segunda-feira, 8 de julho de 2019

NUM3R0S QU3 C0NTAM HIST0RIAS


Autor: André Rodrigues



Sinopse: Os números estão muito mais próximos de nós do que julgamos e dominam o nosso quotidiano, mesmo que não gostemos de matemática. Mas este não é um livro de matemática, ainda que seja protagonizado por números. Confuso? Nem por isso. Este é, literalmente, um livro de cultura geral e os números são as personagens principais de histórias verídicas e cheias de informações e factos que o leitor provavelmente desconhece.
Sabia que, se o ser humano conseguisse utilizar o cérebro na capacidade máxima, armazenaria 4,7 mil milhões de livros?
E que os suínos em Espanha já são tantos que ultrapassam o número de cidadãos espanhóis?
Ou que um estagiário na Apple aufere 5300 euros, isto é, mais do que o nosso Presidente da República?
Ou ainda que a Rússia é tão grande que tem 11 fusos horários, o que faz com que de um lado do país haja habitantes que se sentam à mesa para jantar quando do outro há gente a despertar de uma noite de sono?
Se sonha com dias maiores, tem conhecimento de que, daqui a 6,7 milhões de anos, os dias do Planeta terão mais 1 segundo do que agora?
Fazia ideia de que as peças Lego vendidas num só ano dariam 5 vezes a volta à Terra?
Ou de que a fobia à sexta-feira 13 se chama «parascavedecatriafobia»?
Ou de que existem mais países filiados na FIFA do que na ONU?
E de que Portugal é o terceiro país mais pacífico do mundo?



Decidi ler este livro pois pareceu-me uma leitura leve e interessante, que podia ir lendo aos poucos e aprender mais umas coisas. E assim foi.

É verdade que os números contam histórias, que são uma linguagem. Em ciências costuma dizer-se que matemática é a linguagem do universo, a linguagem universal, mas aqui o livro foca-se nos números de outra forma, interpretando significados quando os liga ao contexto.

Este é um livro de curiosidades, de números curiosos, sobre os quais raramente pensamos, e que acabam por contar algo e explicar muita coisa. Claro que o livro não se limita a dar números, mas também a explicar algum contexto para percebermos o porquê ou as suas implicações. Totalmente focado em factos e estatística, esta é uma obra que se lê facilmente a qualquer altura de dia, mesmo que seja durante pouco tempo, e que ensina de forma simples.

A forma como o livro está estruturado e montado é a ideal, nunca perdemos a vontade de ler e uns temas vão criando curiosidade para os seguintes. 

Não há muito mais que possa falar sobre este livro sem estar a contar o que o livro revela. Aprendi factos muito interessantes com este livro. Acho a ideia divertida e simples de ser explorada e gostava de ver mais livros . É verdade que o conceito não é novo, mas nem todos os livros são lidos com facilidade e vontade, e este é. Se leram a sinopse e ficaram curiosos, então é um livro a ter.

Luís Pinto





Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.