segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

HISTÓRIA CURIOSA DA MEDICINA


Autor: Pedro Gargantilla




Sinopse: Um livro que nos permite perceber que a evolução da medicina passou, não só pela pesquisa científica, mas também muito pelo acaso e pela curiosidade.
Do homem pré-histórico que cauterizava com fogo as suas feridas até às guerras biológicas, passando pelas grandes epidemias, os remédios milagrosos, os primeiros hospitais ou os médicos mais famosos.








Quando li esta sinopse fiquei bastante curioso. A ideia é interessante e original, numa área sobre a qual não li ainda muitos livros. Este é um livro cheio de curiosidades sobre uma área onde já foi feita tanta investigação, onde tantas vezes se criaram ideias erradas e onde muitas vezes os resultados vieram de um acontecimento totalmente não planeado. A ciência é mesmo assim, principalmente antigamente, quando a surpresa muitas vezes era p resultado final de qualquer experiência ou observação.

O agradável neste livro é que não precisamos de ter conhecimentos avançados de medicina ou biologia para percebermos o que esta investigação nos dá. Toda a escrita está feita para nos dar o contexto necessário, para que o leitor não fique perdido. Assim é mais fácil percebermos as curiosidades que este livro explora, os caminhos que se seguiram, o porquê de algumas conclusões naquela fase da nossa História, porque sem termos noção do que era a realidade num certo momento será muito difícil perceber o peso de uma descoberta ou o porquê de se terem feito tais experiências. 

É também muito interessante ver a evolução destas curiosidades pelo passar dos anos, pois o livro explora muitas e muitas centenas de anos de evolução e investigação na medicina, sendo divertido ver como o acaso continua a ter um peso tão importante ao longo dos anos.

Com um livro cheio de histórias interessantes e cativantes, li estas páginas muito depressa. O livro é suave, não sendo demasiado denso para nos tirar a vontade. É um livro para qualquer pessoa que seja curiosa e que goste destes apanhados de histórias por vezes hilariantes, por vezes quase impossíveis de se acreditar. Se o tema é do vosso interesse, e sem vos dar qualquer spoiler, apenas vos posso dizer que irão gostar, e algumas curiosidades não irão esquecer, quer seja pelo impacto que tiveram, quer por parecerem tão inacreditáveis. Uma leitura muito interessante para os que se interessam pelo tema.

Luís Pinto




1 comentário:

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.