sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

STAR WARS: Darth Vader Lorde Obscuro




Sinopse: "A Guerra dos Clones terminou. Os Jedi foram derrotados. Palpatine domina o Império Galáctico e um novo lorde sith prepara-se para caçar os Jedi que restam. Na primeira missão Vader tem como objectivo localizar um Jedi que fugiu à Ordem 66, um mestre que viveu em reclusão - um dos Jedi mais poderosos que alguma vez foi enfrentado. Ninguém disse que o caminho para o poder seria fácil... " 









A editora Planeta continua com o excelente trabalho de lançar os livros da Marvel sobre Star Wars, e eu não consigo parar de lê-los. Neste nova série, continuamos a seguir Darth Vader numa nova missão depois da Ordem 66 e da criação do Império. Ao contrário da primeira saga Darth Vader da Marvel, que já falei várias vezes aqui no blog, esta história não se passa depois da destruição da primeira Estrela da Morte (filme episódio IV), mas sim após o filme episódio III. Darth Vader terá de caçar um dos poucos Jedi que sobreviveu à Ordem 66.

Em primeiro lugar, os já normais aplausos para o trabalho gráfico. Excelente design e realização das cenas, transpirando sempre a atmosfera e design Star Wars. Para isso muito ajuda a qualidade dos materiais desta edição portuguesa.

Conseguir ler sobre Vader nesta fase é muito interessante e ainda não tinha acontecido nestes comics. Vader está aqui no topo do seu ódio e sofrimento após os acontecimentos anteriores. Com isto, o enredo tenta explorar a mente deste vilão num momento crítico. E este é o grande foco do livro, apesar do enredo ser bastante apelativo. Tentar compreender melhor como Vader vê os seus atos, o futuro do Império e os seus objetivos, sempre sem nunca esquecer os fantasmas que o perseguem e que lhe aumentam o sofrimento e remorsos, é este o grande foco.

Com diálogos interessantes, bons momentos de ação e algumas personagens novas com qualidade e que ajudam a explorar melhor a personagem de Vader, este foi um dos melhores comics de Star Wars que li nos últimos tempos. A época em que se situa é para mim das mais interessantes do universo dos filmes. Os diálogos estão bem criados, as ligações aos anteriores filmes também, e sentimos que estamos mesmo dentro deste universo. O enredo está bem criado, com personagens novas que dão qualidade e ajudam a expandir o universo, mas é Vader que se mostra como uma personagem fascinante e será sempre ele quem chama os fãs para esta série. Gostei do final e das decisões tomadas e também do ritmo, que nunca me pareceu demasiado apressado. Pelo meio existem alguns momentos mais forçados, mas que pouco se notam, e por isso a leitura foi compulsiva e das melhroes que tive com comics Star Wars.

Espero que esta saga continue a explorar esta época e como Vader se adaptou a esta nova realidade, uma realidade em que mentalmente está destruído apesar de não o admitir. Se são fãs de Star Wars, têm de ler este livro.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.