para trás, mas em princípio será este ano. Desses livros que mencionaste ires ler este ano, claro que os do George Martin são impossiveis de perder, apesar de não estarem ao nível do livro anterior em termos de acontecimentos de roubar a respiração, mas toda a qualidade do mundo e personagens mantém-se.
    Os outros livros que falas, os dois de Dumas e também os de Dostoiévsky são excelentes e claro que Victor Hugo e Mark Twain são também de altissimo nível. Tudo livros que um dia irei comentar aqui, quando tiver tempo para o fazer.
    Fico à espera que me digas se gostaste dos livros que fores lendo este ano!
    E vai aparecendo por aqui!

    ResponderEliminar
  18. Marcelo Soeirojaneiro 07, 2012

    Foi um prazar, Luis... aliás, ainda comentando Brumas de Avalon, eu creio que seja o livro de fantasia que já li mais equilibrado em questão de realidade/fantasia. Não, não há seres fantásticos, pois é uma lenda do Rei Arthur, oras!!! Mas, sim, há magia, e bem diferente de tudo que você já leu sobre o Rei Arthur, pode acreditar. E, em relação à cultura Celta, apenas para você perceber a diferença e sem medo de quebrar nenhuma expectativa em relação ao livro, bom, nós conhecemos Merlim como um mago e a Dama do Lago como a mulher que dá a Excalibur a Arthur, não é isso?!?! Bom, no livro eles não são pessoas, mas, posições. Não existe O merlim, mas, um merlim, uma pessoa na posição única de merlim, assim como uma mulher na posição de dama do lago.... no início causa até uma estranheza, pelas ideias preconcebidas que temos da lenda, mas, depois, tudo se encaixa magistralmente. Apenas não veja o filme, que é muito ruim!!! Eu odiei, se bem que, se talvez você o vir antes de ler o livro, talvez até o ache, pelo menos razoável (eu acho difícil!!!).
    E, se puder, dá uma olhadinha no tópico Tolkien x Martin, coloquei um comentário e gostaria que você o apreciasse...

    ResponderEliminar
  19. Todos os livros que pensas ler em 2012 também fazem parte da minha lista, mas não irei comprá-los de imediato. Vou estar atento Às tuas opiniões para também me ajudares a decidir. Continua, o teu blog é excelente!

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.