Autor: Anne Rice
Título original: Prince Lestat
Sinopse: O regresso das personagens que se tornaram eternas na imaginação e no coração dos leitores "Príncipe Lestat" é um romance épico, exuberante e ambicioso que reúne todos os mundos e seres das lendárias Crónicas do Vampiro. Da atualidade ao antigo Egito, passando pela Cartago do século IV e pela Veneza renascentista, este romance apresenta criaturas fascinantes e anuncia sangue novo para saciar os leitores. Neste livro, o mundo dos vampiros está em crise; em todo o mundo, a mando de uma Voz misteriosa, estes têm sido queimados e massacrados. Cabe então a Lestat e ao seu séquito de bebedores de sangue desvendar os segredos sobre quem é e o que quer a essa Voz.
O regresso do famoso vampiro deixou-me curioso pois na sinopse fiquei com a ideia que avançaríamos por várias épocas e percebendo como Lestat se foi moldando à sociedade, às evoluções tecnológicas, religiosas, sociais, etc... Tal realmente acontece, mesmo que não da forma que esperava. O resultado é um bom livro.
Anne Rice tem aqui uma escrita bastante direta e focada em manter um ritmo o mais constante possível, sempre com alguma rapidez. Senti que algumas personagens poderiam ter mais tempo para serem aprofundadas, mas no geral as principais têm o espaço que precisam para se desenvolverem e terem um contributo ativo no enredo, e, principalmente, para ajudarem à coerência da narrativa. Em alguns momentos senti que a autora estava a forçar o enredo num caminho específico, mas nada demasiado significativo.
O seu trunfo está no conjunto de personagens e na forma como a autora consegue explorar várias épocas e civilizações. Aqui o seu trabalho de investigação não se mostra notável, mas porque o ritmo do livro não permite ao leitor saber mais e perceber o contexto em que estas personagens vivem. Todavia devo dar o mérito à autora por ter conseguido criar ligações entre várias épocas. Para tal muito ajudou uma personagem que não irei revelar e que faz uma indireta ligação entre tudo o que lemos neste livro.
No final algumas revelações interessantes e a sensação de ter lido algo completo. Não é um livro marcante, mas consegue, em alguns aspetos, ser melhor do que o famoso Entrevista com um vampiro. Gostava que a autora tivesse explorado melhor alguns conceitos mas percebo a questão do ritmo que acabaria por baixar e talvez afastar alguns leitores que procurem algo mais rápido. Se gostam do género, ou de Anne Rice, ou das crónicas vampirescas da autora, então certamente gostarão deste livro.
Luís Pinto
Não sabia que este livro existia! Vem de certeza para a minha estante!
ResponderEliminarParabéns pela excelente análise como sempre e pelos prémios que o blogue tem ganho!
ResponderEliminar