sexta-feira, 12 de julho de 2019

PSI-Q


Autor: Ben Ambridge



Sinopse: A psicologia está em todo o lado. Nos nossos desejos e emoções, nas decisões que precisamos de tomar todos os dias - absolutamente todos os aspetos da nossa forma de pensar e sentir têm sido estudados pelos psicólogos. Apresentando esse conhecimento de forma clara e compreensível, o psicólogo inglês Ben Ambridge conduz-nos num passeio pelo mundo da psicologia, revelando quanto ela é essencial para compreendermos o comportamento humano.
Neste livro, Ben Ambridge mostra-nos o que as experiências conduzidas nas universidades mais prestigiadas do mundo revelam sobre nós mesmos, traduzindo para uma linguagem fácil, acessível e divertida os conceitos mais básicos da psicologia.
Com testes interativos, piadas e jogos, irá identificar as características marcantes da sua personalidade, avaliar a sua inteligência e descobrir que valores morais determinam o seu comportamento. Quando chegar ao fim do livro, irá dar-se conta de que passou a conhecer-se muito mais e a tentar compreender melhor as atitudes dos outros.
Descubra as respostas para algumas perguntas intrigantes:
• Porque consideramos os rostos simétricos mais atraentes?
• O que pode o seu gosto musical revelar sobre a sua personalidade?
• A cor dos seus olhos torna-o digno de confiança?
• É sensível às ilusões, e porquê?


Sendo este um tema sobre o qual gosto bastante de ler, esta sinopse cativou-me de imediato e decidi ler o livro, fazer os seus testes e ver o que poderia aprender sobre mim e sobre o cérebro. A verdade é que já tinha feito alguns testes que estão aqui nestas páginas e por isso nem todo o livro foi uma surpresa, mas também é verdade que o achei bastante completo e bem estruturado.

De um ponto de vista académico é um livro que peca por não explicar mais, por não aprofundar os "porquês", de explicar como funciona o nosso cérebro a um nível mais profundo, mas não é esse o objetivo do livro. O que temos aqui é um livro rápido, que nos leva por testes e questionários e que tenta descrever as respostas mais comuns e explicar o porque do nosso resultado nesses testes. Claro que sendo um livro, está limitado às respostas sobre as quais nos poderá dar explicações. Houve um teste, de interpretação de imagens, em que era preciso indicar a primeira coisa que visualizamos. O meu resultado era algo tão específico da minha vida que o livro simplesmente não poderia explicar o porquê do que eu vi, e isso é perfeitamente normal. Apesar destas pequenas limitações, este é um livro bastante bem estruturado, capaz de dar-nos muitas respostas, ser fácil de ler e bastante viciante, sem nunca perder como objetivo levar-nos a pensar sobre a forma como a nossa mente funciona.

Aprendi bastante com as respostas que este livro me deu. Algumas senti que não se encaixavam comigo, o que é normal, pois estamos perante um livro e não uma pessoa que esteja a analisar todo o contexto, por outro lado foi um livro que me fez pensar mais sobre mim, sobre o cérebro e que me levou a momentos em que questionei muita coisa. Não é o melhor livro sobre o género, mas é um livro fácil de ler, viciante e que agradará a todos os que queiram explorar um bocado este tema ou simplesmente saber quais são as suas respostas ou resultados a certos testes. Um livro muito interessante, por isso se olharam para a sinopse e ficaram com vontade de fazer uns testes bastante simples e que podem dar respostas satisfatórios, é um livro a ter em casa!

Luís Pinto


Sem comentários:

Enviar um comentário