terça-feira, 9 de julho de 2019

AS ORIGENS DE TUDO

Autor: Jurgen Kaube



Sinopse: Quando começámos a caminhar eretos?
Quando aconteceu o milagre da linguagem?
Qual é a origem da música, da religião e da lei?
Como teve início o comércio e o uso da moeda?
Porque nasceram as primeiras cidades?
Quando é que começámos a enterrar os nossos mortos?
Porque é que a maioria das sociedades valoriza a monogamia?
Neste livro, Jürgen Kaube, um dos especialistas mais reconhecidos na área da divulgação científica, dá resposta a todas estas questões, muitas das quais continuam a estar na origem de disputas culturais, políticas e religiosas. Um relato absolutamente fascinante sobre as origens de tudo o que nos torna únicos e humanos.



Gostei bastante da sinopse deste livro. A verdade é que sempre gostei deste tipo de livros, que exploram o porquê das coisas, o que aconteceu, como, porquê... 

Comecei a ler estas páginas com muita vontade mesmo tendo em conta que sabia as respostas a algumas das perguntas que estavam na sinopse, e porquê? Porque o livro prometia explorar o que é importante, ensinar-me muito e de forma direta. Foi exatamente isso que aconteceu, tornando-se num dos livros que mais gostei de ler este ano.

O autor avança pela nossa História enquanto explica os grandes acontecimentos, aqueles que mudaram claramente o nosso caminho enquanto seres e enquanto sociedade. Para tal, o autor vai explorando com calma cada ponto importante, dando ao leitor o contexto necessário para perceber os impactos do tema que está a explorar, o quanto foi importante para a nossa evolução social ou biológica, etc... a verdade é que nunca me senti perdido ou fora do contexto, e esta sensação é muito importante num livro que fala sobre temas tão diversificados, e em que é impossível dominarmos todos. 

Como é óbvio, foram muitos os temas e factos importantes que o autor deixou de fora deste livro, mas a verdade é que gostei bastante das escolhas do autor. Temas e factos interessantes, com grande impacto na nossa História e com grande capacidade de explorar as nossas origens, pois é esse o objetivo deste livro: o de perceber de onde viemos, como fizemos esse caminho, como chegámos a este ponto...e, talvez, com esse percebermos para onde vamos e o porquê das nossas escolhas.

Este é um livro muito mais científico do que pode parecer no início se olharmos apenas para o título. A sinopse mostra-nos que aqui teremos ciência, factos, estatística, e a forma como o livro trabalha esses factos é o seu trunfo. É um livro fácil de ler, que ensina bastante e que será uma leitura muito interessante para quem olhar para a sinopse e ficar curioso. Um livro bastante recomendado.

Luís Pinto



Sem comentários:

Enviar um comentário